A AAJUDE – Associação de Apoio à Juventude Deficiente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Santa Cruz do Bispo e que atua há mais de 30 anos no apoio a pessoas com necessidades especiais, está a implementar um conjunto de projetos que vão reforçar significativamente as respostas no concelho. No antigo edifício da Escola EB1/JI da Portela, está em construção um Lar Residencial e um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que criarão 30 novas vagas em cada equipamento. Com esta expansão, a AAJUDE passará a disponibilizar 54 lugares de Lar Residencial e 60 lugares de CACI.
Na passada sexta-feira, a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, e o vice-presidente, Carlos Mouta, visitaram o local para verificar como está a decorrer a intervenção de perto, reforçando o acompanhamento de proximidade da autarquia no desenvolvimento de projetos estruturantes que têm impacto direto na comunidade. O investimento global do projeto ascende a cerca de 2,4 milhões de euros, tendo a Câmara deliberado apoios que totalizam cerca de 942 mil euros.
Paralelamente, a AAJUDE desenvolve um Centro Comunitário destinado a apoiar jovens e adultos com necessidades especiais que não se encontrem institucionalizados, mas que necessitem de respostas especializadas na comunidade. A iniciativa contempla a requalificação do antigo Jardim de Infância da Escola da Portela, num investimento estimado em 400 mil euros. Este Centro Comunitário oferecerá serviços como fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, animação sociocultural e uma sala ampla destinada a atividades físicas adaptadas. A referenciação dos utentes será assegurada pelas juntas de freguesia, serviços de saúde, escolas e também pelas próprias famílias.
A inauguração do novo Centro Comunitário está prevista para março de 2026.
Fonte/Foto: CM Matosinhos