Em
A Voz de Matosinhos

2025/06/13

Camilo Castelo Branco evocado pelo MOONtosinhos em noite de lua cheia

Concelho

A visita especial decorreu no Porto e destacou ligações históricas do escritor e da devoção ao Senhor de Matosinhos na cidade vizinha.

Em noite de lua cheia, decorreu, na passada terça-feira, mais uma edição especial do MOONtosinhos, desta vez com um percurso singular pela cidade do Porto. A sessão integrou o ciclo de 2025, subordinado ao bicentenário de Camilo Castelo Branco, e procurou dar a conhecer algumas das ligações menos conhecidas do escritor ao concelho de Matosinhos.
A visita teve como ponto de partida o período em que Camilo esteve preso na Cadeia da Relação do Porto, por volta de 1860, durante o qual escreveu a célebre obra Amor de Perdição.
Entre os muitos reclusos com quem conviveu destacava-se Zé do Telhado, uma das figuras lendárias da história popular portuguesa. Num dos espaços mais degradados da prisão — as enxovias, celas de grandes dimensões e condições sanitárias precárias — havia uma dedicada ao “Senhor de Matosinhos”.
Este facto histórico foi o pretexto para a realização da visita fora do território de Matosinhos, permitindo aos participantes descobrir também marcas da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos na cidade do Porto.
Um exemplo disso foi a passagem pela capela do Senhor da Boa Nova, situada junto ao Palácio de Cristal. Esta pequena construção tem na sua base uma inscrição que atesta a sua origem: um cruzeiro erguido, no início do século XVII, ao Bom Jesus de Bouças — antigo nome de Matosinhos.
O ciclo MOONtosinhos, que decorre desde 2013, é orientado pelo historiador e arqueólogo Joel Cleto e propõe visitas guiadas noturnas dedicadas à história e ao património de Matosinhos, sempre à luz da lua cheia e nos meses de primavera e verão. Esta edição reforça a missão do projeto: iluminar, com história e memória, os caminhos que ligam Matosinhos à sua identidade e às suas figuras maiores.

Próximas sessões MOONtosinhos:

9 de julho, 21h30
"Cavar em Ruínas" – Camilo Castelo Branco em Leça da Palmeira
Uma viagem pelas memórias literárias de Camilo, junto ao mar que o inspirou.

7 de agosto, 21h30
Nos 200 anos de Camilo, nos 300 da presença de Nasoni e nos 500 de Camões
Um percurso noturno pelo centro de Matosinhos, celebrando três grandes nomes da cultura.


Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este mês de dezembro no concelho de Matosinhos
4/12/2025
Autarquia encerrou o projeto do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
4/12/2025
Radares da PSP | Matosinhos | dezembro 2025
3/12/2025
São Mamede deu início à época natalícia com inauguração da iluminação festiva
3/12/2025
Gala da Educação de Matosinhos reuniu cerca de 700 participantes na Exponor
2/12/2025
Feira de Natal abriu ao público com opções únicas de 80 expositores
2/12/2025
Luísa Salgueiro integra a Champion Mayor da OCDE
28/11/2025
PJ faz detenção por pornografia de menores em Matosinhos
28/11/2025