Mais um fim de semana de atividades para todos os gostos em Matosinhos. Teatro, exposições, visitas guiadas, atividades lúdicas, são algumas das iniciativas que lhe sugerimos. Consulte aqui toda a programação.
NO MUSEU, CONVERSAS (IM)PROVÁVEIS, PELO GRUPO DE TEATRO DO ORFEÃO DE MATOSINHOS – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
A peça decorre num ambiente de sala de museu, onde estão representadas imagens de personagens, reconhecidas na nossa história.
São várias as épocas, a que se reportam, no mundo da política, de ação social, da cultura, da pintura da literatura e outros.
Estes personagens retratam as suas vidas, a forma como contribuíram para a sociedade, as suas realizações, ambições e angústias levando o público a estabelecer uma relação entre a obra e a pessoa.
O início da peça faz-se com a representação de um episódio “nonsensical”, ou seja, absurdo e disparatado.
Ficha Artística
Elenco: Aurélio Queirós, Elisabete catarino, Eugénia Garcia, Fernanda Carvalho, Fernando Couto, Isabel Mota, Maria João Bernardes, Miquelina Soares, Mónica Figueira, Paulo Moreira, Romana Fernandes
Convidados: Conceição Pires, José Martins, Mário Fleming
Encenação/Coreografia: Rosalina Queirós
Cenário: Rosalina Queirós, José Martins Manuel Catarino
Fotografia: Mário Rêga
Texto: Grupo de Teatro do Orfeão de Matosinhos
Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt
Quando: 23 de janeiro, 21h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
ENTRE E DESCUBRA O NERY – VISITA GUIADA – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
Nesta visita, convidamos à descoberta de espaços que habitualmente não estão acessíveis ao público, como as áreas técnicas, os camarins, a sala de ensaios, entre outros.
M/6 | 60 minutos
Entrada gratuita, mediante inscrição em teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt
Quando: 24 de janeiro, 12h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
OCELO, DE DANIELA CRUZ – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
O teatro municipal prepara-se para receber mais um espetáculo já no próximo domingo, dia 25 de janeiro.
Sinopse:
- Ocelo.
- Eu sei o que isso é: são olhos coloridos que existem nas penas de algumas aves.
- Ocelo é olhar o belo.
- Ocelo é uma deusa, inventada com o mundo que trazemos dentro.
- Ocelo é uma deusa que se revela.
- Há quem diga que se pavoneia.
Ocelo é um espetáculo sensorial e multidisciplinar, dirigido ao público mais jovem, que parte da necessidade de olhar, de forma positiva, para o contexto em que vivemos e pela vontade de criar sobre o belo. Parte também da vontade de explorar o belo como um lugar onde a realidade e a nossa imaginação se encontram; o belo como uma sensação de espanto, de UAU.
- Espanto é espalhar encanto. Esp-anto.
Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt/Comprar/Bilhetes/168829-ocelo_de_daniela_cruz-t_m_constantino_nery/
Informações Adicionais
M/6 | 40 minutos
Quando: 25 de janeiro, 11h00 e 26 de janeiro, 10h30/14h00 para escolas (Iniciativa gratuita mediante inscrição pelo endereço: teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt )
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "ARQUITETURA POLÍTICA DESENHADA. A PROPÓSITO DE MANUEL CORREIA FERNANDES" – CASA DA ARQUITECTURA
No próximo sábado vai decorrer uma visita guiada à exposição Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes orientada por Manuel Correia Fernandes e Carlos Machado e Moura (curador).
O evento é gratuito. As entradas poderão ser levantadas 30 min antes, na bilheteira (lotação limitada a 25 pessoas)
Mais informações: https://casadaarquitectura.pt/pt/
Quando: 24 de janeiro, 11h00
Onde: Casa da Arquitectura, Real Vinícola
CONFERÊNCIA "A CIDADE EM CIMA DA MESA"– CASA DA ARQUITECTURA
No âmbito da exposição "Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes", terá lugar no dia 24 de janeiro, às 15h00, a Conferência "A cidade em cima da mesa".
São inúmeros os problemas do Grande Porto, tal como são múltiplas as ideias para a cidade por concretizar. Nesta sessão, Manuel Correia Fernandes apresenta, em modelo de conferência performativa, com recurso à palavra e ao desenho, várias ideias lançadas quando do início do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (2015-2017). Será também a ocasião para discutir algumas questões prementes, da avenida da Boavista ao novo Matadouro, passando pelo Programa Metropolitano de Qualificação da EN12/Circunvalação, ou, ainda, pelos projetos para fortalecer a relação da cidade com o rio e as travessias do Douro.
Evento gratuito. Mais informações: https://casadaarquitectura.pt/pt/
Quando: 24 de janeiro, 15h00
Onde: Casa da Arquitectura, Real Vinícola
DOMINGOS ESPACIAIS - ATIVIDADES SERVIÇO EDUCATIVO - CASA DA ARQUITECTURA
No último domingo de cada mês, a Casa da Arquitectura tem preparada uma atividade espacial para pais e bebés dos 0 aos 3 anos. São criadas paisagens lúdicas de livre experimentação, realizadas storytelling, feitas brincadeiras com luz, sombras, cores e sons. Será um espaço de partilha onde se juntará a comunidade mais nova da Casa da Arquitectura.
Mais informações: https://casadaarquitectura.pt/pt/
Quando: 25 de janeiro, 10h00 – 12h00
Onde: Casa da Arquitectura, Real Vinícola
ENTRELINHAS – CLUBE DE LEITURA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
“Creio que uma forma de felicidade é a leitura.” Jorge Luís Borges
Depois de um primeiro encontro marcado pela partilha e pela conversa aberta e animada, o novo ano começa com uma nova sessão do Entrelinhas Clube de Leitura.
No sábado, 24 de janeiro, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em parceria com o Entrelinhas Clube de Leitura, volta a abrir as portas a todas as pessoas que gostam de ler, procurando transformar a leitura, tantas vezes solitária, numa experiência coletiva.
Reserve a data na sua agenda e junte-se a nós para trocar ideias, descobrir novos autores, ouvir outras perspetivas e partilhar leituras em boa companhia.
Entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia, através do formulário https://forms.gle/kX61GGL4wVumGAfS8
Quando: 24 de janeiro, 10h00-13h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
CONTAMOS CONTIGO! – HORA DO CONTO "O DRAGÃO UM POUCO EGOÍSTA", DE NICOLA KINNEAR + OFICINA CRIATIVA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
"Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!"
No dia 24 de janeiro, sábado, vamos conhecer a história "O Dragão um pouco egoísta" de Nicola Kinnear, e embarcar numa viagem divertida e emocionante que nos convida a refletir sobre a amizade e a partilha. Na oficina criativa, cada criança irá criar o seu próprio livro, dando forma às suas ideias e aos seus sonhos.
Vem descobrir esta história encantadora e participa na nossa oficina criativa, onde a imaginação ganha vida!
𝐴 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑔𝑟𝑎𝑡𝑢𝑖𝑡𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑠𝑢𝑗𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑟𝑒́𝑣𝑖𝑎, 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑢𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜 https://forms.gle/K8nT6yt9oAz7KEFj8
𝐹𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 3 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑚𝑎́𝑥𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 25 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠.
Quando: 24 de janeiro, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
CONTAMOS CONTIGO! – SESSÃO ESPECIAL EM INGLÊS – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No sábado, 24 de janeiro, a biblioteca recebe o autor Mike Beil para a apresentação do seu livro Lantern Sam and the Blue Streak Bandits.
Sam é um gato detetive sarcástico e espirituoso que fala. Não tem muita paciência para humanos (a menos que lhe tragam sardinhas), mas quando o pequeno Henry não consegue encontrar a sua nova amiga, a exuberante Ellie, Sam é chamado a ajudar. Mas será que Ellie ainda está a bordo do comboio? Terá o vendedor, com o seu baú cheio de amostras, levado a menina às escondidas? E por que razão aquele casal continua a agir de forma tão suspeita?
On Saturday, January 24, at 3 p.m., join us for a special storytime session with author Mike Beil, who will present his book "Lantern Sam and the Blue Streak Bandits".
“Lantern Sam is a wise-cracking, sarcastic, talking cat who lives aboard the Lake Erie Shoreliner train — and one of the best detectives nobody knows about. He has little patience for humans (unless they bring sardines), but when ten-year-old traveler Henry can’t find his new friend, the exuberant Ellie, Sam is called in to help. Is Ellie still on the train? Did the salesman with a trunk full of samples take her off?"
After the reading, families are invited to take part in a creative workshop where imagination comes to life. Join us for an afternoon of stories, mystery, and creativity.
Vem descobrir esta história original e divertida e participa na nossa oficina criativa, onde a imaginação ganha vida.
Free activity, but prior registration required |Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia https://forms.gle/1GckNLgoqnkFBMpJ6
Families with children aged 3 or older, max. 20 people | Famílias com crianças + 3 anos, máx. 20 participante
Quando: 24 de janeiro, 15h00 | January 24, 2026, 3h00pm
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
FEIRA DOS GOLFINHOS – JARDIM BASÍLIO TELES
Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 17h00, no Jardim de Basílio Teles.
Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt
Quando: 25 de janeiro, das 10h00 às 17h00
Onde: Jardim Basílio Teles
ENCONTRO DE JANEIRAS – IGREJA DE GUIFÕES
No próximo domingo, 25 de janeiro, a Igreja Paroquial de Guifões vai ser palco de mais um encontro de Janeiras.
A organização é do Rancho Regional de Guifões e a iniciativa conta com a participação da ASPRECA- Grupo de Danças e Cantares de Alfena e do Rancho Folclórico do Passal.
Quando: 25 de janeiro, 15h00
Onde: Igreja de Guifões
EXPONOIVOS 2026 - EXPONOR, LEÇA DA PALMEIRA
No próximo fim de semana, 24 e 25 de janeiro, na Exponor, vai decorrer mais uma edição da Exponoivos – a Feira de Serviços e Produtos para o Casamento.
Programa completo em https://www.exponoivos.pt/porto/programa-porto
Quando: 24 e 25 de janeiro, das 11h00 às 20h00
Onde: Exponor, Leça da Palmeira
DIA DO CLUBE CITYGOLF – CITYGOLF
Aproxima-se mais uma competição de golf que decorrerá já no próximo sábado.
SHOTGUN às 08:30| 18 Buracos - Texas Scramble Strokeplay | Equipas de 4 jogadores | Sorteio por HCP´s
VALOR DE INSCRIÇÃO - Green-fee - gratuito | Almoço - Sócio ou Convidado de Sócio - 20€ por pessoa
Entrega de Prémios da Época de 2025 | Apresentação da Época de 2026
PRÉMIOS | 1ª e 2ª Equipa Classificada
INSCRIÇÕES | 229 563 401 | 926 550 273
info@citygolf.pt | www.citygolf.pt
Quando: 24 de janeiro, 08h30
Onde: Citygolf
2ª PAR NORTE CLASSE OPTIMIST 2025/2026 – MARINA DE LEIXÕES
Está a chegar a 2ª Prova de Apuramento Regional Norte para a Classe Optimist 2025/2026.
Nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, os jovens velejadores desta classe estarão reunidos em Leixões para a disputa de 2 dias de regatas.
Inscrições: https://clubevelaatlantico.pt/event/2a-par-optimist-2026/
Quando: 24 e 25 de janeiro
Onde: Marina de Leixões
EXPOSIÇÃO OLGA NORONHA - FILIGRANA– GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A exposição BioFiligrana®, com coordenação de Olga Noronha, inaugurada em meados de dezembro na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, estará patente neste espaço até 31 de janeiro deste ano.
Desenvolvida no âmbito do projeto de investigação “Estudo de padrões de filigrana para aplicações em joalharia biomédica”, a exposição BioFiligrana® reúne um conjunto de peças que exploram a interseção entre arte, design, ciência e património. O projeto propõe uma abordagem pioneira ao investigar como os padrões e técnicas tradicionais da filigrana podem ser aplicados ao desenho e desenvolvimento de placas de fixação óssea e outros dispositivos médicos, reinterpretando-os enquanto objetos de valor estético, simbólico e poético.
A exposição apresenta um percurso que revela não apenas os processos técnicos e científicos envolvidos, mas também a dimensão conceptual que resulta desta fusão entre tradição artesanal e investigação contemporânea. As peças convidam o público a refletir sobre novas possibilidades de diálogo entre o corpo humano, a materialidade biomédica e a linguagem ornamental da filigrana, uma das mais emblemáticas expressões do património português.
BioFiligrana® partilha resultados de uma investigação em curso no seio da esad—idea, reforçando o papel da prática artística e do design enquanto agentes de inovação transdisciplinar. A coordenação de Olga Noronha, artista e designer reconhecida pelo seu trabalho na área da joalharia médica, confere ao projeto uma perspetiva única e profundamente ligada às questões do corpo, da cura e da tecnicidade.
A entrada é livre.
Quando: até 31 de janeiro | Horário: segunda a sexta-feira: 09h30 – 19H; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30.
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO DE OBRAS DOS ARTISTAS DIANA COSTA E VICTOR COSTA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
No Museu da Memória de Matosinhos, está patente uma pequena mostra de obras dos artistas Diana Costa e Victor Costa, criadas durante a sua participação nos Simpósios de 2008 e 2010.
A exposição estará patente até 22 de fevereiro no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00 Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)
Quando: até 22 de fevereiro de 2026 | Horários: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “ORIGEM E INOCÊNCIA: UMA JORNADA PELA MEMÓRIA” DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.
Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.
No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.
A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.
Quando: até 1 de março | Horários: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “KENGO KUMA: ONOMATOPEIA” - CASA DA ARQUITECTURA
A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.
A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.
Mais informações em www.casadaarquitectura.pt
Quando: até 8 de março
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – CASA DO DESIGN, MATOSINHOS.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, esta edição, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.
A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.
Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.
Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/
Quando: até 29 de março
Onde: Porto e Matosinhos
EXPOSIÇÃO "JORGE PINHEIRO E PEDRO TUDELA" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Até 29 de março, na Galeria Municipal de Matosinhos, estará patente a exposição “Jorge Pinheiro e Pedro Tudela”.
Integrada no Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, esta exposição reúne obras de pintura, desenho, escultura e instalação sonora de Jorge Pinheiro (Coimbra, 1931) e Pedro Tudela (Viseu, 1962), dois artistas com linguagens plásticas muito distintas, mas que se tocam em pontos-chave, através daqueles que são os elementos centrais das suas práticas artísticas: estruturas compositivas baseadas em padrões, modulações, ritmo e serialidade.
Quando: até 29 de março | Horário: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “ARQUITETURA POLÍTICA DESENHADA. A PROPÓSITO DE MANUEL CORREIA FERNANDES” – GALERIA DA CASA DA ARQUITECTURA
Está patente, na Casa da Arquitectura, uma exposição inteiramente dedicada ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea. A mostra tem por base o vasto acervo doado à instituição em novembro de 2022 e propõe um retrato profundo de mais de 60 anos de atividade, revelando também as múltiplas dimensões da sua vida pessoal e cívica.
Intitulada “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, a exposição conta com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e convida o público a uma viagem multifacetada pelo percurso de um arquiteto cuja prática transcendeu largamente os limites do ateliê.
Mais informações: https://casadaarquitectura.pt
Quando: até 26 de abril | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-18h00; fim de semana e feriados: 10h00-19h00
Onde: Galeria da Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO AGOSTINHO SALGADO: 120 ANOS DO SEU NASCIMENTO – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"Onde a luz demora: Pintura, ofício e memória" celebra os 120 anos do nascimento do pintor Agostinho Salgado.
Ao percorrer os grandes temas da produção artística de Agostinho Salgado, assinalamos os 120 anos do nascimento do pintor criando diálogos entre esboços, desenhos, fotografias, cartas e pinturas. Para além da coleção municipal, a exposição integra obras de instituições parceiras, revelando a figura de um criador atento, rigoroso e incansável, cuja prática conjuga disciplina e técnica com uma permanente vontade de experimentação
A exposição estará patente ao público até 3 de maio.
Entrada: 1€ (gratuito ao domingo)
Quando: até 3 de maio | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; sábados e domingos: 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
EXPOSIÇÃO “PEOPLE IN MOTION” – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO
Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.
O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.
Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.
A exposição poderá ser visitada até 31 de maio, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.
Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion
Quando: até 31 de maio | Horários: quarta-feira a domingo, 10h00-18h30
Onde: Mosteiro de Leça do Balio
CONCERTO SOLIDÁRIO – SALÃO PAROQUIAL DE PERAFITA
O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto realiza no próximo sábado, 24 de janeiro, um concerto de Cordas Solidário. Trata-se de um evento especial onde a música se transforma em esperança.
No Concerto de Cordas Solidário, cada nota tocada será um convite à empatia e à partilha. Ao garantir o seu bilhete, está a contribuir para uma causa maior, ajudando-nos a continuar a cuidar, apoiar e transformar.
Direção de André Gamelas e participações especiais de Hélder Barbosa (clarinete) e Paulo Oliveira (piano)
Bilhetes disponíveis em:
- Receção do Centro Padre Ângelo e todas as suas Valências;
- Junta de Freguesia de Perafita.
Mais informações em https://www.facebook.com/profile.php?id=61583352381001
Quando: 24 de janeiro, 16h00
Onde: Salão Paroquial de Perafita
MADEIRO DE SANTA CRUZ DO BISPO - LARGO DA VISCONDESSA, SANTA CRUZ DO BISPO
O Madeiro volta a acender-se no Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo, reunindo a comunidade à volta de uma tradição que atravessa gerações.
Este momento pretende juntar família e amigos num ambiente de partilha, onde o calor da fogueira se mistura com os cantares das Janeiras, a convivência e a alegria de estarmos juntos.
O evento conta com a participação e o apoio dos Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, bem como dos Grupos Folclóricos, Coros paroquiais e com a recriação teatral do grupo teatro Getepepe, num verdadeiro encontro de tradições.
Com origem nas celebrações do solstício de inverno, o Madeiro recorda a antiga recolha de lenha feita pela população, que se reunia nos largos das aldeias para acender a fogueira e aquecer a noite ao som das Janeiras.
Uma tradição que se mantém viva, porque é vivida em comunidade.
Quando: 24 de janeiro, 21h00
Onde: Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo
Fonte/Foto: CM Matosinhos