Em
A Voz de Matosinhos

2025/11/21

Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos

Concelho

Neste fim de semana, Matosinhos oferece uma agenda com propostas para todos os gostos. Destaque para as celebrações do 8.º aniversário da Casa da Arquitectura, a Feira do Livro Municipal e a grande final do Concurso de Bandas Jovens ‘Caixa de Som’. Iniciativas de carácter ambiental, desportivo e cultural completam as sugestões para os próximos dias que pode ver aqui em detalhe.

 

FEIRA DO LIVRO MUNICIPAL - MUSEU QUINTA DE SANTIAGO/ MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS/ GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Com a aproximação de mais um período natalício, regressa a Feira do Livro Municipal de Matosinhos, este ano na sua 20.ª edição.

Nos três espaços que acolhem o evento, Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, Museu da Memória e Galeria Municipal de Matosinhos, em Matosinhos, estarão disponíveis obras editadas, coeditadas ou adquiridas pela Câmara de Matosinhos nas áreas da literatura, artes plásticas e património, que têm por objetivo divulgar e promover o concelho, a sua riqueza histórica, cultural e as suas gentes, com descontos significativos.

À disposição dos visitantes estarão mais de centena e meia de títulos, abordando temáticas como a história local, o património, as artes plásticas, a literatura portuguesa ou a literatura infantil. Nos Museus, os visitantes poderão encontrar publicações mais direcionadas para a história, o património do concelho, a literatura, enquanto na Galeria Municipal, a seleção é principalmente dos catálogos das exposições aí apresentadas ao longo dos anos.

Entrada gratuita.

Quando: de 22 de novembro a 21 de dezembro de 2025 | Horário: Terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; Fim de semana e feriados das 15h00 às 18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, Museu da Memória e Galeria Municipal de Matosinhos, em Matosinhos

 


 

CAIXA DE SOM – GRANDE FINAL - EXPONOR

As bandas finalistas do concurso de bandas “Caixa de Som” atuam no Auditório da Exponor, em Leça da Palmeira, no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 21h00. O público vai poder votar na sua favorita e ajudar a escolher o vencedor!

Com showcase Bárbara Bandeira. Abertura de portas a partir das 20h00.

Mais informações e inscrições em: https://matosinhosjovem.pt/eventos/concurso-de-bandas-caixa-do-som/ 

A grande novidade é que nesta final da ‘Caixa de Som’ haverá uma oportunidade incrível. Quem se inscrever para assistir à final do Caixa de Som, fica automaticamente habilitado ao sorteio onde 4 dos inscritos vão poder fazer um meet and greet com a Bárbara Bandeira no final do showcase!

Como participar:

1 - Inscrição em: matosinhosjovem.pt 

2 - Identificação de 2 amigos nos comentários que também iam gostar de ir

3 - O sorteio termina no dia 21 às 23:59.

Projeto cofinanciado pelo #PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

Quando: 22 de novembro, 21h00

Onde: Exponor, Leça da Palmeira

 


 

À CONVERSA COM DIANA COSTA E VICTOR COSTA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

O ciclo "À Conversa com o Artista" termina, com os conceituados artistas plásticos Diana Costa e Victor Costa, num encontro dedicado à arte, à memória e ao talento criativo.

Nesta quinta e última sessão, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as trajetórias artísticas de Diana Costa e Victor Costa e a sua ligação a Matosinhos, num ambiente informal e inspirador. Durante a conversa, serão explorados temas como, a experiência dos artistas no II e III Simpósios de Pintura de Matosinhos, realizados na Galeria Municipal de Matosinhos em 2008 e 2010; os seus percursos artísticos e influências e as memórias que guardam de Matosinhos.

Em paralelo, estará patente uma pequena mostra de obras dos artistas, criadas durante a sua participação nos Simpósios de 2008 e 2010.

No final da sessão, o público terá a oportunidade de interagir diretamente com os artistas, colocando questões e partilhando impressões, tornando este momento ainda mais enriquecedor.

A entrada é gratuita.

A exposição estará patente até 22 de fevereiro de 2026 no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00 Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)

Quando: 22 de novembro, 17h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

BOM DIA, GALERIA! – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A Galeria faz 20 anos e tem vindo a festejar com alguns dos artistas com quem tem vindo a trabalhar, propondo manhãs criativas e momentos dinâmicos de exploração artística.

Se tens entre 8 e 12 anos, ocupa-te da melhor forma e vem despertar as tuas ideias nestas manhãs de sábado.

Depois de Albuquerque Mendes, Olga Noronha, Isabel e Rodrigo Cabral, Paulo Neves e Joana Rêgo, este sábado o artista convidado será Sobral Centeno.

Mais informações e inscrições obrigatórias: casadobosque@cm-matosinhos.pt 

Atividade gratuita.

Quando: 22 de novembro, 10h00 -13h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

ENCERRAMENTO OFICIAL DA EXPOSIÇÃO “VERDE PERTO” – ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA

No dia 22 de novembro, na Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, vai decorrer o encerramento Oficial da Exposição “Verde Perto”, um momento simbólico que marca o culminar de uma caminhada coletiva dedicada à neutralidade carbónica e à construção de um futuro mais verde, sustentável e resiliente.

Desde a inauguração, a 24 de março, a exposição tem promovido a reflexão, o diálogo e a ação em torno da transição climática. Com curadoria de Joana Maia Dias, “Verde Perto” desafiou visitantes, parceiros e entidades a aproximarem-se do compromisso municipal de alcançar a neutralidade carbónica em 2030.

A entrada é livre.

Programa de Encerramento — Exposição “Verde Perto”

17h00 — Receção e Boas-Vindas

• Abertura das portas com música ambiente;

• Receção informal ao público, parceiros e convidados (welcome drink);

• Distribuição de exemplares simbólicos do livro da exposição à entrada (pode ser alterado);

17h30 — Abertura Oficial da Sessão - Auditório

Intervenções:

• Curadora da exposição

• Vereadora do Ambiente e Sustentabilidade

• Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Destaques:

• Entrega oficial do Livro da Exposição “Verde Perto”, testemunho do percurso e legado do projeto

18h15 — Momento Cultural

• Atuação da Banda de Música de Leça da Palmeira – 3 momentos

18h45 — Momento Mágico

• Espetáculo de magia com artista convidado

• Foto de grupo com todos os envolvidos — “O futuro está Verde e Perto”

19h15 — Encerramento Oficial

Encerramento com momento de convívio informal e partilha de experiências entre os participantes, acompanhado de um drink de encerramento.

Quando: 22 de novembro, 17h00-19h15

Onde: Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, Av. Menéres n.º 657, Matosinhos

 


 

8º Aniversário da casa da Arquitectura – Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura celebra 8 anos! De 21 a 23 de novembro, serão três dias de programação totalmente gratuita: inaugurações, exposições, visitas, performances, workshops, instalações imersivas e muitas atividades para todas as idades.

O grande destaque chega a 22 de novembro, com a inauguração da exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” e o lançamento do livro homónimo, às 15h30, com a participação de vários convidados.

No mesmo dia, às 17h30, assinala-se oficialmente o 8.º aniversário com a atribuição do Título de Associado Honorário 2025 a Manuel Correia Fernandes, entregue por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Ao longo do fim de semana, visite as exposições “Kengo Kuma: Onomatopeia” e “Arquitetura Política Desenhada”, participe em visitas orientadas e desfrute de atividades especiais como a Cerimónia do Chá, performances da Companhia Instável e um espetáculo japonês de shamisen e tambores taiko.

O programa inclui ainda visitas acessíveis, workshops para todas as idades, instalações imersivas (Jelly, Lumy e Komorebi), poesia, música, recital de piano e atuação do ArquiCoro (FAUP). As mochilas de exploração arquitetónica e a Sala de Experiências de Desenho estarão disponíveis durante todo o evento.

Para celebrar, a Loja da Casa oferece 10% de desconto e o Café da Casa terá horário alargado.

Toda a programação disponível em https://casadaarquitectura.pt/imagens/CdA_8anos_programa.pdf 

Quando: 21, 22 de novembro: 10h00-23h00 e 23 de novembro: 10h00-19h00

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

Exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” – Galeria da Casa da Arquitectura

No próximo sábado, 22 de novembro, a Casa da Arquitectura inaugura uma exposição inteiramente dedicada ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea. A mostra tem por base o vasto acervo doado à instituição em novembro de 2022 e propõe um retrato profundo de mais de 60 anos de atividade, revelando também as múltiplas dimensões da sua vida pessoal e cívica.

Intitulada “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, a exposição conta com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e convida o público a uma viagem multifacetada pelo percurso de um arquiteto cuja prática transcendeu largamente os limites do ateliê.

Mais informações: https://casadaarquitectura.pt 

Quando: 22 de novembro a 26 de abril de 2026 | Horário: Terça a Sexta: 10h00 às 18h00; Fim de Semana e Feriados: 10h00 às 19h00

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura

 


 

CICLO DE PIANO – CONCERTO DE SÉRGIO AZEVEDO – ESPAÇO CARA – REAL VINÍCOLA

O músico Sérgio Azevedo dará, no próximo sábado, 22 de novembro, continuidade ao Ciclo de Piano 2025, integrado na programação de Música Clássica promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos.

O concerto terá lugar no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos, pelas 18h00, com entrada livre (limitada à lotação do espaço).

O Ciclo de Piano 2025 prossegue, nos meses seguintes, com concerto de João Salcedo (13 de dezembro), sempre no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Quando: 22 de novembro, 18h00

Onde: Espaço CARA – Real Vinícola

 


 

NO TAPETE - COM ANA DE OLIVEIRA E SILVA, OFICINA ZERO– TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Em parceria com o Teatro Municipal, a Oficina Zero lança o segundo ciclo de apresentações públicas - não espetáculos, mas sim sessões de partilha de processos artísticos, numa conversa com artistas trazidos à oficina para os workshops e residências.

Numa sessão de 60 minutos, os artistas escolhem que partilha querem fazer: uma improvisação? Expor uma técnica ou experiência? Interpretar parte de uma peça?

A conversa é realizada em bilingue.

Artista convidado/a: Ana de Oliveira e Silva (1998, Vila do Conde)

Ana é bailarina, atriz e performer.

Trabalhou com criadores tais como Maurícia | Neves, John Romão, Filipa Francisco, Victor Hugo Pontes, Anne-Cecile Vandalem, Diana Niepce, Jonas e Lander, Marco da Silva Ferreira, Formiga Atómica, Aldara Bizarro, Miguel Moreira, Olga Roriz, Yola Pinto, João de Brito, Deeogo Oliveira, Paulo Mota, Amélia Bentes, João Pedro Fonseca, Filipe Baptista, Ensemble- Sociedade de Atores, entre outros.

Atualmente está a trabalhar nas peças Scarred Geography de Mackenzy Bergile; HORNFUCKERS de Diana Niepce e sensível de Maurícia | Neves.

Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt/ 

Quando: 20 de novembro, 19h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

 


 

SONONAUTAS, DA SONOSCOPIA - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Um objeto. Lá dentro, num labirinto desdobrável de jogos, experiências e engenhos, somos levados para um universo onde o som também é visível e palpável. Também o podemos cheirar e até comer, mas melhor do que tudo isto, é poder ser som, e o poder aqui é de quem constrói este universo, livre e em crescimento. Neste objeto, que tem muitos outros objetos lá dentro, encontramos pistas que foram deixadas pelos exploradores deste universo — os Sononautas. Estes seres, ligados entre si por ondas sonoras, fazem da partilha uma prática elementar, para se relacionarem, aprenderem e sentirem. Juntos, partimos numa viagem só de ida, em direção ao infinito.

Sononautas é uma criação comunitária para crianças adultas e adultos que se recusam veementemente a crescer. É concebido através dos ouvidos da Sonoscopia, que escuta atentamente as intervenções de um grupo de oito Sononautas. Dele saem várias aventuras — sons nunca ouvidos, experiências sonocientíficas, sinais de rádio pirata ou puzzle-partituras.

Os Sononautas têm vidas infinitas e o poder da transformação. São músicos, construtores de instrumentos ou cientistas, e podem ser avistados em concertos, a pilotarem naves-armário ou a recrutarem militantes para as várias causas do som.

Duração: 60 min/ sem intervalo

Bilhetes à venda em https://constantinonery.bol.pt/ 

Quando: 22 de novembro: 14h30-17h00 e 23 de novembro: 10h30-12h30 / 14h30-17h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

 


 

SONONAUTAS PARA DOCENTES - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Sononautas: ação de curta duração de formação para docentes:Ensino básico 1º ciclo e Educação Pré-Escolar. N.º máximo de inscritos: 15

Apoio: PNA, Inet-md, República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto/DGARTES | RTCP.

Inscrições e informações: teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt 

Gratuito para docentes de escolas públicas do concelho, mediante inscrição.

“Sononautas” é um dispositivo artístico e pedagógico que se apresenta em formato instalação/oficina e que convoca crianças e adultos a explorarem criativamente dispositivos de escuta, novos instrumentos musicais, objetos sonoros e dispositivos eletrónicos diversos. Partindo de jogos, partituras gráficas e múltiplas pistas que inspiram a curiosidade e a imaginação, os participantes são convidados para um universo em que se assumem como exploradores de diferentes mundos sonoros, onde se misturam a aventura e a criação sonora e musical e se estimula o desenvolvimento de competências estéticas, expressivas e de colaboração.

Esta perspetiva insere-se numa linha pedagógico-artística que tem defendido o som enquanto eixo estruturante do fazer musical e que abre, a partir daqui, novas possibilidades de aprendizagem focadas na escuta, na consciência do meio acústico, e na capacidade de relação e intervenção sobre este de uma forma criativa e crítica. Ao mesmo tempo, ao propor o som como matéria base para a criação musical, abre-se a todo o espetro sonoro que nos rodeia, questionando as fronteiras daquilo que muitas vezes é considerado como “musicalmente válido”, trazendo ferramentas e estratégias que visam enriquecer as práticas pedagógicas para a Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico, e abrindo portas para currículos mais inclusivos, participativos e plurais.

Nesta formação, os formandos serão convidados a vivenciar práticas de escuta, exploração e experimentação sonora, improvisação e composição musical colaborativa, refletindo sobre modos de integrar estas experiências nos seus contextos educativos, concebendo atividades que valorizem a pluralidade de percursos, a imaginação e a participação crítica das crianças.

Formadora - Ana Luísa Setas Veloso

Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/evento/sononautas-para-docentes 

Quando: 22 de novembro, 10h00 -13h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

 


 

V+ VISITA COM ANTÓNIO NOBRE E FLORBELA ESPANCA - MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Na sexta-feira, 21 de novembro, o Museu da Memória de Matosinhos abre portas para mais uma visita com as personagens literárias de Florbela Espanca e António Nobre, dois nomes incontornáveis da literatura portuguesa. Tendo passado por Matosinhos, revelarão a sua paixão por esta terra e recitarão alguns dos seus principais poemas, numa experiência singular com os participantes nesta iniciativa.

Entrada: 3€ (visita não recomendável a menores de 8 anos)

Inscrição prévia obrigatória até às 17h do dia da atividade, por e-mail (mumma@cm-matosinhos.pt) ou por telefone (229390967).

Quando: 21 de novembro, 21h30

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

CONTAMOS CONTIGO! HORA DO CONTO ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS "QUANDO FOR GRANDE QUERO SER CRIANÇA" DE ADÉLIA CARVALHO E “UMA CRIANÇA É UMA CRIANÇA É UMA CRIANÇA” DE SARA O'LEARY + OFICINA CRIATIVA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

“Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar.”

No próximo sábado, 22 de novembro, vamos ter uma sessão dupla da hora do conto, com a leitura das histórias “Quando for grande quero ser criança” de Adélia Carvalho e "Uma criança é uma criança é uma criança" de Sara O'Leary.

Vem descobrir estes livros encantadores, que celebram a alegria e a maravilha de ser criança, e participa na nossa oficina criativa, onde a imaginação ganha vida!

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, através do formulário https://forms.gle/pF1JjNkQVbFm6nLu8

Quando: 22 de novembro, 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O SILÊNCIO DIZ MUITO! POR FALAR MAIS ALTO, MESMO SEM PALAVRAS..." DA AUTORIA DE MARIA HELENA ALMEIDA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

No dia 22 de novembro, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai receber a apresentação do livro "O silêncio diz muito: pode falar mais alto, mesmo sem palavras!...” de Maria Helena Almeida.

O livro é uma tocante narrativa sobre a infância, o abuso e a busca incansável por um futuro melhor, mostrando que, mesmo nas situações mais sombrias, a esperança pode florescer onde menos se espera. Joana, uma mulher de 60 anos, carrega cicatrizes invisíveis deixadas por uma infância marcada por abusos emocionais e físicos perpetrados pela sua mãe. (...) Através de novos relacionamentos e da escrita, ela começa a confrontar as memórias dolorosas que a assombram. Neste processo, Joana descobre a força que reside dentro dela, aprendendo a transformar a dor em poder.

Entrada livre e gratuita.

Quando: 22 de novembro, 15h00

Onde: Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

FEIRA DOS GOLFINHOS – PARQUE BASÍLIO TELES

O Parque Basílio Teles vai receber já no próximo domingo mais uma Feira dos Golfinhos. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Parque Basílio Teles.

Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt 

Quando: 23 de outubro, das 10h00 às 17h00

Onde: Parque Basílio Teles

 


 

XVIII TORNEIO DE CLÁSSICAS DE XADREZ - GRUPO DESPORTIVO DE BASQUETE DE LEÇA

O XVIII Torneio de Clássicas, no Sistema Suíço 6 Jornada, vai decorrer até 23 de novembro, na sede do GDBL.

Uma competição organizada pelo Departamento de Xadrez do Grupo Desportivo de Basquete de Leça com apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: Até 23 de novembro | Horários: 21 de novembro, a partir das 21h00; 22, a partir das 15h00; dia 23 (entrega de prémios) a partir das 17h45.

Onde: Grupo Desportivo de Basquete de Leça (Rua Moinho de Vento, n.º 88, Leça da Palmeira)

 


 

MATOSINHOS SURF SCHOOL – PRAIA DO CABO DO MUNDO

Está tudo a postos para o arranque da 4ª edição da Matosinhos Surf School Cup que se inicia no próximo sábado, 22 de novembro, na praia do Cabo do Mundo, voltando a reunir as Escolas de Surf que trabalham no concelho de Matosinhos para disputarem o troféu desta competição única e inovadora em Portugal.

O evento, promovido pelo Município de Matosinhos e organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), irá decorrer em quatro etapas realizadas em diferentes praias do concelho com o objetivo de dar visibilidade às ondas destes locais, impulsionando o turismo e a economia local.

O formato de competição é estafeta (tag-team), inspirado no utilizado na tradicional Aloha Cup da International Surfing Association (ISA), fomentando o espírito de equipa e o convívio entre as Escolas de Surf participantes. Cada Escola estará representada por uma equipa de cinco elementos: um(a) Treinador(a) e quatro alunos(as).

Após o sucesso alcançado nas anteriores edições, aguarda-se com expectativa a nova edição que irá proporcionar bons momentos de surf e, ao mesmo tempo, promover o turismo da região de Matosinhos, dando a conhecer aos alunos e ao público a qualidade de praias menos mediáticas que proporcionam excelentes condições para a prática da modalidade.

Quando: 22 de novembro

Onde: Praia Cabo do Mundo

 


 

EXPOSIÇÃO "NIKOLA TESLA - O GÉNIO DA ELETRICIDADE MODERNA” - PARQUE ESTACIONAMENTO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A exposição “Nilkola Tesla – O génio da Eletricidade Moderna” abriu a 24 de outubro no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

A exposição tem como objetivo dar a conhecer e aprofundar a vida deste precursor da tecnologia moderna, convidando a uma viagem pela história da tecnologia do século XIX para conhecer em pormenor a vida do inventor sérvio Nikola Tesla e os avanços tecnológicos produzidos com o seu contributo decisivo.

A exposição, realizada com a colaboração do Museu Nikola Tesla de Belgrado, utiliza vários módulos eletromecânicos e experiências espetaculares para que os visitantes possam observar o funcionamento das principais invenções de Tesla, e explica, de uma forma participativa e inteligível, a física por detrás delas.

Admirado por uns e invejado por outros, o genial Nikola Tesla (Smiljan, atual Croácia, 1856 – Nova Iorque, 1943) é muito mais do que um dos maiores inventores da História: é o fundador da tecnologia moderna e uma figura-chave na história da Ciência. Hoje, Tesla é um ícone da cultura popular, o paradigma do inventor genial sem qualquer perspicácia para os negócios.

É uma exposição interativa e didática, cujo conteúdo foi pensado para todos os tipos de público.

Os bilhetes são gratuitos, mediante reserva.

Mais informações e reserva de bilhetes em https://fundacaolacaixa.pt/pt/exposicao-itinerante-nikola-tesla 

Quando: 24 de outubro a 26 de novembro

Onde: Parque de estacionamento da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

EXPOSIÇÃO "RAIZES E HORIZONTES: ISABEL MEYRELLES" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A Galeria Municipal de Matosinhos, que este ano assinala o seu 20º aniversário, apresenta a exposição “Raízes e Horizontes” de Isabel Meyrelles, escultora, poeta e tradutora.

A mostra apresenta um conjunto de esculturas em terracota e bronze, que revelam a profundidade e a força onírica características da obra da artista. Cada peça conduz o visitante a um universo onde convivem memória, imaginação e uma dimensão poética que rompe fronteiras.

É a primeira vez que a artista expõe em Matosinhos, a sua terra natal, onde nasceu a 29 de abril de 1929.

Residente em França desde o final da década de 1970, Isabel Meyrelles é reconhecida como uma das poucas figuras femininas do movimento surrealista português, tendo construído um percurso singular no panorama artístico nacional e internacional, marcado pela liberdade criativa e pela interligação entre escultura e poesia.

Para além do contributo no campo das artes plásticas e da literatura, Isabel Meyrelles destacou-se também na cena cultural portuguesa, tendo fundado com Natália Correia o histórico restaurante O Botequim, em Lisboa, espaço de encontro e de liberdade criativa.

“Raízes e Horizontes” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação Cupertino de Miranda, entidade que detém a coleção de obras agora apresentada ao público. A exposição ficará patente até 30 de novembro deste ano.

Quando: até 30 de novembro | Horário: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “CARACTÈRE”, DE MAB.KO – ESPAÇO IRENE VILAR

O Espaço Irene Vilar acolhe, até 7 de dezembro, a exposição Caractère, da artista Mab.ko. A mostra é composta por sete pinturas da série homónima e duas esculturas da série Rite, em que a artista multidisciplinar explora o seu vocabulário visual através de padrões geométricos, blocos de cor e linhas.

Para a inauguração, a artista também trouxe três peças da série Totem, que lhe rendeu o prémio na Mostra Nacional de Jovens Criadores em 2023. Confecionadas em papel cartão, areia e acrílico, essas esculturas de tamanho humano são concebidas como objetos de proteção.

Nascida em França e radicada no Porto, Mab.ko é formada em Arquitetura pela Escola Nacional de Arquitetura de Versalhes (2017) e vem construindo uma trajetória sólida nas artes visuais. A sua prática baseia-se na pesquisa de escala e composição, com o desenho como ponto de partida para a criação de padrões e formas arquetípicas. Esse gesto inicial desdobra-se em processos sistemáticos, nos quais cada coleção de desenhos dá origem a séries de pinturas e objetos tridimensionais.

Segundo a artista, a sua obra busca dar forma a novos arquétipos que dialogam com o inconsciente coletivo, evocando símbolos de proteção e contemplação inspirados em antigos instrumentos místicos e religiosos.

A exposição Caractère realiza-se em parceria com o Devity Studio e integra um ciclo expositivo iniciado em abril de 2024. O Espaço Irene Vilar está aberto ao público de terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h. A entrada é gratuita, e o acesso é realizado pela receção do Museu Quinta de Santiago.

Quando: até 7 de dezembro de 2025 / Horário: terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago – Espaço Irene Vilar

 


 

EXPOSIÇÃO “O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – CASA DO DESIGN, MATOSINHOS.

A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, este ano, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.

A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.

Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março de 2026, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.

Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: 23 de outubro a março de 2026

Onde: Porto e Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “PEOPLE IN MOTION” – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.

O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.

Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.

A exposição poderá ser visitada até 31 de maio de 2026, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.

Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion 

Quando: 26 de setembro a 31 de maio de 2026

Onde: Mosteiro de Leça do Balio

 


 

EXPOSIÇÃO “ORIGEM E INOCÊNCIA: UMA JORNADA PELA MEMÓRIA” DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.

Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.

No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.

A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.

Quando: 25 de outubro até 1 de março de 2026 horários: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “KENGO KUMA: ONOMATOPEIA” - CASA DA ARQUITECTURA

A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março do próximo ano, a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.

A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.

Mais informações em www.casadaarquitectura.pt 

Quando: até 8 de março de 2026

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

“ANTÍGONA”, DE JEAN ANOUILH – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

O Grupo Teatral Freamundense apresenta “Antígona”, de Jean Anouilh, com encenação de Cecília Ferreira.

Uma história intemporal sobre coragem, justiça e o preço da verdade.

Reserva de bilhetes em: reservas@auroradaliberdade.com  / 22 938 1561 | 938 984 560

Quando: 22 de novembro, 21h30

Onde: Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
27/11/2025
Parqueadores de bicicletas estão instalados nas dez freguesias do concelho
27/11/2025
O Natal em Matosinhos chega na sexta-feira
26/11/2025
“O Mar que nos Une” implementou 21 operações que impactaram mais de 130 mil pessoas
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Grupo ECO foi o vencedor do Concurso de Bandas Caixa do Som 2025
25/11/2025
Café Joyeux inaugura espaço no NorteShopping que promove inclusão através do emprego apoiado
25/11/2025
Exposição dedicada a Manuel Correia Fernandes nas comemorações da Casa da Arquitectura
24/11/2025