Já é possível visitar a exposição “Verde Perto”, patente até 31 de julho na antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, em Matosinhos.
Com curadoria de Joana Maia Dias, a mostra é uma oportunidade para sensibilizar e envolver a comunidade no compromisso de Matosinhos atingir a neutralidade carbónica em 2030.
“Verde Perto” está organizada em torno de cinco eixos principais- Mitigação Climática, Adaptação Climática, Política e Regulamentação, Inovação Tecnológica e Educação, e conta com a participação de várias empresas e entidades privadas, que partilham as suas melhores práticas em matéria de sustentabilidade. O objetivo é dar a conhecer soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
A exposição apresenta um programa paralelo que inclui a realização de debates, mesas redondas, palestras, seminários, com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade. Estão também previstas atividades como workshops e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A abertura ao público da exposição “Verde Perto” foi antecedida da conferência “Cities Leading the Way Towards Climate Neutrality” coorganizada pela iniciativa Cidades Pelo Clima e pela autarquia. Especialistas nacionais e internacionais abordaram o papel das cidades na transição para a neutralidade climática.
Fonte/Foto: CM Matosinhos