As ruas de Matosinhos voltam a encher-se de cor, música, tradição e fé com a edição de 2025 das Festas do Senhor de Matosinhos, que decorrem entre 23 de maio e 15 de junho.
Uma das novidades deste ano é o cartaz da romaria, desenhado e oferecido à cidade pelo escritor Valter Hugo Mãe.
Considerada uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Norte do país, esta celebração secular oferece um programa diversificado que alia o religioso ao profano, com eventos para todas as idades e gostos.
O programa arranca a 23 de maio com o cortejo encenado “O Braço do Senhor de Matosinhos”, protagonizado pelo Rancho Típico da Amorosa, e com a inauguração das iluminações festivas. A abertura oficial das festas conta ainda com música, exposições e o Encontro de Tunas e Associações de Matosinhos (ETAM).
Entre os momentos mais aguardados está a Procissão Solene do Bom Jesus de Matosinhos, marcada para o dia 8 de junho às 16h00, assim como a Eucaristia Solene no dia 10, presidida por D. Joaquim Proença Dionísio, Bispo Auxiliar do Porto. Os visitantes poderão ainda admirar os magníficos altares ornamentados da Igreja Paroquial, que estará aberta em horário prolongado entre 7 e 15 de junho.
A componente cultural e artística assume também papel de destaque, com exposições patentes em vários equipamentos municipais. A Galeria Municipal de Matosinhos acolhe “Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte”, de Albuquerque Mendes; a Casa do Design apresenta “Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas”; e o Museu Quinta de Santiago exibe obras de Valter Hugo Mãe e Paulo Neves, entre outros.
No plano musical, o cartaz conta com nomes de referência da música nacional e internacional: Matias Damásio (31 de maio), Richie Campbell (6 de junho), Dino D’Santiago (14 de junho) e José Pinhal Post-Mortem Experience (13 de junho). O folclore também tem presença marcada, com festivais e atuações de grupos locais e internacionais.
Destaque ainda para o lançamento do livro “Senhor de Matosinhos: Dicionário do Sagrado e do Profano”, no dia 10 de junho, e para a encenação da “Romaria do Senhor de Matosinhos”, pelo Rancho Típico da Amorosa, no dia 9.
A pirotecnia, elemento inseparável destas festas, ilumina os céus da cidade com o tradicional fogo de artifício no dia 7 de junho à meia-noite, e o simbólico fogo de bonecos, no dia 10, às 19h00.
Com atividades paralelas organizadas por associações locais, como visitas guiadas com Joel Cleto, espetáculos de teatro e dança, oficinas infantis, festivais de tunas e encontros de coros, as festas estendem-se a toda a cidade.
Fonte/Foto: CM Matosinhos