Em
A Voz de Matosinhos

2024/10/02

Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis

Concelho

Matosinhos marca presença em Aalborg dando a conhecer a sua experiência na área da sustentabilidade.

A presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, é uma das palestrantes convidadas da 10ª Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis, que acontece até esta quarta-feira feira em Aalborg, na Dinamarca.

Esta conferência, organizada pelo ICLEI - Local Governments for Sustainability, uma rede global que junta mais de 2500 governos locais e regionais comprometidos em contribuir para a transformação sustentável das cidades e regiões, e da qual Luísa Salgueiro é vice-presidente, reúne nestes dias autarcas, líderes de governos regionais, parceiros e alguns dos maiores especialistas europeus na área.

A Câmara de Matosinhos fez-se representar em três painéis de debate, com intervenções da presidente Luísa Salgueiro, da vereadora do Ambiente, Manuela Álvares e da chefe de divisão de Monitorização Ambiental, Margarida Bento Pinto, dando a conhecer a sua experiência na área da sustentabilidade e partilhando soluções que são já implementadas no nosso concelho, como a economia da Natureza ou a integração da natureza no espaço urbano.

A presidente da autarquia fez uma intervenção em torno dos instrumentos de financiamento disponíveis, realçando o desafio administrativo e burocrático que estes constituem e que acabam por ser um entrave às autarquia de pequena e até de média dimensão. “Estas dificuldades conduzem muitas vezes a um atraso na implementação dos projetos e a um aumento dos custos, uma vez que muitas autarquias têm que contratar recursos humanos de modo a conseguir ultrapassar esses constrangimentos”, realçou Luísa Salgueiro, que considera crítico que “os processos para obtenção de financiamento sejam mais ágeis por forma a anular as assimetrias entre territórios”. Recorde-se que a Câmara de Matosinhos é a recordista nacional na obtenção de fundos vindos de Bruxelas.

A agenda contou ainda com inúmeras reuniões, debates e workshops com diferentes parceiros e chefes de governo locais e regionais.

Luísa Salgueiro considera que “o contacto que temos com outras realidades, com outros projetos, com formas diferentes de olhar para os mesmos problemas são momentos de grande aprendizagem e são uma mais valia que levamos na bagagem”.

Decorridos 30 anos sobre a assinatura da primeira carta compromisso, também em Aalborg, esta conferência vai ter o seu ponto alto na assinatura de uma nova carta, com novos objetivos e preocupações decorrentes dos desafios impostos pela alterações climáticas.

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Arrancam obras de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques
30/01/2026
Três arguidos por furto de relógio avaliado em 8 000 euros no concelho
30/01/2026
Frentes Ribeirinhas vão ser geridas pelos Município de Matosinhos, Porto e Gaia
29/01/2026
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
29/01/2026
Voluntariado Jovem promove hábitos de cidadania na comunidade estudantil
28/01/2026
Leixões e Benfica B sem golos no Estádio do Mar
28/01/2026
Proteção Civil de Matosinhos alerta para agravamento do estado do tempo
27/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026