A tradição voltou a cumprir-se e, como habitualmente, a Câmara Municipal de Matosinhos recebeu, neste arranque de ano letivo, os novos docentes, de todos os ciclos de ensino, com o objetivo de facilitar a sua integração, divulgar os projetos educativos de âmbito municipal e o património do concelho, e estreitar laços entre os serviços da autarquia e as escolas.
Cerca de 80 professores foram recebidos pela presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, e pelo vereador da Educação, António Correia Pinto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e foi-lhes apresentado o chamado “Roteiro de Acolhimento a Professores” com o objetivo de dar a conhecer, a todos os docentes que iniciam a sua atividade neste concelho, a dinâmica educativa concelhia, nas suas diversas vertentes.
“Sejam bem-vindos a Matosinhos”, começaram por dizer a presidente de Câmara e o vereador da educação da autarquia aos novos professores presentes.
“A partir de agora vocês fazem parte desta enorme equipa que todos os dias trabalha para preparar da melhor forma os nossos jovens para o futuro. Queremos que se se sintam em casa, se sintam parte de Matosinhos e à vontade para connosco trabalhar, partilhando opiniões, dificuldades e tudo o quanto acharem necessário” salientou Luísa Salgueiro.
Durante a sessão foi apresentado um vídeo sobre a Educação em Matosinhos com uma síntese do programa das atividades da Educação, que ilustra os princípios elencados na Carta das Cidades Educadoras com ações e projetos dinamizados pela autarquia em todo o concelho.
O acolhimento aos novos professores incluiu ainda a visita a alguns pontos emblemáticos de Matosinhos, entre eles, o MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio, a escultura aberta de Álvaro Siza Vieira junto ao Mosteiro de Leça do Balio, e ainda a Cascata e o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
(Fonte: Município Matosinhos)