A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, assinalou na passada segunda-feira, 27 de outubro, o início das obras do novo sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido como MetroBus, no concelho.
Trata-se de um projeto estruturante de mobilidade sustentável que ligará o Mercado Municipal de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia, com passagem pelo aeroporto e MarShopping.
Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros e 11 estações, o BRT permitirá viagens rápidas, confortáveis e ambientalmente sustentáveis, com frequências de 15 em 15 minutos nas horas de ponta e capacidade para 160 passageiros por veículo. O tempo médio de percurso entre o Mercado de Matosinhos e a estação dos Verdes será de 25 minutos, integrando-se plenamente na rede Andante.
O investimento total é de 22,8 milhões de euros, financiado pelo Fundo para uma Transição Justa, no âmbito do programa Norte 2030, e visa contribuir para uma mobilidade mais verde e para a reconversão económica e ambiental da área afetada pelo encerramento da Refinaria da Petrogal em 2021.
A empreitada tem um prazo global de 14 meses.
O traçado do MetroBus inclui as seguintes estações: Mercado Municipal, Senhor de Matosinhos, Exponor/Leça da Palmeira, Veloso Salgado/Centro de Investigação e Inovação da Universidade do Porto, MarShopping, Jomar, OPO City, Mário Brito, Aeroporto, Botica e Verdes. Sete destas estações terão ligação direta ao metro ou a linhas de autocarro, assegurando a intermodalidade e integração com os principais eixos de transporte da Área Metropolitana do Porto.
Para a autarca Luísa Salgueiro, o início da obra “representa um passo decisivo na criação de uma infraestrutura moderna, eficiente e sustentável, que reforça a ligação entre Matosinhos, a Maia e o Aeroporto, melhorando significativamente a qualidade de vida dos cidadãos e contribuindo para a descarbonização da mobilidade urbana”.
Fonte/Foto: CM Matosinhos