Em
A Voz de Matosinhos

2025/11/27

Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos

Concelho

Em Matosinhos já cheira a Natal um pouco por todo o concelho. Iluminações, espetáculos de som e luz, feira de artesanato, Aldeia natal, música, atividades para os mais novos, feira do livro, exposições, eventos desportivos, são algumas das sugestões que lhe apresentamos para o próximo fim de semana.

 

NATAL EM MATOSINHOS – VÁRIOS LOCAIS DO CONCELHO

É na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, que arranca a quadra natalícia 2025 no concelho de Matosinhos.

Às 18h00, abre ao público a Aldeia de Natal, na Praça Guilherme Pinto. Até 6 de janeiro, o espaço terá equipamentos temáticos, mercadinho de Natal, comboio, roda gigante, carrosséis, espaços de leitura e oficinas, animação itinerante e zonas de convívio. O local terá ainda uma árvore de Natal com cerca de 30 metros, que integra um espetáculo de luz em vários horários diários.

Pelas 18h30, haverá a inauguração oficial das iluminações de Natal junto ao Edifício dos Paços do Concelho. Até 7 de janeiro, realiza-se diariamente o espetáculo de som e luz, com sessões programadas ao longo da tarde e noite.

Por sua vez, nas freguesias, as iluminações serão ligadas nos seguintes horários: Lavra (17h30), Perafita (17h45), Custóias (19h15), Guifões (19h30), Leça do Balio (19h45), Leça da Palmeira (20h00), Santa Cruz do Bispo (20h15) e Senhora da Hora (20h30). Em S. Mamede de Infesta, as luzes serão ligadas como habitualmente no dia 1 de dezembro, coincidindo com o desfile de Pais Natal.

Este ano, as iluminações de Natal terão como tema “Ondas de luz e Magia do Natal”. No total, serão mais de 16,8 quilómetros de iluminação, 1,7 milhões de lâmpadas LED e 1.740 peças luminosas, bem como elementos tridimensionais, infraestrutura digital e pontos de visibilidade diurna.

Entre as soluções criadas para espaços emblemáticos incluem-se uma experiência de fotografia 360º no Mercado de Matosinhos, aplicações de realidade aumentada, iluminação inspirada nas marés na Rotunda da Anémona, sistemas luminosos inovadores no Largo do Souto e na Rua Ló de Ferreira, e a “Passagem de Luz e Cor”, presente em todas as freguesias.

Também na sexta, pelas 19h00, será inaugurada a FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos, que estará patente no Parque Basílio Teles até 23 de dezembro. O mercado reúne cerca de 80 expositores de todo o país com produtos alimentares, artesanato, livros, moda, joalharia e artigos de design. O acesso é livre.

Já o tradicional concerto de Natal está marcado para 18 de dezembro, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, interpretado pelo Ensemble Vocal Pro Musica. O programa reúne repertório natalício e sacro dos séculos XVII a XXI. A entrada é livre, limitada à capacidade do espaço.

Outros destaques da programação de Natal deste ano é a Feira do Livro Municipal, que se distribui pelo Museu da Quinta de Santiago, Museu da Memória de Matosinhos e Galeria Municipal até 21 de dezembro. O programa integra conversas, sessões dedicadas a famílias, leitura pública e atividades paralelas.

Em dezembro, chega também a Festa da Poesia, que, entre os dias 3 e 8, reúne autores, músicos e intérpretes em debates, oficinas e apresentações em vários espaços culturais.

Para o público jovem, as Casas da Juventude dinamizam entre 17 de dezembro e 2 de janeiro um programa de pausas letivas com workshops de robótica, atividades desportivas, artes circenses, visitas e o espetáculo no gelo. A participação é sujeita a inscrição semanal.

No comércio tradicional, dois concursos marcam o período natalício: o “Montras de Natal”, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, com votação pública e prémios monetários, e o concurso “Melhores Vizinhos de Matosinhos”, que atribui vales de compras aos participantes mais assíduos nos estabelecimentos aderentes.

Os mercados municipais promovem várias iniciativas, incluindo showcookings dedicados ao Natal, oficinas criativas, atividades para crianças e sessões de ilustração ao vivo. Realiza-se ainda o Mercado Mini Porto Belo, em duas edições, com compra e venda de brinquedos e artigos infantis por crianças.

O programa integra ainda ações físicas e desportivas nas piscinas municipais, eventos associativos, torneios juvenis, feiras temáticas e atividades formativas nos equipamentos culturais.

Toda a informação e horários podem ser consultados em https://www.cm-matosinhos.pt/evento/natal-em-matosinhos-2025 

Quando: 28 de novembro a 7 de janeiro de 2026

Onde: Matosinhos

 


 

OJM & VÍCTOR CARRASCOSA – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

O trompetista de Barcelona, Víctor Carrascosa, é o convidado de mais um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos dedicado aos jovens solistas da Península Ibérica. Cresceu imbuído na tradição do jazz e fez da improvisação o seu meio de expressão mais natural. Com apenas 21 anos, toca com confiança, sensibilidade e sofisticação. Tem partilhado palcos de aquém e além-mar com músicos notáveis da cena jazzística espanhola e internacional e gravou em nome próprio Victor Carrascosa Quartet - Firm Roots.

Neste concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigido por Daniel Dias, vão ser ouvidos temas de alguns dos nomes mais interessantes da escrita para big band, como Maria Schneider, Jim McNeely, Thad Jones ou Perico Sambeat. Como vem sendo habitual neste ciclo, o convidado traz ainda duas peças da sua autoria, com arranjos para a ocasião da pena de Javier Pereiro e Josué Santos. O ciclo Novos Talentos do Jazz realiza-se desde 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt/ 

Quando: 28 de novembro, 22h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

 


 

JUNTOS PEL'ARTE – GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA, SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO E PARQUE BASÍLIO TELES

Criado pela APPACDMM- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos, o Juntos pel’Arte é, desde 2004, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos. De participação gratuita, o evento junta dezenas de escolas públicas, instituições de apoio à inclusão e outras entidades do concelho num trabalho colaborativo que procura promover o respeito pela diversidade, estimular competências artísticas e reforçar a participação cultural de pessoas com diferentes perfis e necessidades.

A edição deste ano decorre até 3 de dezembro, ocupando três espaços do município: a Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Salão Nobre dos Paços do Concelho e o Parque Basílio Teles.

A 26.ª edição do Juntos pel’Arte apresenta um calendário diversificado, que integra oficinas criativas, workshops especializados, apresentações de dança e música, teatro, demonstrações e uma caminhada temática.

As oficinas incluem áreas como tapeçaria, expressão plástica decorativa, música, capoeira, criação de peças em papel, expressão corporal e atividades de contacto com a natureza.

Na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca é possível visitar uma exposição de pintura, escultura e cerâmica produzida pelos participantes. A mostra reúne dezenas de peças criadas no âmbito das atividades anuais das instituições. Parte dos trabalhos está disponível para venda, revertendo o valor diretamente para os organismos envolvidos. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 09h30 às 12h30, e das 13h30 às 17h30.

Quando: até 3 de dezembro

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Salão Nobre dos Paços do Concelho e Parque Basílio Teles

 


 

FaMa Natal – Feira de Artesanato de Matosinhos – Jardim Basílio Teles

O Mercado de Natal de Matosinhos regressa para mais um ano, nesta tradição natalícia que já conta com 19 anos.

No local, estarão cerca de 80 expositores provenientes de todo o país. Até ao dia 23 de dezembro terá no recinto vários stands de artesanato típico e urbano, com os tradicionais produtos alimentares, como queijos, enchidos, chocolates e outras iguarias, mas também produtos de design, livros, moda, decoração e joalharia.

Entrada livre.

Horários: Inauguração: 18h30. De domingo a quarta das 11h00 às 19h30; quinta, sexta, sábado e vésperas de feriado, das 12h00 às 23h00.

Quando: 28 de novembro a 23 de dezembro

Onde: Jardim Basílio Teles

 


 

Aldeia de Natal - Praça Guilherme Pinto

Este ano muitas serão as surpresas para miúdos e graúdos, com paradas de Natal e animação itinerante, Jogos de Natal, Círculos de Leitura e workshops alusivos ao tema. Famílias e amigos poderão celebrar este momento mágico do ano ainda com mais momentos de animação e de partilha, não esquecendo os espaços do Grande Postal de Natal e ainda o cantinho para a doação de prendas. Por forma a eternizar esta experiência pode ainda usufruir de um espaço de fotografia. Dias e momentos imperdíveis!

Entrada Livre.

Horário: Inauguração às 18h00. De segunda a quinta-feira das 16h às 20h; sexta-feira das 16h às 22h; sábado das 15h às 22h; domingos e feriados das 15h às 20h. Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2025 e 1 de janeiro de 2026.

Quando: 28 de novembro a 6 de janeiro

Onde: Praça Guilherme Pinto

 


 

Isabel Meyrelles ‘Raízes e Horizontes’ – Conversa com os curadores – Galeria Municipal de Matosinhos

No próximo sábado, 29 de novembro, pelas 16h, a Galeria Municipal de Matosinhos será palco de uma conversa entre os curadores da exposição ‘Raízes e Horizontes’, de Isabel Meyrelles.

Marlene Oliveira e Perfecto E. Cuadrado irão promover um momento de diálogo e reflexão sobre a artista, a sua obra, e a exposição que se encontra patente na Galeria, e que pode ser visitada até ao dia 30 de novembro.

Quando: 29 de novembro, 16h

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

FEIRA DO LIVRO MUNICIPAL - MUSEU QUINTA DE SANTIAGO/ MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS/ GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Até 21 de dezembro, três equipamentos municipais, o Museu Quinta de Santiago, o Museu da Memória de Matosinhos e a Galeria Municipal de Matosinhos, acolhem mais uma vez esta iniciativa inserida na época natalícia que terá como habitualmente uma programação especial associada.

Reunindo mais de uma centena de títulos editados, coeditados ou adquiridos pela Câmara Municipal de Matosinhos — nas áreas da literatura, artes plásticas e património — os três espaços da Feira apresentam obras que contam a história, a identidade e a criatividade do concelho. Com descontos entre 30% e 50%, o público encontrará propostas para todos os gostos, desde estudos sobre história local e arquitetura, a literatura portuguesa contemporânea e livros infantis.

No decorrer do evento, a programação será enriquecida por um conjunto de atividades culturais que irão animar os três espaços e promover o diálogo entre o livro, as artes e a memória coletiva. Conversas com autores e artistas, visitas encenadas, sessões para famílias e ações performativas fazem desta edição um momento de encontro e participação.

Tal como em anos anteriores, mantém-se a iniciativa “Um livro de oferta por cada 15 euros em compras”, uma forma de agradecer ao público e de incentivar a descoberta de novos títulos.

Visite a Feira do Livro Municipal e ofereça livros este Natal — cultura, memória e identidade em cada página
 

Programa paralelo:

• Sábado, 29 de novembro | 16h00 | Museu da Memória de Matosinhos

Conversa “Matosinhos – Arquitetura e Urbanismo em três modernidades”

Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço
 

• Domingo, 7 de dezembro | 10h00 e 15h00 | Museu da Memória de Matosinhos e Galeria Municipal de Matosinhos

Criança Traz Adulto – Domingo de Famílias

Atividade gratuita com inscrição prévia: casadobosque@cm-matosinhos.pt 
 

• Sábado, 13 de dezembro | 21h00 | Museu da Memória de Matosinhos

Ação Performativa de Filipe Rodrigues

Entrada gratuita, inscrição prévia: mumma@cm-matosinhos.pt 
 

• Domingo, 14 de dezembro | 10h00 | Museu da Quinta de Santiago

“Contos Matizadinhos” – “As aventuras do Ernesto em Matosinhos”, de Joel Cleto

Atividade gratuita com inscrição prévia: casadobosque@cm-matosinhos.pt 

Quando: até 21 de dezembro | Horário: Terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; Fim de semana e feriados das 15h00 às 18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, Museu da Memória e Galeria Municipal de Matosinhos, em Matosinhos

 


 

Archimarket – Mercadinho de Natal - Casa da Arquitectura

O Archimarket está de regresso já a partir de sábado na Casa da Arquitectura para uma nova edição com muitas atividades durante o fim de semana prolongado.

O evento reúne criadores portugueses das áreas do design, arquitetura, arte, mobiliário, joalharia, cerâmica e artes gráficas.

O mercado funciona no Espaço Álvaro Siza e apresenta marcas emergentes e estabelecidas. A Loja AMMA promove uma Flash Sale diária com peças exclusivas e edições limitadas.

A programação paralela decorre no espaço Caleidoscópio e inclui oficinas de criação manual. Estão programadas uma oficina de cerâmica, uma oficina de produção de velas artesanais em parceria com o Viva Lab e a atividade Robôs Criativos dirigida a crianças a partir dos 6 anos, também em parceria com o Viva Lab. Está incluído ainda um workshop de enfeites de Natal.

O Serviço Educativo da Casa da Arquitectura dinamiza atividades no mesmo período: Visores Arquitetónicos, Domingo Espacial, o Ensaio da Orquestra de Famílias de Matosinhos e a atuação da Orquestra Orff.

Entre os expositores confirmados encontram-se Ana Paula Allen, Didas, Sodo Collect, Brâmica, Mental, Teresa Rego Studio e a Feira da Alegria/AEFBAUP, entre outros participantes.

No dia 29 de novembro, a AMMA – Fashion Design Gallery inaugura uma exposição dedicada ao hairstylist Vasco Freitas. A sessão de abertura é pública e conta com música do DJ TABU e vinhos da Quinta de Tourais.

De 29 de novembro a 1 de dezembro, há exposições, mercadinho de Natal, workshops e música.

Programação completa em

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/eventos/archimarket-natal-na-casa-da-arquitectura-2025-12-01/ 

Quando: 29 de novembro a 1 de dezembro

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

CONTAMOS CONTIGO! HORA DO CONTO "O CUQUEDO E UM AMOR QUE METE MEDO” DE CLARA CUNHA E OFICINA CRIATIVA. – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

“Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar.”

No próximo sábado, dia 𝟐𝟗 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, às 𝟏𝟓𝐡𝟎𝟎, vamos descobrir a história “O Cuquedo e um amor que mete medo” de Clara Cunha.

Procurar o amor na selva pode ser… assustador! O nosso monstrinho preferido, o Cuquedo, anda à procura da namorada ideal. O critério é simples: ela tem de o assustar a sério!

Junta-te a nós para uma narrativa cheia de humor e ternura, com um final feliz - e suficientemente arrepiante para arrancar sorrisos - e, no final, participa na oficina criativa.

𝐴 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑔𝑟𝑎𝑡𝑢𝑖𝑡𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑠𝑢𝑗𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑟𝑒́𝑣𝑖𝑎, 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑢𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜 https://forms.gle/mUyD5YaL7azYcgYk9

Quando: 29 de novembro, 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL “O FRASCO DE ESTRELAS, DA AUTORIA DE JORGE COIMBRA E COM ILUSTRAÇÕES DE JOANA PINHO

No próximo sábado, 29 de novembro, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe a apresentação do livro infantil “O frasco de estrelas”, da autoria de Jorge Coimbra e com ilustrações de Joana Pinho, numa sessão conduzida por Conceição Pires.

Não pretendendo ser moralista, mas apenas apelar ao reconhecimento de que a inteligência é a arma eficaz para a solução de problemas, 𝑂 𝑓𝑟𝑎𝑠𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑒𝑙𝑎𝑠 é a estória de um jovem que, fascinado pelo céu estrelado que observa da janela do seu quarto, pretende ter uma estrela só para si. Empreende então uma caminhada e duros esforços para o conseguir. Ao longo do seu percurso vai ganhando consciência de que tal não é possível pois a realidade é que as estrelas que existem no céu são inatingíveis e que às várias outras que na terra estão ao seu alcance, não as deve retirar dos seus habitats sem que provoque a alteração destes e o desequilíbrio da harmonia do ambiente e a morte das estrelas que tanto ambiciona...

Entrada livre e gratuita.

Quando: 29 de novembro, 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

DAR ASAS AOS LIVROS - CLUBE DE LEITURA - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE INFESTA

O “Dar Asas aos Livros” está de regresso à Biblioteca Municipal de São Mamede de Infesta. Junta-te a nós na próxima sexta-feira, 28 de novembro, às 17h00, para novas partilhas e boas conversas.

Durante os encontros, os participantes são convidados a apresentar e debater uma obra que tenha marcado a sua vida. O objetivo é partilhar com o grupo a sua interpretação do texto, promovendo a reflexão sobre como esta é influenciada pela nossa mundividência.

Entrada livre e gratuita.

Quando: 28 de novembro, 17h00

Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta

 


 

MOVEMBER PADEL CUP – THE LOB - PADEL & PICKLEBALL, SÃO MAMEDE DE INFESTA

O Movember Padel Cup está aí. Para além da diversão, a iniciativa junta-se a uma causa: apoiar a saúde masculina e espalhar a mensagem de que cuidar de nós é importante.

Inscrições em https://padelteams.pt/p/dcvihj . Uma organização de ‘The Lob - Padel & Pickleball’ com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 27 a 30 de novembro

Onde: The Lob - Padel & Pickleball, São Mamede de Infesta

 


 

SUPER AULA – MATOSINHOS ATIVO – PISCINAS MUNICIPAIS DE MATOSINHOS

Integradas no programa Matosinhos Ativo, terão lugar em várias piscinas municipais várias aulas destinadas à população sénior.

Piscina Municipal de Leça do Balio – 25 de novembro, 10h15

Piscina Municipal de Matosinhos – 26 de novembro, 15h30

Piscina Municipal de S. Mamede de Infesta – 26 de novembro, 16h30

Piscina Municipal de Perafita – 27 de novembro, 15h30

Piscina Municipal de Custóias – 28 de novembro, 15h30

Mais informações no balcão das piscinas municipais.

Quando: 25 a 28 de novembro

Onde: Piscinas municipais de Matosinhos

 


 

JOGO DE BASQUETEBOL PORTUGAL – GRÉCIA – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebe, no próximo domingo, o jogo de basquetebol sénior, apuramento para o Mundial.

Uma organização da Federação Portuguesa de Basquetebol, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 30 de novembro, 17h00

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

 


 

ROOKIE RACE - EDIÇÃO DE NATAL - KARTÓDROMO DE CABO DO MUNDO

O Kartódromo do Cabo do Mundo recebe no próximo domingo uma competição com Karts 390cc numa edição especial de Natal!

As vagas são limitadas. Inscrições em rookie.race390@gmail.com 

Quando: 30 de novembro de 2025, 11h

Onde: Kartódromo de Cabo do Mundo

 


 

KIDS ATHLETICS INDOOR - PAVILHÃO DA ZONA DESPORTIVA DE LEÇA DA PALMEIRA

No dia 1 de dezembro, no Pavilhão da Zona Desportiva de Leça da Palmeira, terá lugar o circuito de atletismo em pavilhão “Matosinhos kids Athletics Indoor”.

Uma organização da Associação de Atletismo do Porto com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 1 de dezembro, 9h30

Onde: Pavilhão da Zona Desportiva de Leça da Palmeira (junto à pista de atletismo)

 


 

80 Anos de Voleibol do Leixões Sport Club – Salão Nobre da Câmara de Matosinhos

A comemoração dos 80 anos de voleibol do Leixões Sport Club decorre no próximo dia 1 de dezembro, pelas 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, com uma mesa-redonda com Humberto Silva, Cristina Costa Pereira, Nélson Puga e Madalena Canha.

Evento promovido pela ASVL – Associação Siza Voleibol Leixões com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport. Inscrições em asvleixoes@gmail.com.

Quando: 1 de dezembro, 16h00

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO "RAIZES E HORIZONTES: ISABEL MEYRELLES" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A Galeria Municipal de Matosinhos, que este ano assinala o seu 20º aniversário, apresenta a exposição “Raízes e Horizontes” de Isabel Meyrelles, escultora, poeta e tradutora.

A mostra apresenta um conjunto de esculturas em terracota e bronze, que revelam a profundidade e a força onírica características da obra da artista. Cada peça conduz o visitante a um universo onde convivem memória, imaginação e uma dimensão poética que rompe fronteiras.

É a primeira vez que a artista expõe em Matosinhos, a sua terra natal, onde nasceu a 29 de abril de 1929.

Residente em França desde o final da década de 1970, Isabel Meyrelles é reconhecida como uma das poucas figuras femininas do movimento surrealista português, tendo construído um percurso singular no panorama artístico nacional e internacional, marcado pela liberdade criativa e pela interligação entre escultura e poesia.

Para além do contributo no campo das artes plásticas e da literatura, Isabel Meyrelles destacou-se também na cena cultural portuguesa, tendo fundado com Natália Correia o histórico restaurante O Botequim, em Lisboa, espaço de encontro e de liberdade criativa.

“Raízes e Horizontes” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação Cupertino de Miranda, entidade que detém a coleção de obras agora apresentada ao público. A exposição ficará patente até 30 de novembro deste ano.

Quando: até 30 de novembro | Horário: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “CARACTÈRE”, DE MAB.KO – ESPAÇO IRENE VILAR

O Espaço Irene Vilar acolhe, até 7 de dezembro, a exposição Caractère, da artista Mab.ko. A mostra é composta por sete pinturas da série homónima e duas esculturas da série Rite, em que a artista multidisciplinar explora o seu vocabulário visual através de padrões geométricos, blocos de cor e linhas.

Para a inauguração, a artista também trouxe três peças da série Totem, que lhe rendeu o prémio na Mostra Nacional de Jovens Criadores em 2023. Confecionadas em papel cartão, areia e acrílico, essas esculturas de tamanho humano são concebidas como objetos de proteção.

Nascida em França e radicada no Porto, Mab.ko é formada em Arquitetura pela Escola Nacional de Arquitetura de Versalhes (2017) e vem construindo uma trajetória sólida nas artes visuais. A sua prática baseia-se na pesquisa de escala e composição, com o desenho como ponto de partida para a criação de padrões e formas arquetípicas. Esse gesto inicial desdobra-se em processos sistemáticos, nos quais cada coleção de desenhos dá origem a séries de pinturas e objetos tridimensionais.

Segundo a artista, a sua obra busca dar forma a novos arquétipos que dialogam com o inconsciente coletivo, evocando símbolos de proteção e contemplação inspirados em antigos instrumentos místicos e religiosos.

A exposição Caractère realiza-se em parceria com o Devity Studio e integra um ciclo expositivo iniciado em abril de 2024. O Espaço Irene Vilar está aberto ao público de terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h. A entrada é gratuita, e o acesso é realizado pela receção do Museu Quinta de Santiago.

Quando: até 7 de dezembro / Horário: terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago – Espaço Irene Vilar

 


 

MOSTRA COM OBRAS DOS ARTISTAS DIANA COSTA E VICTOR COSTA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

No Museu da Memória de Matosinhos, está patente uma pequena mostra de obras dos artistas Diana Costa e Victor Costa, criadas durante a sua participação nos Simpósios de 2008 e 2010.

A exposição estará patente até 22 de fevereiro de 2026 no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00 Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)

Quando: até 22 de fevereiro de 2026

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – CASA DO DESIGN, MATOSINHOS.

A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, este ano, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.

A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.

Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março de 2026, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.

Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: até março de 2026

Onde: Porto e Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “ORIGEM E INOCÊNCIA: UMA JORNADA PELA MEMÓRIA” DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.

Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.

No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.

A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.

Quando: até 1 de março de 2026 horários: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “KENGO KUMA: ONOMATOPEIA” - CASA DA ARQUITECTURA

A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março do próximo ano, a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.

A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.

Mais informações em www.casadaarquitectura.pt 

Quando: até 8 de março de 2026

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “ARQUITETURA POLÍTICA DESENHADA. A PROPÓSITO DE MANUEL CORREIA FERNANDES” – GALERIA DA CASA DA ARQUITECTURA

Está patente, na Casa da Arquitectura, uma exposição inteiramente dedicada ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea. A mostra tem por base o vasto acervo doado à instituição em novembro de 2022 e propõe um retrato profundo de mais de 60 anos de atividade, revelando também as múltiplas dimensões da sua vida pessoal e cívica.

Intitulada “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, a exposição conta com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e convida o público a uma viagem multifacetada pelo percurso de um arquiteto cuja prática transcendeu largamente os limites do ateliê.

Mais informações: https://casadaarquitectura.pt 

Quando: 22 de novembro a 26 de abril de 2026 | Horário: Terça a Sexta: 10h00 às 18h00; Fim de Semana e Feriados: 10h00 às 19h00

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “PEOPLE IN MOTION” – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.

O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.

Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.

A exposição poderá ser visitada até 31 de maio de 2026, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.

Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion 

Quando: 26 de setembro a 31 de maio de 2026

Onde: Mosteiro de Leça do Balio

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cabo do Mundo CUP 2026 regressa ao Kartódromo este sábado
6/02/2026
Reabilitação do passadiço da orla costeira num valor superior a 2,6 milhões de euros
6/02/2026
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
5/02/2026
MEO Marés 2026 inicia novo capítulo da sua história na Praia do Aterro
5/02/2026
Matosinhos volta a afirmar-se como destino de excelência para a “Edição Marisco”
4/02/2026
Freguesia de Leça da Palmeira emite parecer desfavorável à ampliação do Terminal do Porto de Leixões
4/02/2026
Festa do Chocolate está de regresso a Matosinhos de 7 a 22 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Matosinhos | fevereiro 2026
3/02/2026