“Não Confundir Um Tijolo Com Uma Obra de Arte”, da autoria de Albuquerque Mendes, está patente ao público na Galeria Municipal de Matosinhos, marcando a primeira apresentação do artista neste espaço expositivo.
Com curadoria de Gonçalo M. Tavares, a mostra abrange cerca de cinquenta anos de produção artística, com particular destaque para as últimas três décadas — período em que o artista se transferiu do Porto para o seu atelier em Leça da Palmeira, nos anos 90, vindo mais tarde a estabelecer um segundo espaço criativo, em 2010, na Rua Brito Capelo, em Matosinhos.
A produção artística de Albuquerque Mendes sofreu, ao longo deste tempo, transformações profundas, intimamente ligadas aos lugares onde passou a viver e criar. Esta exposição constituiu, assim, um testemunho plástico e sensível das vivências do artista nos territórios de Leça da Palmeira e da cidade de Matosinhos.
Com um conjunto diversificado de obras, essencialmente pinturas, mas também instalações, a mostra apresenta-se como uma oportunidade de dar a conhecer ao público a consistência, a dimensão e a riqueza de uma carreira singular, construída em diálogo constante com o espaço envolvente.
A exposição “Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte” integra o programa comemorativo dos 20 anos da Galeria Municipal de Matosinhos e afirma-se como um marco na sua trajetória, reforçando o papel deste espaço enquanto centro dinamizador da arte contemporânea no concelho.
A Galeria Municipal de Matosinhos celebra 20 anos com manhãs de criatividade e descoberta artística, pensadas especialmente para os mais novos.
A exposição pode ser vista até 24 de agosto, de terça a sexta-feira entre as 10h e as 13h e das 15h às 18h, e aos fins de semana e feriados das 15h às 18h. A Galeria encerra à segunda-feira. A entrada é gratuita.
Fonte/Foto: CM Matosinhos