No encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal de Matosinhos prestou homenagem ao antigo autarca João Santos, falecido a 17 de fevereiro de 2023, atribuindo o seu nome a uma das novas artérias de Guifões, a freguesia onde viveu.
João Santos nasceu a 25 de maio de 1930. Foi funcionário dos SMAS de Matosinhos (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).
Iniciou o seu percurso na vida autárquica nos anos 80 do século passado, tendo sido presidente da junta de freguesia de Guifões durante 23 anos, entre 1982 e 2005.
Dirigente associativo em várias instituições da freguesia, foi o associado fundador e nº 1 do Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões e da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões.
O atual presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, lembrou o legado deixado por João Santos em várias áreas, mas em particular no âmbito social, nomeadamente na implementação de políticas sociais na freguesia de Guifões, com vários exemplos da sua dedicação à causa social, como o apoio alimentar às famílias mais carenciadas.
Em representação da família, Joaquim Santos, filho do homenageado, agradeceu a “lembrança de quem muito lutou pela freguesia”.
Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos elogiou a “capacidade reivindicativa” e a “visão de futuro” de João Santos no que diz respeito a Guifões. “Muito do crescimento que assistimos em Guifões é representativo dos 23 anos de João Santos à frente da junta de freguesia”, adiantou Luísa Salgueiro, dando como exemplo o trabalho na área social, o papel que desempenhou no movimento associativo e na valorização do território. “Guifões tem hoje novas oportunidades e investimentos estruturantes para o futuro do país, como é o caso da ferrovia. Temos muito a agradecer a João Santos”, acrescentou a edil.
Fonte/Foto: CM Matosinhos