"Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas" é o título da nova exposição patente, desde o último sábado, na Casa do Design, em Matosinhos.
Com curadoria de José Saraiva, a mostra reúne 84 obras de mais de 40 artistas, traçando um retrato da evolução da ilustração nacional ao longo das últimas décadas.
Organizada em parceria com o Centro de Arte Oliva, Centro de Artes de Águeda e Centro de Artes | Caldas da Rainha, esta exposição pretende afirmar-se como um projeto itinerante, com o objetivo de divulgar a riqueza e diversidade da ilustração portuguesa contemporânea a diferentes públicos e territórios.
Entre os artistas representados, encontram-se nomes de referência como António Jorge Gonçalves, João Vaz de Carvalho, Gémeo Luís, André Carrilho, Catarina Sobral, André Letria, José Manuel Saraiva, Rachel Caiano, Mariana, a miserável, entre muitos outros, cujas obras refletem tendências estéticas, técnicas e conceptuais que marcam o panorama artístico atual.
A exposição estará patente na Casa do Design até ao dia 30 de setembro de 2025, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h, e sábados e domingos das 15h00 às 18h00.
Fonte/Foto: CM Matosinhos