O fim de semana em Matosinhos será marcado por uma programação variada, que cruza desporto, cultura e lazer. Em destaque, a 32.ª edição do Grande Prémio dos Reis, prova já emblemática do concelho, bem como a apresentação do livro de Filipe Rodrigues, integrada na exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”. A agenda inclui ainda outros eventos culturais, desportivos e recreativos, boas sugestões para visitar Matosinhos no fim de semana que se aproxima. Veja aqui toda a programação.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE PINTURA “ORIGEM E INOCÊNCIA. UMA JORNADA PELA MEMÓRIA’, DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
O Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa) inicia o novo ano com um encontro especial dedicado à Pintura, à Memória e à criação artística.
No próximo sábado, 10 de janeiro, às 16h00, o historiador Gonçalo Marques e o artista Filipe Rodrigues irão conversar sobre o livro de pintura ‘Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória’, lançado a propósito da exposição de pintura criada para o Museu da Memória de Matosinhos.
Esta será uma oportunidade única para mergulhar no universo do artista, conhecer melhor o seu percurso criativo e compreender a importância da Memória e da História na conceção desta exposição e da obra apresentada.
Quando: 10 de janeiro de 2026, 16h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
32º GRANDE PRÉMIO DOS REIS – PAÇOS DO CONCELHO – MATOSINHOS
Na manhã do próximo sábado, 10 de janeiro, a tradição vai voltar a cumprir-se com mais uma edição do “Grande Prémio dos Reis”. Centenas de atletas irão participar nesta que será a 32ª edição da competição que todos os anos junta atletas de várias entidades, nomeadamente do desporto adaptado, e alunos das escolas do concelho de nesta prova histórica que percorre as artérias circundantes aos Paços do Concelho.
A partida decorre no Parque Basílio Teles, junto à Câmara Municipal, pelas 10h00.
Destinatários – G/E de Atletismo; G/E de Desporto Adaptado; Escolas de Matosinhos; Clubes de Atletismo e Associados da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual).
Uma organização da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Matosinhos com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 10 de janeiro
- 09h30 -10h00 – Receção / Entrega de Dorsais
- 10h15 – 12h30 – Competição - Provas do GP dos Reis e Atletismo no Parque
- 13h00 – Regresso das Comitivas
Onde: Paços do Concelho – Matosinhos
BLÁBLÁBLÁ – BALLETEATRO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
No próximo fim de semana, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá o espetáculo BláBláBlá.
Sinopse: No teatro fala-se muito, fala-se de tudo, porque vezes demais, e por isso neste espetáculo tudo é mote de conversa. A partir dos textos “Vocabulário” e “O pior” de José Maria Vieira Mendes, “Blábláblá” comenta tudo o que há para comentar mesmo que não existam razões aparentes para isso. Mas, nestes tempos contemporâneos, mais vale uma boa conversa que uma desconversa. A falar é que a gente se entende!
Ficha Artística:
Direção: André e. Teodósio
Interpretação: alunos do 3º ano de teatro do Balleteatro Escola Profissional
Textos: A partir da obra de José Maria Vieira Mendes
Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt/Comprar/Bilhetes/169031-blablabla_balleteatro-t_m_constantino_nery/
Quando: 9 de janeiro, 21h30 e 10 de janeiro, 16h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
CONTAMOS CONTIGO! – HORA DO CONTO ESPECIAL - SOM DA PALAVRA: A BRINCAR COM OS ANIMAIS
No dia 10, às 11h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe Ana Sousa, com o projeto o Som da Palavra, um concerto pedagógico pensado para crianças e famílias, onde a música e a literatura se encontram de forma divertida e envolvente.
Era uma vez… uma rã que tocava tambor, quatro ratinhos muito gulosos e uma galinha que se casou com um rato. O que têm todos estes animais em comum? Vão estar todos juntos para dar vida às histórias mais divertidas, num espetáculo cheio de imaginação e som.
Ao longo da sessão, o público irá escutar obras musicais interpretadas em saxofone e excertos literários, onde a música surge como fonte de inspiração para a narrativa.
A experiência torna-se ainda mais especial com a participação ativa das crianças e das famílias, através de jogos e atividades interativas.
𝐴 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑔𝑟𝑎𝑡𝑢𝑖𝑡𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑠𝑢𝑗𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑟𝑒́𝑣𝑖𝑎, 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑢𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜 https://forms.gle/GuUhJV98jtaLcNT1A
𝐹𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 3 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑚𝑎́𝑥𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 25 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠.
Quando: 10 de janeiro, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
'DISSE: NÃO, NO CASAMENTO' - APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE POESIA DE AUGUSTO FILIPE GONÇALVES – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe, no próximo dia 10 de janeiro, a apresentação do livro de poesia "Disse: Não, no casamento", de Augusto Filipe Gonçalves.
Nasceu em 1984 em Penafiel. É licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídicas, Internacionais e Europeias pela Universidade Lusíada do Porto, tendo ainda uma pós-graduação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante pelo Instituto CRIAP (Porto).
Frequentou diversas formações na área da escrita criativa, escrita de argumentos e guiões e poesia, destacando-se "Escrever a Espreitar a Poesia" (Escrever Escrever).
É coautor das antologias "Liberdade: entre o sono e o sonho", "Três quartos de um amor", "Quarentena – memórias de um país confinado" (Portugal) e "Enquanto espero" (Brasil), bem como de vários números da revista digital "Ecos da Palavra".
É autor do livro de poesia "Sofia, a visão poética filosófica" e do romance "Mulher de sucesso". Em setembro de 2025 lançou "Disse: Não, no Casamento".
Sinopse
O casamento, é um momento marcante. A passagem da vida a dois, em que se espera ser um sonho tornado realidade.
Todavia, acontecem situações inesperadas, desde desconfianças da noiva, o noivo que adoece, um noivo que se atrasa no dia de casamento, um sapato que se quebra a caminho do altar, um padre e uma noiva envoltos no mundo do crime, uma magistrada que se envolveu com uma testemunha tempos antes de se encontrarem em tribunal, uma convidada que teve a ousadia de ir de branco no casamento, uma aliança de casamento que cai no momento da celebração, até mesmo à noiva dizer que não, quando todos esperam o sim, onde?
Em pleno altar…
Eis alguns poemas que prenderão o leitor/ leitora de verso em verso, de estrofe em estrofe, de poema em poema até à última linha!
Entrada livre.
Quando: 10 de janeiro, 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
CANTARES AO MENINO – LEÇA DO BALIO
“A tradição volta a ecoar em Leça do Balio com os Cantares ao Menino, celebrando as Janeiras com música, partilha e espírito comunitário.
Programa:
Centro Social Paroquial do Padrão da Légua
6 e 8 de janeiro | 10h30
Início no infantário
Centro Social Leça Do Balio
8 de janeiro | 14h30
Início no lar
Grupo Folclórico D.Nuno Álvares Pereira
10 de janeiro | 21h30
início na Igreja de S. Pedro do Araújo
Venha celebrar connosco esta tradição tão especial, que une gerações através da música e da cultura popular.”
Quando: 6 a 10 de janeiro
Onde: Leça do Balio
CABO DO MUNDO CUP 2026 – KARTÓDROMO CABO DO MUNDO
A ronda 1 da Cabo do Mundo Cup 2026 realizar-se-á no próximo sábado, 10 de janeiro, no Kartódromo do Cabo do Mundo.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 10 de janeiro de 2026
Onde: Kartódromo Cabo do Mundo
EXPOSIÇÃO OLGA NORONHA - FILIGRANA– GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A exposição BioFiligrana®, com coordenação de Olga Noronha, inaugurada em meados de dezembro na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, estará patente neste espaço até 31 de janeiro deste ano.
Desenvolvida no âmbito do projeto de investigação “Estudo de padrões de filigrana para aplicações em joalharia biomédica”, a exposição BioFiligrana® reúne um conjunto de peças que exploram a interseção entre arte, design, ciência e património. O projeto propõe uma abordagem pioneira ao investigar como os padrões e técnicas tradicionais da filigrana podem ser aplicados ao desenho e desenvolvimento de placas de fixação óssea e outros dispositivos médicos, reinterpretando-os enquanto objetos de valor estético, simbólico e poético.
A exposição apresenta um percurso que revela não apenas os processos técnicos e científicos envolvidos, mas também a dimensão conceptual que resulta desta fusão entre tradição artesanal e investigação contemporânea. As peças convidam o público a refletir sobre novas possibilidades de diálogo entre o corpo humano, a materialidade biomédica e a linguagem ornamental da filigrana, uma das mais emblemáticas expressões do património português.
BioFiligrana® partilha resultados de uma investigação em curso no seio da esad—idea, reforçando o papel da prática artística e do design enquanto agentes de inovação transdisciplinar. A coordenação de Olga Noronha, artista e designer reconhecida pelo seu trabalho na área da joalharia médica, confere ao projeto uma perspetiva única e profundamente ligada às questões do corpo, da cura e da tecnicidade.
A entrada é livre.
Quando: até 31 de janeiro | Horário: segunda a sexta-feira: 09h30 – 19H; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30.
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO DE OBRAS DOS ARTISTAS DIANA COSTA E VICTOR COSTA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
No Museu da Memória de Matosinhos, está patente uma pequena mostra de obras dos artistas Diana Costa e Victor Costa, criadas durante a sua participação nos Simpósios de 2008 e 2010.
A exposição estará patente até 22 de fevereiro de 2026 no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00 Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)
Quando: até 22 de fevereiro de 2026 | Horários: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “ORIGEM E INOCÊNCIA: UMA JORNADA PELA MEMÓRIA” DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.
Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.
No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.
A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.
Quando: até 1 de março de 2026 | Horários: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “KENGO KUMA: ONOMATOPEIA” - CASA DA ARQUITECTURA
A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.
A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.
Mais informações em www.casadaarquitectura.pt
Quando: até 8 de março
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – CASA DO DESIGN, MATOSINHOS.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, esta edição, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.
A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.
Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março de 2026, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.
Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/
Quando: até 29 de março de 2026
Onde: Porto e Matosinhos
EXPOSIÇÃO "JORGE PINHEIRO E PEDRO TUDELA" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Até 29 de março de 2026, na Galeria Municipal de Matosinhos, estará patente a exposição “Jorge Pinheiro e Pedro Tudela”.
Integrada no Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, esta exposição reúne obras de pintura, desenho, escultura e instalação sonora de Jorge Pinheiro (Coimbra, 1931) e Pedro Tudela (Viseu, 1962), dois artistas com linguagens plásticas muito distintas, mas que se tocam em pontos-chave, através daqueles que são os elementos centrais das suas práticas artísticas: estruturas compositivas baseadas em padrões, modulações, ritmo e serialidade.
Quando: até 29 de março | Horário: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “ARQUITETURA POLÍTICA DESENHADA. A PROPÓSITO DE MANUEL CORREIA FERNANDES” – GALERIA DA CASA DA ARQUITECTURA
Está patente, na Casa da Arquitectura, uma exposição inteiramente dedicada ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea. A mostra tem por base o vasto acervo doado à instituição em novembro de 2022 e propõe um retrato profundo de mais de 60 anos de atividade, revelando também as múltiplas dimensões da sua vida pessoal e cívica.
Intitulada “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, a exposição conta com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e convida o público a uma viagem multifacetada pelo percurso de um arquiteto cuja prática transcendeu largamente os limites do ateliê.
Mais informações: https://casadaarquitectura.pt
Quando: até 26 de abril | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-18h00; fim de semana e feriados: 10h00-19h00
Onde: Galeria da Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO AGOSTINHO SALGADO: 120 ANOS DO SEU NASCIMENTO – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"Onde a luz demora: Pintura, ofício e memória" celebra os 120 anos do nascimento do pintor Agostinho Salgado.
Ao percorrer os grandes temas da produção artística de Agostinho Salgado, assinalamos os 120 anos do nascimento do pintor criando diálogos entre esboços, desenhos, fotografias, cartas e pinturas. Para além da coleção municipal, a exposição integra obras de instituições parceiras, revelando a figura de um criador atento, rigoroso e incansável, cuja prática conjuga disciplina e técnica com uma permanente vontade de experimentação
A exposição estará patente ao público até 3 de maio de 2026.
Entrada: 1€ (gratuito ao domingo)
Quando: até 3 de maio | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; sábados e domingos: 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
EXPOSIÇÃO “PEOPLE IN MOTION” – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO
Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.
O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.
Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.
A exposição poderá ser visitada até 31 de maio, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.
Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion
Quando: até 31 de maio | Horários: quarta-feira a domingo, 10h00-18h30
Onde: Mosteiro de Leça do Balio
“ANTES QUE O MUNDO ACABE”, DRAMATURGIA, ENCENAÇÃO E DIREÇÃO MUSICAL DE DIANA BARNABÉ - TEATRO AURORA DA LIBERDADE, MATOSINHOS
E se pudesse apagar o que dói?
E se recordar só o que convém fosse a chave da paz social?
‘ANTES QUE O MUNDO ACABE’ - Um espetáculo musical satírico sobre controlo tecnológico, poder político e identidade humana.
Num futuro onde as memórias se compram, vendem e arquivam, o NEUROCLEAN™ promete um futuro sem passado.
Mas… a que custo?
Festival de Teatro Amador Aurora da Liberdade. CICLO – Coletivo de Investigação e Criação Livre.
Quando: 10 de janeiro, 21h30
Onde: Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos
Fonte/Foto: CM Matosinhos