A 21.ª edição da EDP Maratona do Porto voltou a animar as ruas do Porto e de Matosinhos, com partida junto ao Sea Life Porto num trajeto que teve a Anémona, a praia de Matosinhos e o Terminal de Cruzeiros de Leixões como cenário. O percurso continuou até Leça da Palmeira, percorrendo, no regresso, toda a frente ribeirinha entre a Foz e a ponte do Freixo, terminando no Queimódromo.
O evento reuniu cerca de 15 mil participantes de diferentes idades e nacionalidades, distribuídos por três provas: a Maratona de 42 km, a Corrida EDP 10Km e a Corrida/Caminhada Mimosa/APO 6Km, esta última não competitiva e especialmente dedicada a famílias e grupos de amigos.
Na prova principal, o queniano Aspel Kiptoo Kiprop sagrou-se vencedor no setor masculino com o tempo de 02h13m17s, enquanto a compatriota Betty Jepleting conquistou o primeiro lugar no setor feminino, com o registo de 02h31m05s.
Na Corrida EDP 10Km, o francês Remi Olliveaux destacou-se entre os homens ao completar o percurso em 31m34s, e Rafaela Fonseca, atleta do Beira-Mar, foi a grande vencedora feminina com o tempo de 34m46s.
Reconhecida como uma das principais maratonas internacionais em Portugal, a EDP Maratona do Porto continua a afirmar-se não só como um evento desportivo de excelência, mas também como um importante motor económico e turístico, dinamizando os setores da hotelaria e restauração nas cidades organizadoras - Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Fonte/Foto: CM Matosinhos