Da ordem de trabalhos, fez parte, entre outros assuntos, a apresentação, discussão e aprovação da Estratégia da instituição para os anos 2024/2030 e do Plano de Atividades e Orçamento para 2024.
Na qualidade de anfitriã da reunião de trabalho, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos deu as boas-vindas a todos os participantes, recordando a adesão do município a que preside à ATP em 2015. Luísa Salgueiro abordou o trabalho realizado com os restantes parceiros na promoção internacional da região, nomeadamente com os concelhos vizinhos do Porto e de Vila Nova de Gaia, para que “os nossos territórios possam chegar mais longe, num setor cada vez mais competitivo”.
No caso concreto de Matosinhos, referiu a aposta na marca “Matosinhos, World’s Best Fish” (atualmente em processo de rebranding), a participação em feiras e eventos do setor (mais 10% em relação a 2022) e o impacto no turismo. Este ano, comparativamente ao ano anterior, verificou-se um crescimento de 24,4% no número de atendimentos dos postos de turismo.
A mesma tendência registou-se no número de atendimentos de peregrinos a caminho de Santiago, que subiram 18,4%. Já no Terminal de Cruzeiros, os atendimentos aumentaram 56%.
“Atingirmos bons resultados no turismo em 2024 depende do equilíbrio entre os setores público e privado. Queremos ser uma mola de atração de investimento”, defendeu Luísa Salgueiro.