Em
A Voz de Matosinhos

2025/07/28

Doentes crónicos complexos são acompanhados por equipa do Pedro Hispano no seu domicílio

Concelho

O auditório do Hospital Pedro Hispano, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), foi palco de uma reunião nacional no âmbito da Joint Action CIRCE, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa a adoção de Boas Práticas a nível da Saúde nos países da União Europeia.

O programa, atualmente em implementação em três Unidades Locais de Saúde em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), tem como objetivo a adaptação nacional do Plano Individual de Cuidados utilizado na Andaluzia (Espanha) e o desenvolvimento de uma estratégia integrada para esta população vulnerável.
O encontro contou com a presença de representantes das boas práticas da Andaluzia, nomeadamente da enfermeira Célia Perez Gimenez, bem como João Sardo Bola, da ACSS, que tem a seu cargo a área de planeamento e inovação no SNS.
A partilha de experiências internacionais reforçou a importância da personalização dos cuidados e da articulação entre equipas multidisciplinares.
Além das instituições parceiras do CIRCE-JA, estiveram presentes membros do grupo de trabalho para o alargamento das equipas de suporte ao Doente Crónico Complexo, representantes dos Conselhos de Administração das instituições envolvidas e outras entidades convidadas.
Durante a sessão, a ULSM apresentou o seu modelo de acompanhamento aos Doentes Crónicos Complexos, destacando a forma como iniciou o projeto, a sua organização interna e os resultados já alcançados. A instituição defende que este modelo, que alia ganhos em saúde à redução de custos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), deve ser replicado a nível nacional.
Foi assim que o Serviço de Suporte ao Doente Crónico Complexo da ULSM, em parceria com outras 4 Unidades Locais de Saúde (ULS Litoral Alentejano, ULS Barcelos/Esposende, ULS de Trás os Montes e Alto Douro e ULS de Gaia/Espinho, elaborou um plano detalhado, que será entregue à Direção Executiva, com o objetivo de facilitar a replicação do modelo noutras unidades de saúde.
João Sardo Bola, da ACSS, lançou depois o desafio aos participantes para, em conjunto, identificarem os obstáculos à implementação nacional destas ferramentas inovadoras.
Toda a equipa do Serviço de Suporte ao Doente Crónico Complexo da ULSM, liderada pelo médico Jorge Martins, esteve presente nesta sessão. De referir ainda que o trabalho desenvolvido tem sido alvo de vários prémios que atestam a qualidade do modelo desenvolvido e os seus resultados.

 

Fonte/Foto: ULS Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Doentes crónicos complexos são acompanhados por equipa do Pedro Hispano no seu domicílio
28/07/2025
“Fiquei muito agradado e feliz com o convite do Leixões”, frisou o jogador Naldo
28/07/2025
Jardim Basilio Teles recebe Feira dos Golfinhos dia 27 de julho
25/07/2025
António Zambujo regressa a Leça da Palmeira com concerto memorável
25/07/2025
Festas de Sant’Ana 2025 e XXVI Festarte regressam a Leça da Palmeira
24/07/2025
O que não deve perder este fim de semana em Matosinhos
24/07/2025
Centro Hípico do Matosinhos recebe Curso de Saltos Internacional
23/07/2025
Festival da Juventude de chega a Custóias esta quarta-feira
23/07/2025