Exposições, feiras, vistas d’época, showcookings, apresentações de livros, atividades desportivas e para famílias, são algumas das sugestões que lhe apresentamos para o próximo fim de semana.
PROGRAMAÇÃO:
VISITA D’ÉPOCA, COM ANTÓNIO NOBRE – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, no Museu da Memória de Matosinhos, convidámo-lo para uma visita com a personagem literária de António Nobre, nome incontornável da literatura portuguesa. Tendo passado parte da infância e juventude em Leça da Palmeira, revelará a sua paixão por esta terra, os seus locais prediletos, as suas musas inspiradoras e recitará alguns dos seus poemas, numa experiência singular com os participantes nesta iniciativa.
3€/pessoa [visita não indicada a menores de 8 anos]
Quando: 21 de fevereiro, 21h30
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
________________________________________
INAUGURAÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS SALA DE ESTUDO E COWORKING - CASA DA JUVENTUDE DE MATOSINHOS
É já amanhã, quinta – feira, pelas 15h30, que a Câmara Municipal de Matosinhos vai inaugurar dois novos espaços na Casa da Juventude de Matosinhos: a Sala Estudo e Coworking.
O espaço, que irá funcionar com um horário alargado tem ao dispor salas equipadas para o trabalho e estudo individual ou em grupo, um novo espaço de coworking para jovens empreendedores, bem como o acesso a computadores portáteis e à rede wireless.
Estes novos espaços surgem como uma resposta ao crescimento do trabalho remoto e à procura de ambientes de estudo e trabalho flexíveis, facilitadores da colaboração entre jovens e do desenvolvimento de redes de networking.
Assim convidámos toda a comunidade para a inauguração deste espaço.
Quando: 20 de fevereiro, 15h30
Onde: Casa da Juventude de Matosinhos
________________________________________
5.ª EDIÇÃO – DEGUSTAR MATOSINHOS - EDIÇÃO MARISCO RESTAURANTES ADERENTES DE MATOSINHOS
Está a decorrer a quinta edição do Menu “Degustar Matosinhos - Edição Marisco”, uma iniciativa gastronómica lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos com a adesão de mais de trinta restaurantes que disponibilizam uma travessa composta por uma variedade de marisco, para duas pessoas, com o preço fixo de 70 euros.
A iniciativa realiza-se todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, ao almoço e jantar.
Mais informações e restaurantes aderentes em:
Quando: até 27 de fevereiro (Todas as quintas-feiras do mês ao almoço e ao jantar)
Onde: Estabelecimentos de restauração aderentes
________________________________________
APRENDA A COMER COM OS MELHORES – MERCADO MUNICIPAL DE ANGEIRAS
É já no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 10h30, que o Mercado Municipal de Angeiras, vai receber mais uma sessão da ação “Aprender a comer com os melhores”, no âmbito da Academia da Capacitação do PAOITI- Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Território de Intervenção.
Este será mais um de um total de 12 showcookings que chegará aos conjuntos habitacionais e mercados de Matosinhos até ao final deste mês, com o objetivo de levar um pouco da gastronomia típica do concelho a estes locais e promovendo a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e melhores práticas gastronómicas.
As ações têm sempre a orientação do chef residente, Hélio Loureiro, e de um chefe convidado, que nesta sessão será a chef Noélia Jerónimo, e incluem a degustação dos pratos que serão confecionados.
A participação é gratuita e não necessita de inscrição.
Quando: 22 de fevereiro, 10h30-13h00
Onde: Mercado Municipal de Angeiras
________________________________________
FEIRA DOS GOLFINHOS – PARQUE BASÍLIO TELES
O Parque Basílio Teles vai receber já no próximo domingo mais uma Feira dos Golfinhos. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Parque Basílio Teles.
Quando: 23 de fevereiro, das 10h00 às 17h00
Onde: Parque Basílio Teles
________________________________________
FINISSAGE DA EXPOSIÇÃO THIS WAS TOMORROW, FOTOGRAFIA E ENSAIO DE ENRICO – POLICARDO - LANÇAMENTO DO LIVRO E CONVERSA COM O ARTISTA - MUSEU QUINTA DE SANTIAGO
O Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago, convida o público para a finissage da exposição “This Was Tomorrow”, no próximo domingo, 23 de fevereiro, pelas 16h. O evento marca o encerramento da mostra com o lançamento do livro pelo artista, Enrico Policardo, que promove uma conversa aberta com o público sobre os temas explorados neste trabalho.
Inaugurada no dia 18 de janeiro, “This Was Tomorrow” promove uma reflexão visual sobre a promessa falhada da habitação social brutalista, explorando a dualidade entre o ideal arquitetónico e a sua realidade decadente 50 anos depois do seu plano inicial. A partir de um olhar crítico inspirado nas análises de Judith Martin sobre o brutalismo, Policardo trabalha com a justaposição de imagens que testemunham a decadência do betão e de fotografias abstratas sobre o mesmo material.
“Este trabalho é uma crítica àquilo que nos rodeia. É um manifesto que evidencia como o tempo e a decadência transformaram estas estruturas em símbolos de deslocamento e desajuste”, explica o artista.
Quando: 23 de fevereiro, 16h00
Onde: Espaço Irene Vilar - Museu Quinta de Santiago
________________________________________
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “COM POZINHOS DE PERLIMPIMPIM... A MAGIA ACONTECEU POR FIM” DA AUTORIA DE MANUELA GUIMARÃES – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Uma história assente num diálogo ternurento entre um avô e o seu netinho, que partilham memórias, desejos, medos e segredos. Onde a magia do amor, da cumplicidade e da amizade se misturam com arco-íris de mil cores, trevos da sorte, fadas dos dentes e estrelas cadentes. Uma história encantadora sobre memórias, desejos e a magia da vida.
Quando: 22 de fevereiro, 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
PLANO MUNICIPAL DE LEITURA - COMUNIDADE DE LEITORES COM NUNO CAMARNEIRO “É DO GÉNERO… CICLO DE LEITURAS E CONVERSAS” – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
"É do Género..." tem como objetivo desafiar os nossos preconceitos enquanto leitores, convidando-nos a explorar e a reavaliar formas literárias que são frequentemente consideradas "menores" ou de valor literário inferior em comparação com as formas canónicas, como o romance, a poesia ou o grande teatro.
O tema desta sessão é: O Conto – "Gente Melancolicamente Louca" de Teresa Veiga.
Quando: 22 de fevereiro, 17h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
1º DESAFIO AQUA CROSS TRAINING - PISCINA MUNICIPAL DE S. MAMEDE INFESTA
A Piscina Municipal de S. Mamede de Infesta recebe na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, o 1º desafio Aqua Cross Training.
Uma iniciativa inserida na programação do Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Mais informações na receção da piscina.
Quando: 21 de fevereiro, 19h30
Onde: Piscina Municipal de S. Mamede de Infesta
________________________________________
MEGA AULA DE CARNAVAL "TIRA O PÉ DO CHÃO" – SENHORA DA HORA
A Associação Jogo de Negro organiza já no próximo sábado uma mega-aula de carnaval com a energia única do FitDance que promete criar momentos únicos.
Uma iniciativa inserida na programação do Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 22 de fevereiro, 16h00
Onde: Rua Sérgio Manuel da Silva Leite, Senhora da Hora
________________________________________
FESTA PARÁBOLA FANTÁSTICA – PAVILHÃO MUNICIPAL DE CUSTÓIAS
É já no próximo domingo que a associação Parábola Fantástica organiza uma festa de ginástica rítmica inserida no programa do Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.
Apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 23 de fevereiro, 17h30
Onde: Pavilhão Municipal de Custóias
________________________________________
15ª BENÇÃO DAS BICICLETAS - IGREJA MATRIZ DE LEÇA DA PALMEIRA
A Associação Desportiva os Titãs de Cicloturismo de Leça da Palmeira promove no próximo domingo, 23 de fevereiro, a 15ª Benção das Bicicletas, na Igreja Matriz de Leça da Palmeira.
Após a cerimónia, presidida pelo Revº Padre Francisco Andrade, seguir-se-á um passeio de bicicleta por algumas ruas do concelho, com saída pelas 10h15 do adro da Igreja de Leça da Palmeira e chegada ao mesmo local por volta das 12h00.
Quando: 23 de fevereiro, 9h45
Onde: Igreja Matriz de Leça da Palmeira
________________________________________
EXPOSIÇÃO THIS WAS TOMORROW // FOTOGRAFIA E ENSAIO DE ENRICO POLICARDO – ESPAÇO IRENE VILAR, MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Até 23 de fevereiro, estará patente, no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, a exposição THIS WAS TOMORROW // Fotografia e Ensaio de Enrico Policardo.
Imagens de um imaginário falhado, o da habitação social do brutalismo, onde a qualidade de vida e o habitat humano são explorados na perspetiva da decadência natural e do problema da sustentabilidade 50 anos depois.
Entrada gratuita [acesso na receção do Museu].
Quando: até 23 de fevereiro de 2025 | Horário: Terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; Sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Espaço Irene Vilar, Museu da Quinta de Santiago
________________________________________
EXPOSIÇÃO “DO METAL AO DIGITAL, DA MATÉRIA AO PIXEL” – GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A exposição “Do Metal ao Digital, da Matéria ao Pixel" poderá ser vista na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, organizada no âmbito da Bienal de Gravura do Douro, e apresentada pela primeira vez no Museu do Douro.
Esta exposição apresenta a obra de 11 artistas homenageados em edições anteriores da Bienal Douro, aos quais se juntaram cerca de duas dezenas de artistas de grande projeção nacional e internacional.
Aos artistas Octave Landuyt (Bélgica), Antoni Tàpies (Espanha), Vieira da Silva, Nadir Afonso, Gil Teixeira Lopes, Paula Rego, Bartolomeu dos Santos, Júlio Pomar, José de Guimarães, Silvestre Pestana (Portugal), todos eles homenageados em edições anteriores da Bienal do Douro, juntaram-se outros nomes de referência, como José Rodrigues, Fernando Lanhas, Graça Morais, Júlio Resende, Lima de Freitas, Henrique Silva, Ângelo de Sousa, Cruzeiro Seixas, Sá Nogueira, Irene Ribeiro, Herten (Bélgica), Noguchi Akèmie, Yuji Hiratsuka e Masataka Kuroyanagi, Tomiyuki Sakuta (Japão), Weisbuch (França), entre outros.
A Gravura, ao aliar-se hoje aos Novos Media Digitais, resulta em novas experiências visuais com potencialidades renovadas. A sua matriz, que no passado era de metal, pedra ou madeira, adquire, agora, característicos imateriais de formato digital.
Esta exposição, com curadoria de Nuno Canelas, constitui um valioso testemunho dessa relação que a gravura vem estabelecendo com os novos media, representando a gravura tradicional, bem como as renovadas tendências da gravura digital.
Quando: até 25 de fevereiro| Horário: segunda-feira a sexta-feira: 09h30 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
EXPOSIÇÃO “URBEVOLUÇÕES” – TELAS DE MATOSINHOS SÉC. XIX – XX – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
A memória histórica de Matosinhos e de Leça da Palmeira relativa ao período compreendido entre o final do século XIX e a segunda metade do XX está refletida num conjunto de obras que compõem a exposição “Urbevoluções”, que regressou recentemente ao Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Composta exclusivamente pela coleção municipal, “Urbevoluções” apresenta telas que retratam paisagens e figuras, testemunhas das profundas transformações urbanas ocorridas nas zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, impulsionadas sobretudo pela construção do Porto de Leixões. Importantes núcleos habitacionais desapareceram das margens do troço final do rio Leça e o imenso areal que era a atual Matosinhos-Sul deu lugar a estradas, ruas e fábricas.
Mais de duas dezenas de obras demonstram as mudanças paisagísticas, demográficas, económicas e sociais do território, através do olhar de artistas como Agostinho Salgado (1905-1967), António Carneiro (1872-1930), Aurélia de Sousa (1866-1922), Joaquim Lopes (1886-1956) e Augusto Gomes (1910-1976).
A exposição “Urbevoluções” estará patente no Museu Quinta de Santiago até 16 de março.
Entrada: 1€ - gratuita ao domingo.
Quando: até 16 de março | Horário: De terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
________________________________________
EXPOSIÇÃO "JOÃO CÂMARA LEME" – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
“João da Câmara Leme: a década prodigiosa” é o título da exposição composta por dezenas de ilustrações feitas para capas de livros e de discos, com curadoria e design expositivo de Jorge Silva. Para quem João da Câmara Leme era “o melhor capista de livros” da década de 1960.João da Câmara Leme (Beira, Moçambique, 1930 - Lisboa, 1983) será sempre um caso à parte na riquíssima história da ilustração portuguesa. A inesgotável inventiva e a extrema delicadeza, conceptual e gráfica, marcam toda a obra do artista. Num tempo em que abundam talentosos ilustradores-designers, Câmara Leme destaca-se ainda pela multiplicidade de registos, a sofisticação de recursos gráficos e uma manualidade pictórica de grande sensibilidade. O seu traço será uma poderosa marca autoral, transversal a todas as declinações gráficas da sua obra.
A produção artística de João da Câmara Leme reparte-se por dois eixos essenciais: a indústria do Turismo e a edição de livros. Para a primeira, que pratica muito cedo, a partir dos finais dos anos 50, produzirá catálogos, brochuras e cartazes que, apesar do enquadramento na propaganda do Estado Novo, fará com uma extrema elegância formal, mesmo no registo, mais tardio, de liliputianas figuras em esculturas gráficas que sugerem a gravura em madeira. A sua obra de capista está concentrada, basicamente, numa única editora, a Portugália, uma das mais pujantes da época.
Quando: até 23 de março de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h-13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
________________________________________
EXPOSIÇÃO "O QUE A PALAVRA VÊ" DE JOANA RÊGO – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
“O que a Palavra Vê” é a exposição de pintura e desenho da artista plástica Joana Rêgo que estará patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 30 de março.
Esta exposição, com curadoria de António Gonçalves, marca o regresso da artista à Galeria, onde já expôs em 2009. Agora, Joana Rêgo convida-nos a explorar o seu universo criativo, onde a palavra, a imagem e a cor dialogam e se cruzam com elementos botânicos, desafiando-nos a novas interpretações e significados.
Quando: 15 de fevereiro a 30 de março de 2025 | Horário: Terça a sexta-feira: 10h00-13h00 / 15h00-18h00; sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
________________________________________
EXPOSIÇÃO “MATOSINHOS – ARQUITETURA E URBANISMO EM TRÊS MODERNIDADES” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“Matosinhos – Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é a exposição temporária que estará patente no MuMMa- Museu da Memória de Matosinhos até 27 de abril. Uma mostra que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
“Matosinhos- Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é o resultado de um trabalho de investigação de natureza científica inédito sobre a evolução da arquitetura contemporânea e o seu impacto no desenvolvimento urbano, cultural, turístico e económico-social no concelho de Matosinhos.
Levado a cabo pelos docentes e investigadores da FAUP e do CEAU- Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Álvaro Domingues, Ana Catarina Costa, Carlos Machado, Clara Vale, Rui Póvoas, Teresa Cunha Ferreira e Virgílio Borges Pereira, o estudo incide sobre um período cronológico que vai desde o início da construção do Porto de Leixões, em 1884, até ao encerramento da refinaria da Petrogal em 2021.
Dos vários nomes da arquitetura portuguesa, que tiveram um papel decisivo no esboço e no planeamento de Matosinhos do último século e meio, destacam-se os de Licínio Guimarães, Arménio Losa, David Moreira da Silva, Maria José Marques da Silva, Fernando Távora, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira ou Souto de Moura, referidos nesta exposição a não perder.
A mostra estará patente ao público até 27 de abril, no seguinte horário: de 3ª a 6ª, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Quando: até 27 de abril de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
________________________________________
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A mostra estará em exibição até 4 de maio, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas.
Quando: até 4 de maio | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design
________________________________________
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Até 10 de junho deste ano estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral.
Quando: até 10 de junho | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental
________________________________________
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Entrada: 1€.
Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
________________________________________
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações em:
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles
________________________________________
CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL – UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA
A União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora preparou uma programação especial de comemoração desta data histórica que são os 50 anos do 25 de abril, com várias iniciativas que destacam a importância da Revolução dos Cravos com ciclos de palestras, teatro, uma Assembleia Municipal Jovem e exposições.
Uma organização da Comissão de Trabalho da Assembleia de Freguesia: "Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril" (Partido Socialista, Partido Social Democrata, Coligação Democrática Unitária, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e SIM)
Quando: até 25 de abril de 2025
Onde: São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
Fonte/Foto: CM Matosinhos