Em
A Voz de Matosinhos

2025/01/24

Eventos em Matosinhos este fim de semana | Agenda

Concelho

Para além do desporto, poderá também usufruir de outras iniciativas de cariz cultural e ambiental, com exposições, teatro, literatura e atividades para toda a família.

Da programação para este fim de semana, destaca-se a Gala de Abertura da Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025, uma celebração que promete momentos inesquecíveis, espírito desportivo e muita energia!
Para além do desporto, poderá também usufruir de outras iniciativas de cariz cultural e ambiental, com exposições, teatro, literatura e atividades para toda a família. Consulte aqui as sugestões para os próximos dias.
 
________________________________________
 
TERROR E MISÉRIA – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY.
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá no próximo sábado, pelas 21h30, a peça “Terror e Miséria”.
Sinopse:
Uma sucessão de cenas em jeito de reportagem sobre a vida quotidiana na Alemanha no alvor da Segunda Grande Guerra. É uma peça de 1938, feita de fragmentos que dissecam as consequências da ascensão e consolidação do nazismo nas relações sociais e familiares, nas casas e nas ruas, nas fábricas e nos tribunais, nas praças e nas prisões. O autor, Bertolt Brecht, expõe um conjunto de personagens em situações de crise, de precariedade ou mesmo miséria, subjugados a uma política repressiva que canaliza a riqueza para a produção de armamento e onde os comportamentos vão refletindo, de diferentes formas, a implacável penetração do terror nas relações humanas.
Ficha técnica
Autor: Bertolt Brecht | Encenação: Nuno Nunes | Assistência de Encenação: Nelson Sousa | Cenografia e Figurinos: Inês Peres | Desenho de Luz: João Lacueva | Sonoplastia: Nuno Nunes | Design Gráfico: Miguel Assunção | Operação de Som: Filipe Silva |Operação de Luz: Ricardo Lima | Fotografia: Ricardo Lima | Produção: ATMA- Associação de Teatro, Música e Artes | Interpretação do Grupo D´Artes e Comédias do Banco de Portugal: Beatriz Filipe, Catarina Baltazar, Filomena Bispo, Francisco Andrade, Inês Santos, Isabel Lage, João Godinho, José António Borges, Lurdes Colaço, Mário Filipe, Raimundo Ramos, Rui Leitão, Teresa Nogueira
Classificação etária: M/14 Bilhetes: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/149609-terror_e_miseria-t_m_constantino_nery/ 
Quando: 25 de janeiro de 2025, 21h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


________________________________________
 
“TRATAR O CANCRO POR TU” – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY.
O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) promove, a partir do dia 23 de janeiro, um ciclo de sessões sobre literacia do cancro.
Este evento, que marca a 4ª edição da iniciativa “Tratar o Cancro por Tu”, tem como objetivo esclarecer a população sobre os mais recentes avanços científicos e médicos na área do cancro, simplificar conceitos e alertar para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.
A sessão inaugural é em Matosinhos, já amanhã, pelas 18h30, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, e terá como tema “O papel da hereditariedade: a importância da história familiar e os estudos genéticos”.
A sessão contará com a presença do renomado patologista Manuel Sobrinho Simões e da atriz Rita Blanco, que usará o seu talento para humanizar o tema, abordando-o com uma abordagem sensível e bem-humorada.
Entrada gratuita, mas com inscrição obrigatória. Os interessados podem garantir a sua vaga em https://billetto.pt/e/tratar-o-cancro-por-tu-matosinhos-bilhetes-1123529?rr=aHR0cHM6Ly93d3cuY20tbWF0b3Npbmhvcy5wdC8%3D 
Este ciclo de sessões, que se estende até o dia 3 de abril, visitará várias cidades do país, incluindo Aveiro, Bragança, Setúbal, Viseu e Ponta Delgada, com o objetivo de levar o conhecimento sobre o cancro e a sua prevenção a um público mais amplo. As sessões, além de presenciais, serão transformadas em podcasts e estarão disponíveis nas plataformas Antena 1, RTP PLAY e outros serviços de streaming.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Matosinhos com a promoção da saúde e bem-estar da população, colocando o foco na sensibilização e educação sobre questões de saúde de grande relevância para todos.
Quando: 23 de janeiro de 2025, 18h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

________________________________________
 
CICLO DE LEITURAS E CONVERSAS - “CADERNO AFEGÃO” DE ALEXANDRA LUCAS COELHO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Na 2.ª sessão do Ciclo de Leituras e Conversas, a 25 de janeiro, o escritor Nuno Camarneiro aborda o género da literatura de viagens. A obra escolhida é “Caderno Afegão” de Alexandra Lucas Coelho, publicado pela primeira vez em 2009 pela editora Tinta da China, um diário da sua viagem pelos mais variados recantos do Afeganistão em 2008. Através de suas observações e encontros, a autora oferece uma visão íntima e esclarecedora sobre a realidade afegã, explorando temas como a guerra, a religião, o papel das mulheres e as tradições locais.
Escritora e jornalista, Alexandra Lucas Coelho nasceu em Lisboa em 1967. Estudou Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, Teatro no IFICT e foi mestranda no Centro Arqueológico de Mértola (Portugal Islâmico e o Mediterrâneo). Trabalhou dez anos em rádio e vinte no jornal Público como repórter, cronista, editora e correspondente (em Jerusalém e no Rio de Janeiro). Tem 14 livros publicados, entre romances, não-ficção e infanto-juvenis. Recebeu vários prémios de jornalismo e de literatura, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (2012) pelo romance de estreia "E a noite roda".
Contamos consigo.
Quando: 25 de janeiro, 17h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
 
________________________________________
 
FEIRA DOS GOLFINHOS – PARQUE BASÍLIO TELES
O Parque Basílio Teles vai receber já no próximo domingo mais uma Feira dos Golfinhos. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Parque Basílio Teles. Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt.
Quando: 26 de dezembro, das 10h00 às 17h00
Onde: Parque Basílio Teles

________________________________________
 
POR FALAR EM NASCER - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Junte-se a nós no primeiro encontro do movimento Por Falar em Nascer (PFN) Matosinhos para saber mais sobre algumas práticas seguras e recomendadas na primeira hora de vida do recém-nascido.
𝑄𝑢𝑒𝑚 𝑗𝑎́ 𝑡𝑒𝑣𝑒 𝑢𝑚 𝑏𝑒𝑏𝑒́, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑖𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑝𝑜́𝑠 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑛𝑎𝑠𝑐𝑒𝑟? 𝐶𝑜𝑛ℎ𝑒𝑐𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑏𝑒𝑛𝑒𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑒-𝑐𝑜𝑚-𝑝𝑒𝑙𝑒? 𝑆𝑎𝑏𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑡𝑜𝑐𝑜𝑙𝑜𝑠 ℎ𝑜𝑠𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑓𝑒𝑟𝑖𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎 “𝐻𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑂𝑢𝑟𝑜”? 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑡𝑒𝑔𝑒̂-𝑙𝑎? 𝐸 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑡𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑎 ℎ𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑢𝑟𝑎𝑑𝑎, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑔𝑎𝑟𝑎𝑛𝑡𝑖𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑒 𝑢𝑚 𝑣𝑖́𝑛𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑚𝑎̃𝑒 𝑒 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑟𝑜?
𝑉𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑖𝑠𝑡𝑜, 𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠!
A participação é gratuita, mas sujeita à inscrição prévia através do formulário https://tinyurl.com/nutvjdjz 
Quando: 23 de janeiro, 10h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 
________________________________________

GALA DE ABERTURA DA MATOSINHOS, CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2025 – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS
No próximo sábado, 25 de janeiro, pelas 18h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, terá lugar a Gala de Abertura da Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.
Uma celebração única onde todos os clubes matosinhenses estarão representados, mostrando o que faz do nosso concelho um exemplo de paixão e dedicação ao desporto.
Não perca esta festa que promete momentos inesquecíveis, espírito desportivo e muita energia!
A entrada é livre.
Quando: 25 de janeiro, 18h00
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

________________________________________
 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ENQUANTO VAMOS SOBREVIVENDO A ESTA DOENÇA FATAL” - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No dia 23 de janeiro, pelas 15h00, vai ter lugar a apresentação do livro “Enquanto vamos sobrevivendo a esta doença fatal” de Nelson Nunes. O evento de debate e reflexão, com o apoio da Servilusa, conta ainda com a presença de Ana Costa, psicóloga e formadora do luto da APPSF, e de Cristina Felizardo, cuidadora e investigadora no aconselhamento do luto.
Nelson Nunes nasceu em 1986. Foi cronista do jornal Público entre 2013 e 2021 e em 2022, venceu o FITA Literary International Awards na categoria de Melhor Crónica. Publicou seis livros de não-ficção, entre os quais "Com o Humor Não Se Brinca" (2016), "Isto Não é Um Livro de Receitas" (2017) e "Quem Vamos Queimar Hoje" (2018) e o romance "Preciosa" (2019).
Este é um livro que traz a morte para um lugar mais próximo da vista e do pensamento. Mas não é um livro macabro – muito pelo contrário. É um livro que promove uma maior consciência sobre a morte, para que a ideia nos seja mais próxima. É a promoção dessa proximidade que tem potencial para diminuir o choque quando o luto for inevitável. Neste trabalho do escritor Nelson Nunes observamos as vidas de quem foi afetado pelas mais variadas facetas da morte.
Entrada livre e gratuita.
Quando: 23 de janeiro, 15h00
Onde: auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
AGRICULTURA BIOLÓGICA – OFICINA “OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PODA” – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS
No dia 26 de janeiro, no Parque Ecológico do Monte de S. Brás, numa oficina de poda, poderá ficar a conhecer melhor os tipos de poda de árvores de fruta e em que situações devem ser usadas. Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt. Atividade gratuita e limitada às vagas existentes.
Quando: 26 de janeiro, 10h00 – 13h00
Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 
________________________________________
 
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PEÇA DE TEATRO AMBIENTAL – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS
Com a ajuda da Gota Gotília, vamos compreender as razões que nos levam a estar mais atentos ao problema da escassez de Água, incentivando as crianças a adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e conscientes.
Porque a água dá-nos vida, e é vida em Nós!
Atividade gratuita, destinada a famílias, mas requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 
Quando: 26 de janeiro, 10h00 – 11h30
Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás
 
________________________________________
 
VELA - 2º PAR NORTE - CLASSE OPTIMIST – MARINA E BACIA DE LEIXÕES
Nos dias 25 e 26 de janeiro a Marina e Bacia de Leixões vão receber a 2ª Prova de Apuramento Regional da Classe Optimist - Vela, nos escalões de infantis e juvenis (m/f).
Uma organização do Clube de Vela Atlântico, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 25 e 26 de janeiro de 2025
Onde: Marina e Bacia de Leixões

 
________________________________________
 
GOLFE - PRIMEIRA TAÇA DE P&P 2025 – CITYGOLF
No próximo sábado, 25 de janeiro, no Citygolf, realizar-se-á a competição Primeira Taça de P&P 2025, com 18 buracos na modalidade Stableford – Par 3 – Shotgun. Mais informações em www.citygolf.pt, info@citygolf.pt, ou 229863401.
Quando: 25 de janeiro, 9h00
Onde: Citygolf
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “SOBRAL CENTENO – DESENHO 1965-2024 – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Com curadoria de Nuno Faria, a exposição antológica de desenho de Sobral Centeno cobre um período com cerca de 60 anos de trabalho, constituindo-se como uma rara oportunidade para conhecer uma ininterrupta produção gráfica que pauta e pontua a obra de um dos artistas mais singulares do panorama artístico português.
Pautada por uma inesgotável energia e em constante processo de experimentação, a produção em desenho de Sobral Centeno desenvolve-se em equilíbrio perfeito entre extensas séries e desenhos isolados, únicos, que surgem sem filiação, como que de geração espontânea.
O desenho é frequentemente o segmento menos conhecido do trabalho de vários artistas, apesar de em muitos casos, como acontece com Sobral Centeno, atravessar todo o trabalho.
O objetivo primordial desta exposição é o de dar a conhecer o extenso, sólido e surpreendente contingente de desenhos que o artista, que há muitos anos tem atelier no concelho de Matosinhos, realizou e continua a realizar ao longo do percurso que vem construindo desde meados da década de 1960.
A exposição “Sobral Centeno - desenho 1965-2024”, patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 26 de janeiro de 2025, poderá ser vista de terça-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.
A entrada é livre.
Quando: até 26 de janeiro de 2025 | Horário: terça-feira a sexta-feira entre as 10h00-13h00 / 15h00-18h00; sábados, domingos e feriados, 15h00- 18h00.
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


________________________________________
 
THIS WAS TOMORROW // FOTOGRAFIA E ENSAIO DE ENRICO POLICARDO – ESPAÇO IRENE VILAR, MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Até 23 de fevereiro, estará patente, no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, a exposição THIS WAS TOMORROW // Fotografia e Ensaio de Enrico Policardo.
Imagens de um imaginário falhado, o da habitação social do brutalismo, onde a qualidade de vida e o habitat humano são explorados na perspetiva da decadência natural e do problema da sustentabilidade 50 anos depois.
Entrada gratuita [acesso na receção do Museu]
Quando: 18 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025 | Horário: Terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; Sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Espaço Irene Vilar, Museu da Quinta de Santiago


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “DO METAL AO DIGITAL, DA MATÉRIA AO PIXEL” – GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca encerra a sua programação anual com a exposição “Do Metal ao Digital, da Matéria ao Pixel", organizada no âmbito da Bienal de Gravura do Douro, apresentada pela primeira vez no Museu do Douro.
Esta exposição apresenta a obra de 11 artistas homenageados em edições anteriores da Bienal Douro, aos quais se juntaram cerca de duas dezenas de artistas de grande projeção nacional e internacional.
Aos artistas Octave Landuyt (Bélgica), Antoni Tàpies (Espanha), Vieira da Silva, Nadir Afonso, Gil Teixeira Lopes, Paula Rego, Bartolomeu dos Santos, Júlio Pomar, José de Guimarães, Silvestre Pestana (Portugal), todos eles homenageados em edições anteriores da Bienal do Douro, juntaram-se outros nomes de referência, como José Rodrigues, Fernando Lanhas, Graça Morais, Júlio Resende, Lima de Freitas, Henrique Silva, Ângelo de Sousa, Cruzeiro Seixas, Sá Nogueira, Irene Ribeiro, Herten (Bélgica), Noguchi Akèmie, Yuji Hiratsuka e Masataka Kuroyanagi, Tomiyuki Sakuta (Japão), Weisbuch (França), entre outros.
A Gravura, ao aliar-se hoje aos Novos Media Digitais, resulta em novas experiências visuais com potencialidades renovadas. A sua matriz, que no passado era de metal, pedra ou madeira, adquire, agora, característicos imateriais de formato digital.
Esta exposição, com curadoria de Nuno Canelas, constitui um valioso testemunho dessa relação que a gravura vem estabelecendo com os novos media, representando a gravura tradicioNal, bem como as renovadas tendências da gravura digital.
A exposição inaugura pelas 16h00 do dia 14 de dezembro, ficando patente até fevereiro de 2025.
Quando: até fevereiro de 2025 | Horário: segunda-feira a sexta-feira: 09h30 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
 
________________________________________
 
“MATOSINHOS – ARQUITETURA E URBANISMO EM TRÊS MODERNIDADES” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
De 18 de janeiro a 27 de abril, a exposição temporária estará patente no MuMMa- Museu da Memória de Matosinhos. Uma mostra que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
“Matosinhos- Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é o resultado de um trabalho de investigação de natureza científica inédito sobre a evolução da arquitetura contemporânea e o seu impacto no desenvolvimento urbano, cultural, turístico e económico-social no concelho de Matosinhos.
Levado a cabo pelos docentes e investigadores da FAUP e do CEAU- Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Álvaro Domingues, Ana Catarina Costa, Carlos Machado, Clara Vale, Rui Póvoas, Teresa Cunha Ferreira e Virgílio Borges Pereira, o estudo incide sobre um período cronológico que vai desde o início da construção do Porto de Leixões, em 1884, até ao encerramento da refinaria da Petrogal em 2021.
Dos vários nomes da arquitetura portuguesa, que tiveram um papel decisivo no esboço e no planeamento de Matosinhos do último século e meio, destacam-se os de Licínio Guimarães, Arménio Losa, David Moreira da Silva, Maria José Marques da Silva, Fernando Távora, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira ou Souto de Moura, referidos nesta exposição a não perder.
A sessão de inauguração, onde se inclui o lançamento o livro sobre a exposição, está agendada para as 15h00 e contará com a presença das arquitetas Teresa Cunha Ferreira e Ana Catarina Costa, o geógrafo Álvaro Domingues e o sociólogo Virgílio Borges Pereira.
A mostra estará patente ao público até 27 de abril, no seguinte horário: de 3ª a 6ª, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00. Para mais informações, aceda a www.museumemoriamatosinhos.pt  ou ligue para 229390967.
Quando: de 18 de janeiro a 27 de abril de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “URBEVOLUÇÕES” – TELAS DE MATOSINHOS SÉC. XIX – XX – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
A memória histórica de Matosinhos e de Leça da Palmeira relativa ao período compreendido entre o final do século XIX e a segunda metade do XX está refletida num conjunto de obras que compõem a exposição “Urbevoluções”, que regressou recentemente ao Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Composta exclusivamente pela coleção municipal, “Urbevoluções” apresenta telas que retratam paisagens e figuras, testemunhas das profundas transformações urbanas ocorridas nas zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, impulsionadas sobretudo pela construção do Porto de Leixões. Importantes núcleos habitacionais desapareceram das margens do troço final do rio Leça e o imenso areal que era a atual Matosinhos-Sul deu lugar a estradas, ruas e fábricas.
Mais de duas dezenas de obras demonstram as mudanças paisagísticas, demográficas, económicas e sociais do território, através do olhar de artistas como Agostinho Salgado (1905-1967), António Carneiro (1872-1930), Aurélia de Sousa (1866-1922), Joaquim Lopes (1886-1956) e Augusto Gomes (1910-1976).
A exposição “Urbevoluções” estará patente no Museu Quinta de Santiago de 9 de novembro deste ano a fevereiro de 2025.
Entrada: 1€ - gratuita ao domingo
Quando: até 28 de fevereiro de 2025 | Horário: De terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "JOÃO CÂMARA LEME" – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
João da Câmara Leme: a década prodigiosa” é o título da exposição composta por dezenas de ilustrações feitas para capas de livros e de discos, com curadoria e design
expositivo de Jorge Silva. Para quem João da Câmara Leme era “o melhor capista de livros” da década de 1960.João da Câmara Leme (Beira, Moçambique, 1930 - Lisboa, 1983) será sempre um caso à parte na riquíssima história da ilustração portuguesa. A inesgotável inventiva e a extrema delicadeza, conceptual e gráfica, marcam toda a obra do artista. Num tempo em que abundam talentosos ilustradores-designers, Câmara Leme destaca-se ainda pela multiplicidade de registos, a sofisticação de recursos gráficos e uma manualidade pictórica de grande sensibilidade. O seu traço será uma poderosa marca autoral, transversal a todas as declinações gráficas da sua obra.
A produção artística de João da Câmara Leme reparte-se por dois eixos essenciais: a indústria do Turismo e a edição de livros. Para a primeira, que pratica muito cedo, a partir dos finais dos anos 50, produzirá catálogos, brochuras e cartazes que, apesar do enquadramento na propaganda do Estado Novo, fará com uma extrema elegância formal, mesmo no registo, mais tardio, de liliputianas figuras em esculturas gráficas que sugerem a gravura em madeira. A sua obra de capista está concentrada, basicamente, numa única editora, a Portugália, uma das mais pujantes da época. Mais informações: https://casa-design.pt/pt
Quando: até 23 de março de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h-13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A mostra estará em exposição até 4 de maio de 2025, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas. Mais informações: https://casa-design.pt/pt 
Quando: até 4 de maio | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10H – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Até 10 de junho deste ano estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral. Visitas de grupos por marcação para cmia@cm-matosinhos.pt ou 229392409.
Quando: até 10 de junho | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental

________________________________________
 
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque. A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 
Entrada: 1€
Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque


________________________________________
 
O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita
guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

________________________________________
 
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles

________________________________________
 
CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL – UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA
A União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora preparou uma programação especial de comemoração desta data histórica, que são os 50 anos do 25 de abril, com várias iniciativas que destacam a importância da Revolução dos Cravos que inclui ciclos de palestras, teatro, uma Assembleia Municipal Jovem e exposições.
No seguimento das comemorações, o primeiro evento deste ano acontece já no próximo sábado, 25 de janeiro, pelas 17h00, na Escola Secundária da Senhora da Hora, com o Ciclo de Palestras “25 em 25”. Este evento contará com a presença de convidados de relevo:
𝐂𝐨𝐫𝐨𝐧𝐞𝐥 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐚𝐫𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨, que liderou a movimentação militar no Porto durante o 25 de Abril;
𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥 𝐂𝐚𝐫𝐯𝐨𝐞𝐢𝐫𝐨, inspetor da Educação e Ciência e estudioso dos processos em curso no 25 de Abril, que trará uma perspetiva sobre o ensino antes e depois da revolução;
𝐉𝐨𝐬𝐞́ 𝐂𝐫𝐮𝐳, jornalista da RTP e Porto Canal, que será o moderador da sessão.
Convidamos todos a estarem presentes nesta iniciativa, que marcará o início das comemorações de um momento tão importante da nossa história coletiva. A entrada é livre.
Organização: Comissão de Trabalho da Assembleia de Freguesia atividade "Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril" (Partido Socialista, Partido Social Democrata, Coligação Democrática Unitária, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e SIM)
Programação: https://www.uf-smish.pt/programa-de-comemoracoes-dos-50-anos-do-25-de-abril/ 
Quando: 25 de janeiro a 25 de abril de 2025
Onde: São Mamede de Infesta e Senhora da Hora

 
________________________________________
 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “QUANDO EU NÃO SABIA AMAR...ALEX!” DE RITA GELODI - JUNTA DE FREGUESIA DE MATOSINHOS
No âmbito do programa Junt´Aberta, a Junta de Freguesia de Matosinhos recebe, no próximo dia 25 de janeiro a sessão de apresentação do livro “Quando Eu Não Sabia Amar...Alex!” de Rita Gelodi.
"Quando Eu Não Sabia Amar... Alex!" é mais do que uma história, é um convite à reflexão e à transformação pessoal. Rita Gelodi desafia-nos a sair da zona de conforto, a vencer o medo e a reescrever a nossa vida com uma nova atitude. Ao longo das páginas, a autora partilha mensagens poderosas de resiliência e amor próprio, incentivando-nos a agir e a procurar o que realmente nos faz felizes.
A sessão está marcada para o dia 25 de janeiro, pelas 16h00 no Salão Nobre Guilherme Pinto – edifício da Junta de Freguesia em Matosinhos.
A entrada é livre.
Quando: 25 de janeiro de 2025, 16h00
Onde: Salão Nobre Guilherme Pinto – edifício da Junta de Freguesia de Matosinhos
 
________________________________________
 
GRANDE ESPETÁCULO SOLIDÁRIO: “O GRANDE HOTEL” - AUDITÓRIO DA ESCOLA BÁSICA QUINTA DE SÃO GENS
O Lions Clube Senhora da Hora convida todos a assistirem à emocionante peça de teatro "O Grande Hotel", que terá lugar no Auditório da Escola Básica Quinta de São Gens, no próximo dia 25 de janeiro, pelas 21h30.
A entrada tem o valor de 4,50€, e todo o montante angariado será revertido para uma causa solidária: apoiar a ala pediátrica do IPO Porto.
Esta é uma oportunidade única para se divertir e, ao mesmo tempo, contribuir para o bem-estar das crianças que mais precisam.
Não faltem! Tragam familiares e amigos e juntem-se a nós nesta noite inesquecível de teatro e solidariedade.
Reservas: Paula Duarte – 915457065
Quando: 25 de janeiro, 21h30
Onde: Auditório da Escola Básica Quinta de São Gens
 
________________________________________
 
FESTIVAL DE TEATRO AMADOR AURORA DA LIBERDADE 2024/2025 – “O AVARENTO” – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE
O Festival de Teatro Amador 2024/2025 continua e para abrir o ano em beleza, o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta sobe ao palco com “O Avarento”.
Sinopse: Desde 2019 que temos representado as nossas palavras e as nossas ideias.
Este ano, decidimos duas coisas: representar um texto que não fosse nosso e escolher um repertório que nos fizesse rir do início ao fim. Recuamos até ao século XVII, onde as nossas visões de mundo se confrontaram com a visão patriarcal dos textos de época e o nosso desejo em fazer uma comédia de enganos se deixou ludibriar por completo. E aqui estamos nós, perante “O Avarento” de Molière, a rir como pedimos, a dizer palavras que sobreviveram mais anos do que aqueles que teremos de vida e a escolher o lado mais bonito desta obra.” Mais informações e reservas: https://auroradaliberdade.com/eventos/ 
Quando: 25 de janeiro, 21h30-23h00

 


Onde: Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
24/04/2025
Prisão preventiva em Matosinhos por furto de veículo e condução sem habilitação legal
24/04/2025
Leixões Sport Club | Modalidades | Resultados Semanais
23/04/2025
Feira da Proteção Civil de Matosinhos decorreu no Parque Basílio Teles
23/04/2025
Atleta do Leixões SC qualificado para o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno
22/04/2025
ULS de Matosinhos alerta para comunicação fraudulenta em nome do Hospital
22/04/2025
Leça FC SAD, Leça FC e projeto “Leça Social” distinguidos pelo compromisso com os valores éticos no desporto
21/04/2025
Paços do Concelho atribui distinções honoríficas no Dia da Liberdade
21/04/2025