A comunidade piscatória assinalou a celebração anual com procissão, missa solene e programação cultural
Matosinhos voltou a acolher a tradicional Festa dos Pescadores, uma celebração em honra do Mártir S. Sebastião, padroeiro da comunidade piscatória local. Esta edição revestiu-se de particular simbolismo, assinalando-se o centenário da atual imagem do Mártir, profundamente ligada à história e identidade da Casa dos Pescadores de Matosinhos.
As Festas do Mártir S. Sebastião mantêm-se como uma das principais expressões religiosas e culturais da cidade, marcando o calendário anual da comunidade. Enraizadas na devoção ao padroeiro dos pescadores, as celebrações representam um momento de reunião e continuidade de práticas que atravessam gerações.
O ponto alto das festividades teve lugar no domingo, 20 de julho, com a missa solene celebrada na Igreja Matriz de Matosinhos, seguida da habitual procissão pelas ruas da cidade. O cortejo religioso integrou 30 andores, com imagens oriundas com imagens oriundas da Igreja Matriz, da Capela de Santo Amaro, da Capela do Mártir S. Sebastião (na Casa dos Pescadores) e da Casa-Museu do Mártir S. Sebastião
Durante o percurso, foi realizada uma paragem junto à Capela de Santo Amaro, onde se prestou homenagem à imagem primitiva do Mártir, atualmente exposta para veneração. Já na Lota do Pescado, decorreu a tradicional bênção ao mar e às embarcações, acompanhada pelo toque das sirenes das traineiras.
O programa das festas incluiu ainda diversos momentos de animação cultural. Entre os espetáculos realizados, destacaram-se as atuações de Quim Barreiros, Santa Maria, Fusiforme e Ricardo, num cartaz aberto à participação da comunidade.
Fonte/Foto: CM Matosinhos