Em
A Voz de Matosinhos

2025/04/02

Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Concelho

Está de volta um dos mais antigos e icónicos festivais literários do país – o LeV – Literatura em Viagem. Na sua 19ª edição, o LeV decorrerá em Matosinhos, de 5 a 13 de abril, trazendo alguns dos maiores nomes do panorama literário. Veja esta e outras sugestões que Matosinhos apresenta para o próximo fim de semana.
 
LEV – LITERATURA EM VIAGEM – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA, GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS, TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
De 5 a 13 de abril, Matosinhos será palco da 19ª edição do LeV – Literatura em Viagem, o festival literário que, este ano, promete uma programação alargada e mais diversificada do que nunca.
O evento reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Filipe Melo, Jenny Kleeman, José Luís Peixoto, Rita Redshoes, Adolfo Luxúria Canibal, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira, Martim Sousa Tavares, Mário Cláudio, Anna Pacheco, entre outros.
Com um formato de conversas abertas e gratuitas, o LeV convida todos a embarcar numa verdadeira viagem literária, explorando temas atuais, histórias envolventes e a singularidade de cada autor. A cidade de Matosinhos será o ponto de encontro para escritores e leitores, sendo o epicentro do evento a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal.
Esta edição será a maior de sempre do festival, decorrendo ao longo de nove dias, abrangendo dois fins-de-semana. A programação inclui um vasto conjunto de atividades, com destaque para as conversas descontraídas entre os autores e o público.
Relativamente à presença de autores internacionais, destaque para Anna Pacheco, de Barcelona, que abordará temas como feminismo e cultura popular. A programação conta também com a participação da jornalista inglesa Jenny Kleeman, autora do livro “Robôs Sexuais e Carne Vegana”, que irá partilhar suas visões sobre o futuro da tecnologia e da sociedade.
Além das conversas literárias, o festival também contempla lançamentos de livros, como “Saber Perder”, de Margarida Ferra, a 7 de abril, “Conversas com Escritores”, de Isabel Lucas, a 8 de abril, “A Arte de Ser Boa Pessoa”, de Vítor Pinto Bastos, no dia 10 de abril, e “Marília ou a Justiça das Crianças”, um livro de Álvaro Laborinho Lúcio e Odete Severino Soares, a 11 de abril.
Para os amantes de música, a banda portuguesa Mundo Cão subirá ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery no dia 12 de abril, a partir das 22h00. No dia 13 de abril, a partir das 18h00, haverá a oficina de performance poética “Boca em Flor” orientada pela cantora Ana Celeste Ferreira.
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca será ainda palco de duas exposições: uma mostra documental sobre os “200 anos de Camilo Castelo Branco”, patente até dia 17 de maio, e “Matosinhos - Lugar e Memória”, uma exposição de fotografia sobre o passado e o presente da cidade, que pode ser visitada de 5 a 13 de abril.
O festival também se dedica ao público escolar, com sessões especiais do "Levzinho", uma programação dedicada aos mais jovens, que garante a transmissão da paixão pela literatura às novas gerações.
As sessões têm entrada livre. Para mais informações sobre o festival e a programação completa, consulte o link https://www.facebook.com/literaturaemviagem 
Quando: 5 a 13 de abril de 2025
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Galeria Municipal de Matosinhos, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


________________________________________
 
CHORO NO NERY – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
O Clube do Choro Porto foi idealizado com intuito de dar a conhecer uma prática musical tipicamente brasileira, a “roda de choro”. Em 2018, o músico e chorão Chico Bastos, recém-chegado do Brasil, juntou-se aos músicos Saulo Giovannini, Felipe Bastos e Henrique Neto para tocar choro. Desse encontro surgiu a ideia de uma roda de choro, onde, para além de tocar choro, os músicos poderiam apresentar o género musical para as pessoas interessadas. Nascia então o Clube do Choro – Porto e logo outros chorões se juntaram a roda, promovendo a pretendida interação cultural Brasil/Portugal, através da música.
Ficha artística
Chico Bastos - Flauta/Cavaquinho, Caio Fernandes - viola, Felipe Bastos - percussão.
Os músicos apresentam um repertório de arranjos originais, interpretando os principais compositores de choro, como Waldir Azevedo, Pixinguinha, Joaquim Calado, Aníbal Augusto Sardinha, entre outros.
Parceria projeto: Clube de Choro Porto
M/6
Duração: 60 minutos
Bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/154683-choro_no_nery_roda_de_choro-t_m_constantino_nery/ 
ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h)
Quando: 2 de abril, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

________________________________________
 
CONCERTO MÃO VERDE, CRIAÇÃO DE CAPICUA E PEDRO GERALDES – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
Depois de alguns anos em dupla (com Capicua e Pedro Geraldes), a Mão Verde tornou-se um quarteto. Francisca Cortesão e António Serginho acrescentam instrumentos e voz e, agora em banda, as canções antigas desdobraram-se em novas possibilidades e a criação de um novo disco, vez duplicar o repertório. Agora, em palco, são quatro gomos da mesma laranja, com guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e vozes, num espetáculo que se quer ainda mais dançável e participado. Com um novo disco para apresentar, uma nova cenografia e um novo fôlego, a Mão Verde convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza.
Sinopse
Tudo começou num concerto a dois, que passou a disco (e a livro) em 2016, para depois regressar ao palco. A Ana e o Pedro levaram o Mão Verde a todo o país, em concertos muito divertidos, para verdes e maduros. Correu tudo tão bem que, com o tempo, a dupla transformou-se em banda, e juntaram-se a eles a Francisca e o António Serginho.
A quatro, decidiram fazer um novo disco, para dar seguimento ao primeiro. Com mais instrumentos e mais ideias para juntar e misturar, nasceu este segundo disco-livro.
O disco tem canções compostas pelo António Serginho, pela Francisca e pelo Pedro e letras escritas pela Ana. Quase todas as canções foram criadas numa casa de campo, no verão, e, depois, gravadas na cidade, numa semana de outono. A Ana cantarolou quase todas as letras. A Francisca cantou duas delas e fez muitos coros bonitos, além de ter tocado guitarra, baixo e ukulele. O António Serginho também tocou ukulele, assim como bateria, todo o tipo de percussões, teclados e até um pifarinho que faz o som dos pássaros. O Pedro tocou guitarra, baixo e um teclado pequenino que faz sons de robô.
Na última música pode ouvir-se um coro de grilos campestres muito talentosos. O livro tem as letras da Ana escritas no papel. São rimas e lengalengas sobre plantas, animais, pessoas, insetos, flores, frutos, coisas sérias e coisas boas. Além de pequenos poemas e muitas notas informativas, que ajudam a perceber melhor os temas abordados e que foram escritos com a ajuda do Luís (um agricultor muito simpático que sabe tudo sobre a natureza). Outro contributo importante foi o do Bruno, que fez muitos desenhos bonitos para ilustrar os textos e deixar tudo cheio de cor.
Ficha Artística
Voz Capicua
Baixo Pedro Geraldes
Guitarra e Voz Francisca Cortesão
Percussões e Teclado António Serginho
som de frente Jorge Jacinto
som de palco Carlos Casaleiro
Luz Virgínia Esteves
Roadie Emanuel Rocha
Road Manager Mário Castro
Agenciamento Radar dos Sons
M/6
Duração: 60 minutos
Bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/154534-mao_verde-t_m_constantino_nery/  ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h)
Quando: 6 de abril, 16h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

________________________________________
 
FEIRA DA PROTEÇÃO CIVIL
De 3 a 6 de abril, no Jardim Basílio Teles, decorrerá a Feira da Proteção Civil, onde serão dinamizadas ações de sensibilização, capacitação e lúdicas sobre a resiliência da comunidade aos riscos.
A iniciativa tem como objetivos tornar a comunidade resiliente aos riscos e promover a Proteção Civil, os seus agentes, organismos e entidades de apoio.
A entrada é livre.
Quando: 3 a 6 de abril, 10h00-17h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

________________________________________
 
AGRICULTURA BIOLÓGICA - OFICINA "PLANTAR SAÚDE" – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS
No próximo domingo, realizar-se-á, no Parque Ecológico de S. Brás, a oficina "Plantar Saúde", que elucidará sobre a identificação e cultivo de plantas medicinais.
Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 
Quando: 6 de abril, 10h00-13h00
Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás
 
________________________________________
 
ALIMENTOS DO FUTURO – OFICINA EXPERIMENTAL DEGUSTAÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS - ANTIGA FÁBRICA DE CONVERSAS VASCO DA GAMA
A Oficina Experimental “Degustação de novos alimentos”, terá lugar, no próximo domingo, com o objetivo de sensibilizar para a redução da produção de resíduos alimentares.
Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 
Quando: 6 de abril, 10h30-11h30
Onde: Antigas Fábrica de Conservas Vasco da Gama
 
________________________________________
 
PLOGGING CHALLENGE PORTUGAL
Há margem para mudar, só depende de si.
Dia 4 de abril – Praia de Leça – Concentração junto ao Bar do Óscar – 10h00/12h00
Dia 5 de abril – 1.ª Fase do Corredor do Leça – Parque das Varas (por trás do Mosteiro de Leça do Balio) – 10h00/12h00
Dia 5 de abril – Zona envolvente à Feira da Senhora da Hora – Concentração no Parque do Carriçal – 14h30/17h30
Inscrições: https://forms.gle/tW6AN1kjphy49NEd8 
Quando: 30 de março a 5 de abril de 2025
Onde: concelho de Matosinhos
 
________________________________________
 
III FESTIVAL DE NATAÇÃO JÚNIOR - PISCINAS MUNICIPAIS DE CUSTÓIAS, PERAFITA E MATOSINHOS
Dia 5 de abril, decorrerá o III Festival de Natação Júnior - Piscinas Municipais de Custóias (14h30), Perafita e Matosinhos (15h00).
Mais informações no balcão das respetivas piscinas.
Quando: 5 de abril
Onde: Piscina Municipal de Custóias – 14h30; Piscinas Municipais de Perafita e Matosinhos – 15h00
 
________________________________________
 
CIRCUITO COLUMBÓFILO DE MATOSINHOS - EDIÇÃO 2025
De 4 de abril a 14 de junho, decorrerá o Circuito Columbófilo de Matosinhos - edição 2025, com largadas entre Portugal e Espanha.
Organização da Sociedade Columbófila de Infesta, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 4 de abril a 14 de junho de 2025
Onde: Sociedade Columbófila de Infesta
 
________________________________________
 
CONCURSO DE SALTOS NACIONAL CSN-B – CENTRO HÍPICO DO PORTO E MATOSINHOS
O Concurso de Saltos Nacional CSN-B decorrerá de 4 a 6 de abril, no Centro Hípico do Porto e Matosinhos.
Organização do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.
Quando: 4 a 6 de abril de 2025
Onde: Centro Hípico do Porto e Matosinhos
 
________________________________________
 
RALLY GUIFÕES
O Rally Guifões realizar-se-á no próximo dia 6 de abril.
Categorias de Competição: Tradicional, M/F12, M/F20 Trike, Gravity Car
Horário do secretariado: 10h00 – 11h30
Quando: 6 de abril, 14h00
Onde: Guifões, Matosinhos

________________________________________
 
FIT DANCE SHOW – S. MAMEDE DE INFESTA
Dia 5 de abril, o Jogo de Negro irá promover o Fit Dance Show by Janinha.
Uma organização do Jogo de Negro com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 5 de abril, 20h30
Onde: Rua Padre Costa, 118, S. Mamede de Infesta

________________________________________
 
KM JOVEM REGIONAL / DIA DA VARA – COMPLEXO DESPORTIVO DE LEÇA DA PALMEIRA
Decorrerá, dia 6 de abril, no Complexo Desportivo de Leça da Palmeira, o Km Jovem Regional / Dia da Vara.
Inscrições: https://aaporto.net/ 
Uma organização do Associação de Atletismo do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.
Quando: 6 de abril, 15h00
Onde: Complexo Desportivo de Leça da Palmeira

________________________________________
 
LIGA IN GOLD HOTEL & SPA - ETAPA 2- MARINA E BACIA DE LEIXÕES
Nos dias 05 e 06 de abril Matosinhos, a Cidade Europeia do Desporto 2025, acolherá a 2ª etapa da Liga In Gold Hotel & Spa - Vela.
Classes: Cruzeiro e Vela Ligeira
Organização do Clube de Vela Atlântico, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: 5 e 6 de abril de 2025
Onde: Marina e Bacia de Leixões
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “MATOSINHOS – ARQUITETURA E URBANISMO EM TRÊS MODERNIDADES” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“Matosinhos – Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é a exposição temporária que está patente no MuMMa- Museu da Memória de Matosinhos até 27 de abril. Uma mostra que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
“Matosinhos- Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é o resultado de um trabalho de investigação de natureza científica inédito sobre a evolução da arquitetura contemporânea e o seu impacto no desenvolvimento urbano, cultural, turístico e económico-social no concelho de Matosinhos.
Levado a cabo pelos docentes e investigadores da FAUP e do CEAU- Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Álvaro Domingues, Ana Catarina Costa, Carlos Machado, Clara Vale, Rui Póvoas, Teresa Cunha Ferreira e Virgílio Borges Pereira, o estudo incide sobre um período cronológico que vai desde o início da construção do Porto de Leixões, em 1884, até ao encerramento da refinaria da Petrogal em 2021.
Dos vários nomes da arquitetura portuguesa, que tiveram um papel decisivo no esboço e no planeamento de Matosinhos do último século e meio, destacam-se os de Licínio Guimarães, Arménio Losa, David Moreira da Silva, Maria José Marques da Silva, Fernando Távora, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira ou Souto de Moura, referidos nesta exposição a não perder.
A mostra estará patente ao público até 27 de abril, no seguinte horário: de 3ª a 6ª, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Para mais informações, aceda a www.museumemoriamatosinhos.pt  ou ligue para 229390967.
Quando: até 27 de abril de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A mostra está em exibição até 4 de maio, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas.
Mais informações: https://casa-design.pt/pt 
Quando: até 4 de maio | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “DA MEMÓRIA... DAS FLORES!” DE LUÍS MELO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“A Sala Viagem da Memória do Museu da Memória de Matosinhos é palco da exposição temporânea de aguarelas de Luís Melo intitulada “Da Memória… Das Flores!”. Cerca de trinta obras em aguarela tendo como tema a memória das flores e plantas com diversas dimensões construirão a exposição. A exposição estará aberta ao público até dia 4 de maio.
No texto que acompanha a exposição Luís Melo escreve “(…) Não pretendo fidelidade às flores que conhecemos. Mais que isso é um exercício livre que tenta quebrar amarras. Estas flores são minhas e existem pelo mero existir. Não têm perfume. Deixo isso para vocês que as veem.”
Luís Melo é licenciado em Pintura e Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Está representado em diversas coleções privadas e públicas, entre outras, Museu Amadeo de Sousa-Cardoso; Museu da Bienal de Cerveira, Câmara Municipal de Aveiro; Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Câmara Municipal de Chaves; Câmara Municipal de Bragança; Hospital de S. João, Porto; Câmara Municipal de Cangas de Morrazzo; Centro de Arte Contemporânea Graça Morais; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios, incluindo o Primeiro Prémio do XVIII Edición de Arte no Morrazo, Cangas de Morrazo, Espanha ou Prémio de Aquisição do Prémio de Pintura do III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Cultural de Bragança, Bragança.
Expõe regularmente em exposições individuais, das quais se destaca em 2008 “Nunca- O resto de mim” NA Galeria São Mamede, em Lisboa; em 2009, “Read my Lips”, na Galeria Sala Maior, Porto; em 2010 “Read my lips - O resto da história” e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança; “Seek and Hide”, na Galeria Solar Stº Antonio, Porto e ainda em 2023- “Encontros-Begegnungen”, Stuttgart (Plochingen) Alemanha.
Junte-se a nós nesta exposição imperdível para os amantes da arte e da beleza efémera das flores!”
Entrada: 1€ (gratuita ao domingo)
Quando: 22 de março a 4 de maio de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS 200 ANOS DE CAMILO CASTELO BRANCO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Em 2025, celebra-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa. No âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca apresenta a exposição documental “200 anos de Camilo Castelo Branco”.
A exposição reúne uma seleção de documentos do vasto espólio Camiliano da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, constituída por mais de 1600 documentos, que inclui primeiras edições, tiposcritos, publicações periódicas e recortes de imprensa, fotografias, jornais e revistas, documentos biográficos, correspondência, entre outros.
A presente mostra pretende proporcionar ao público uma experiência educativa e enriquecedora, dando a conhecer diversas facetas da vida e obra de Camilo, perpetuando assim, o legado do autor que, através das suas palavras, traçou um mapa simbólico do Norte de Portugal e cuja “obra traz até nós o palpitar humano das províncias nortenhas no seu tempo, como uma vida que nenhum ficcionista voltou a captar”.
Camilo Castelo Branco, o representante máximo da segunda geração romântica portuguesa, nasceu em Lisboa em 1825. Foi um escritor prolifico - aliás, o primeiro escritor português a viver exclusivamente de seus textos - com mais de duas centenas de obras entre poesia, teatro, contos, romances e novelas históricas. Dedicou-se também à critica e história literária, tradução, biografias, ao jornalismo e deixou uma epistolografia vastíssima (mais de duas mil cartas). O seu romance mais conhecido e traduzido é “Amor de Perdição”, já adaptado ao cinema por vários realizadores.
A exposição estará patente ao público até 17 de maio no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Entrada livre.
Quando: 15 de março a 17 de maio de 2025
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “PARA TI: PONTOS E FANTASIAS"- PRUDÊNCIA COIMBRA – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO, ESPAÇO IRENE VILAR
Até 18 de maio, no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, está patente a Exposição “Para ti: Pontos e Fantasias"- Prudência Coimbra.
A mostra, com curadoria de Cláudia Melo, revela uma seleção de trabalhos da série "Para ti", iniciada em janeiro de 2024, e que continua em processo de desenvolvimento. A exposição dá a conhecer uma obra suspensa, composta por dez peças, além de diversas obras inéditas.
O título da exposição faz referência a uma expressão de dedicação e reivindicação, assim como à revista "Para Ti", publicação de lavores lançada em 1952 e que ainda se mantém em circulação. Através da sobreposição de materiais e técnicas, Prudência Coimbra desconstrói estereótipos ligados ao trabalho manual feminino, apropriando-se de objetos herdados, como revistas e materiais de bordado. A artista utiliza este processo para resgatar e reinterpretar narrativas que evidenciam a luta persistente das mulheres ao longo da história.
Cláudia Melo, curadora da exposição, explica que “as peças que compõem esta exposição designam-se através de nomes femininos, reescrevem a história tradicional das mulheres, normalmente associada ao labor doméstico e revelam uma crítica aos estereótipos e às normas patriarcais”.
Em 2024, a série "Para Ti" deu nome à exposição individual de Prudência Coimbra na Sede Amarela, no Porto, e também integrou a mostra coletiva “Ainda, um Elefante na Sala”, no Centro de Artes de Águeda, onde a artista apresentou a instalação “Grilhões, Cadeias e Outros Pontos de Fantasia”, que será agora exibida em Matosinhos.
Quando: 15 de março a 18 de maio de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago, Espaço Irene Vilar

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Até 10 de junho deste ano estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral.
Visitas de grupos por marcação para cmia@cm-matosinhos.pt  ou 229392409.
Quando: até 10 de junho | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental
 
________________________________________
 
"O LUGAR ONDE DEUS NASCE" - PAULO NEVES E VALTER HUGO MÃE – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
De 29 de março a 6 de julho de 2025, está patente no Museu da Quinta de Santiago, a exposição "O lugar onde Deus nasce", de Paulo Neves e Valter Hugo Mãe.
Uma mostra de escultura e desenho, cujas obras estão expostas no interior e exterior do respetivo museu.
Um encontro único entre a escultura de Paulo Neves e o desenho de Valter Hugo Mãe.
Quando: De 29 de março a 6 de julho de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago

________________________________________
 
VERDE PERTO – ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA
De 24 de março a 31 de julho, Matosinhos recebe um evento nacional dedicado à neutralidade carbónica. "Verde Perto" está patente na antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, apresentando um formato expositivo e um programa diversificado.
A iniciativa estrutura-se em cinco eixos – mitigar, adaptar, participar, gerir e inovar – e inclui debates, mesas redondas, palestras, seminários e workshops com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade.
As atividades organizadas abrangem agendas mensais, palestras, seminários e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A exposição conta com a curadoria de Joana Maia Dias e pretende apresentar soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
Mais informações: www.cm-matosinhos.pt 
Quando: 24 de março a 31 de julho de 2025, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, Av. Menéres, Matosinhos

________________________________________
 
MOINHO CINE FEST – CUSTÓIAS, LEÇA DO BALIO E GUIFÕES
A 7.ª edição do Moinho Cine Fest tem o selo EFFE 2024-2025. O Selo EFFE é uma distinção promovida pela European Festivals Association (EFA), com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, visa reconhecer a qualidade dos festivais europeus.
A programação do Moinho Cine Fest conta com 50 filmes de 20 países após 425 inscrições de 54 países. São 48 filmes em competição e 2 em não competição. Uma seleção de filmes que refletem a riqueza e a variedade de histórias, culturas e perspetivas que compõem o nosso mundo. Cada filme foi selecionado com carinho e atenção, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.
O júri é constituído pelos realizadores José Paulo Santos e Tiago Durão e pela atriz Lídia Muñoz. No total serão atribuídos 10 prémios monetários para além do pagamento de taxas de exibição a todos os filmes em competição.
As próximas sessões são:
- 5 de abril – sábado – 21h00 – Centro Cultural de Leça do Balio;
- 12 de abril – sábado – 21h00 – Junta de Freguesia de Guifões – Inclui a sessão de encerramento e o anúncio dos filmes premiados.
O Moinho Cine Fest é organizado pela ANARTEM – Associação Cultural sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues e promovido pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. A Câmara Municipal de Matosinhos é parceira institucional.
Quando: 28 de março a 12 de abril, 21h00
Onde: Custóias, Leça do Balio, Guifões

________________________________________
 
V FESTIVAL DE TEATRO – UNIÃO DE FREGUESIAS DE CUSTÓIAS, LEÇA DO BALIO E GUIFÕES
De 22 de março a 1 de maio, está de regresso o Festival de Teatro da União de Freguesias, serão mais de 30 sessões de Teatro, entre exibições públicas e atuações nas escolas e infantários, assim como nos Centro de dia das nossas IPSS.
A entrada é livre.
Mais informação e programação nas redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Quando: 22 de março a 1 de maio de 2025
Onde: Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
________________________________________
 
𝗩𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗹𝗶𝗺𝗽𝗮𝗿 𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮, 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀! – PRAIA DE LEÇA DA PALMEIRA
“No dia 6 de abril, convidamos toda a comunidade a juntar-se a nós numa ação de limpeza da Praia de Leça da Palmeira, reforçando a importância da preservação dos nossos espaços naturais.
A iniciativa, marcada para as 10h00, com ponto de encontro no Bar do Óscar, é promovida pelo GRD Leça – Andebol de Praia, Rancho Típico da Amorosa, Leça Futebol Clube, Rede Ambiente e BP, contando com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e de vários parceiros locais, como o Grupo Etnográfico “Os Pescadores do Castelo”, Escuteiros Marítimos de Leça e Academia de Leça. A iniciativa conta ainda com o apoio da Love Tiles e Farmácia Porto.
Esta é uma oportunidade única para contribuirmos ativamente para a preservação da nossa costa e fortalecer o espírito de comunidade. A participação é 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗮 𝗲 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀!”
Quando: 6 de abril, 10h00
Onde: Praia de Leça da Palmeira
 
________________________________________
 
MERCADINHO DA PÁSCOA - LARGO DR. FERNANDO AROSO EM LAVRA
O Mercadinho da Páscoa decorrerá nos dias 5 e 6 de abril, no Largo Dr. Fernando Aroso, em Lavra.
Uma organização da Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.
Quando: 5 e 6 de abril 2025
Onde: Largo Dr. Fernando Aroso, em Lavra
 
________________________________________
 
Queima do Judas – Praça da Cidadania, São Mamede de Infesta
A Escola De Segunda Oportunidade de Matosinhos apresenta:
𝐐𝐔𝐄𝐈𝐌𝐀 𝐃𝐎 𝐉𝐔𝐃𝐀𝐒 "Bate o pé, amigo!"
Uma noite de tradição e cultura à luz da fogueira!
Junta-te a nós para reviver esta tradição popular com teatro, música e muita animação! Não percas este espetáculo único que marca o fim da Quaresma com humor e crítica social.
Vem celebrar connosco!
Quando: 4 de abril, 21h00
Onde: Praça da Cidadania, São Mamede de Infesta


Fonte/Foto: CM Mstosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Padrão da Légua e Santa Cruz do Bispo acolhem programa Walking Sports
3/04/2025
Leixões Sport Clube | Modalidades | Agenda Semanal
3/04/2025
Leixonense em destaque na Gala da Associação de Atletismo do Porto
2/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Germano Pinho despede-se da presidência do Padroense
1/04/2025
Tradicional procissão do Senhor dos Passos encheu as ruas de Leça do Balio
1/04/2025
Festival literário está de regresso e abrange dois fins de semana
31/03/2025