A música, o teatro e o desporto estarão em destaque na programação do próximo fim de semana em Matosinhos.
SOUNDCHECK, CRIAÇÃO DE BRUNO MARTINS – O MEU PRIMEIRO FITEI – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá o espetáculo “Soundcheck”, criação de Bruno Martins
"Não sabemos quem nasceu primeiro, se o Rock and Roll ou a brilhantina. Mas sabemos que ambos contribuíram para uma revolução musical no século XX.
Soundcheck é um espetáculo que reivindica o lugar da resistência para o palco. Que assume a escuta como forma central de protesto. Que existe para lá da pressa da vida veloz, que resiste através da empatia, da solidariedade, da ação coletiva. É um abanar de anca em direção ao futuro, um rastilho em jeito de inquietação para as novas gerações.
Dramaturgia, encenação e interpretação: Bruno Martins.
Olhar externo e assistência de encenação: Cláudia Berkeley.
Direção musical: Pedro (Peixe) Cardoso
Coprodução: Teatro da Didascália, A Oficina, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Aveirense, Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, Cineteatro Louletano.
Interpretação musical: Carolina Gomes e Pedro Souza
"Classificação etária: M/12”. Duração: 60 minutos.
Mais informações e bilhetes: https://bol.pt
Quando: 2 de novembro, 16h00, 3 de novembro, 14h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
DAR ASAS AOS LIVROS - CLUBE DE LEITURA - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE INFESTA
O “Dar Asas aos Livros” está de regresso à Biblioteca Municipal de São Mamede de Infesta. Junta-te a nós na próxima sexta-feira, 31 de novembro, às 17h00, para novas partilhas e boas conversas.
Durante os encontros, os participantes são convidados a apresentar e debater uma obra que tenha marcado a sua vida. O objetivo é partilhar com o grupo a sua interpretação do texto, promovendo a reflexão sobre como esta é influenciada pela nossa mundividência.
Entrada livre e gratuita.
Quando: 31 de outubro, 17h00
Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta
UM DÓ LI TÁ - ESPETÁCULO PROJETO FABRIC'ARTE – CASA DA ARQUITECTURA
O Fabric'Arte volta a transformar Matosinhos num palco de criatividade e movimento!
Este projeto, da Câmara de Matosinhos, incentiva a criação artística jovem, promovendo a produção e a partilha de ideias que inspiram e tornam o espaço urbano mais vivo e sustentável.
Este ano, o resultado ganha forma em “UM-DÓ-LI-TÁ” — um espetáculo que mistura dança, teatro físico, flamenco, som e cenografia, onde o brincar se transforma em arte e o corpo fala uma linguagem universal. Cada gesto conta uma história, cada movimento reinventa o mundo.
Entrada gratuita — mediante inscrição obrigatória através do email: matosinhosjovem@cm-matosinhos.pt ou do formulário no site https://matosinhosjovem.pt/eventos/fabricarte-2025-espetaculo-um-do-li-ta/
Lugares limitados.
Quando: 1 de novembro, 17h30
Onde: Casa da Arquitectura
EDP MARATONA DO PORTO – PORTO E MATOSINHOS
No domingo, 2 de novembro, Matosinhos volta a receber a Maratona Internacional do Porto, um dos mais importantes eventos desportivos em Portugal.
Além da prova rainha da Maratona, decorrerá uma prova de 10Km e uma Caminhada de 6km, sempre no mesmo percurso.
O evento é organizado pela Runporto, com apoio dos Municípios da Frente Atlântica – Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos – estando integrado na programação de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.
Esta prova de atletismo terá parte do seu percurso (cerca de 18 km) no Concelho, o que provocará condicionamentos e, nalguns casos, interrupção de trânsito, no período compreendido entre as 6h30 e as 11h00 em algumas artérias de Matosinhos.
Condicionalismos de trânsito e mais informações em https://www.matosinhosport.pt/eventos/evento/maratona-internacional-do-porto
Quando: 2 de novembro, 8h00-14h00
Onde: Porto e Matosinhos
13.º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS
O 13.º Congresso Nacional de Educação Física realiza-se a 1 e 2 de novembro no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.
Sob o lema «Desafios para Aprendizagens de Qualidade», reuniremos docentes, investigadores e decisores para debater inovação pedagógica.
Saiba mais em: 13cnef.wordpress.com.
Quando: 1 e 2 de novembro
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
FIGHT LEGACY – ARENA DE MATOSINHOS
Matosinhos recebe no dia 1 de novembro, as provas de Kickboxing e Muaythai, organizadas pela Arena de Matosinhos com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 1 de novembro, 21h00
Onde: Arena de Matosinhos, Rua Brito e Cunha 423, Matosinhos
11º RAID FOTO BTTMATOSINHOS - MATOSINHOS
No próximo domingo, 2 de novembro, decorre mais um “Raid Foto BTT Matosinhos”, um evento de cariz lúdico onde impera o espírito de equipa, entre atletas, pais, staff e amigos.
O local de partida e chegada, situa-se sede do clube BTTMatosinhos escola da Biquinha coordenadas N 41º 10´37´´ W 9º 40´21´´ junto ao Parque Real – Matosinhos.
Regulamento e inscrições em www.bttmatosinhos.com.
Mais informações: https://www.matosinhosport.pt/eventos/evento/11-raid-foto-bttmatosinhos
Quando: 2 de novembro, partida 8h30.
Onde: Matosinhos
EXPOSIÇÃO "NIKOLA TESLA - O GÉNIO DA ELETRICIDADE MODERNA” - PARQUE ESTACIONAMENTO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A exposição “Nilkola Tesla – O génio da Eletricidade Moderna” abriu na passada sexta-feira no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A exposição tem como objetivo dar a conhecer e aprofundar a vida deste precursor da tecnologia moderna, convidando a uma viagem pela história da tecnologia do século XIX para conhecer em pormenor a vida do inventor sérvio Nikola Tesla e os avanços tecnológicos produzidos com o seu contributo decisivo.
A exposição, realizada com a colaboração do Museu Nikola Tesla de Belgrado, utiliza vários módulos eletromecânicos e experiências espetaculares para que os visitantes possam observar o funcionamento das principais invenções de Tesla, e explica, de uma forma participativa e inteligível, a física por detrás delas.
Admirado por uns e invejado por outros, o genial Nikola Tesla (Smiljan, atual Croácia, 1856 – Nova Iorque, 1943) é muito mais do que um dos maiores inventores da História: é o fundador da tecnologia moderna e uma figura-chave na história da Ciência. Hoje, Tesla é um ícone da cultura popular, o paradigma do inventor genial sem qualquer perspicácia para os negócios.
É uma exposição interativa e didática, cujo conteúdo foi pensado para todos os tipos de público.
Os bilhetes são gratuitos, mediante reserva.
Mais informações e reserva de bilhetes em https://fundacaolacaixa.pt/pt/exposicao-itinerante-nikola-tesla
Quando: 24 de outubro a 26 de novembro. Inauguração oficial a 31 de outubro, pelas 10h30.
Onde: Parque de estacionamento da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO “O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – CASA DO DESIGN, MATOSINHOS.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, este ano, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.
A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.
Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março de 2026, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.
Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/
Quando: 23 de outubro a março de 2026
Onde: Porto e Matosinhos
EXPOSIÇÃO “ORIGEM E INOCÊNCIA: UMA JORNADA PELA MEMÓRIA” DE FILIPE RODRIGUES – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.
Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.
No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.
A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.
Quando: 25 de outubro até 1 de março de 2026 horários: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO COM OBRAS DE ISABEL SABINO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS - SALA MEMÓRIAS EM VIAGEM
Até 2 de novembro, estará patente no Museu da Memória de Matosinhos - Sala Memórias em viagem, uma exposição com obras de Isabel Sabino.
A mostra reúne obras da artista na coleção da Câmara Municipal de Matosinhos.
Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)
Quando: até 2 de novembro | horários: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos - Sala Memórias em viagem
EXPOSIÇÃO "LIGHTING PROJECT + LUZ MANIPULADA" - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca tem patente a exposição “Lighting Project | Light Imagined”, dos fotógrafos Espregueira Themudo e Pedro Bruschy, apresentando o trabalho destes dois artistas visuais que exploram o poder transformador da luz em múltiplas formas de expressão artística.
Espregueira Themudo apresenta obras realizadas com recurso a técnicas analógicas, centradas na captação da natureza efémera da luz noturna. As suas imagens abordam os fenómenos luminosos na sua dimensão mais elementar.
Pedro Bruschy recorre a manipulações digitais e a experiências com luz, criando composições que cruzam o real com o surreal, numa relação direta com a perceção do observador.
O projeto resulta da colaboração entre os dois artistas, propondo uma reflexão sobre a luz enquanto elemento central da fotografia. Cada imagem assume a luz como protagonista, seja enquanto presença física, seja como sugestão poética.
A exposição pode ser visitada até 8 de novembro de segunda a sexta entre as 9h30 e as 19h00 e aos sábados entre as 09h30 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h30.
Quando: até 8 de novembro
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO "RAIZES E HORIZONTES: ISABEL MEYRELLES" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
A Galeria Municipal de Matosinhos, que este ano assinala o seu 20º aniversário, apresenta a exposição “Raízes e Horizontes” de Isabel Meyrelles, escultora, poeta e tradutora.
A mostra apresenta um conjunto de esculturas em terracota e bronze, que revelam a profundidade e a força onírica características da obra da artista. Cada peça conduz o visitante a um universo onde convivem memória, imaginação e uma dimensão poética que rompe fronteiras.
É a primeira vez que a artista expõe em Matosinhos, a sua terra natal, onde nasceu a 29 de abril de 1929.
Residente em França desde o final da década de 1970, Isabel Meyrelles é reconhecida como uma das poucas figuras femininas do movimento surrealista português, tendo construído um percurso singular no panorama artístico nacional e internacional, marcado pela liberdade criativa e pela interligação entre escultura e poesia.
Para além do contributo no campo das artes plásticas e da literatura, Isabel Meyrelles destacou-se também na cena cultural portuguesa, tendo fundado com Natália Correia o histórico restaurante O Botequim, em Lisboa, espaço de encontro e de liberdade criativa.
“Raízes e Horizontes” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação Cupertino de Miranda, entidade que detém a coleção de obras agora apresentada ao público. A exposição ficará patente até 30 de novembro deste ano.
Quando: até 30 de novembro | Horário: 3ª a 6ª: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “CARACTÈRE”, DE MAB.KO – ESPAÇO IRENE VILAR
O Espaço Irene Vilar acolhe, até 7 de dezembro, a exposição Caractère, da artista Mab.ko. A mostra é composta por sete pinturas da série homónima e duas esculturas da série Rite, em que a artista multidisciplinar explora o seu vocabulário visual através de padrões geométricos, blocos de cor e linhas.
Para a inauguração, a artista também trouxe três peças da série Totem, que lhe rendeu o prémio na Mostra Nacional de Jovens Criadores em 2023. Confecionadas em papel cartão, areia e acrílico, essas esculturas de tamanho humano são concebidas como objetos de proteção.
Nascida em França e radicada no Porto, Mab.ko é formada em Arquitetura pela Escola Nacional de Arquitetura de Versalhes (2017) e vem construindo uma trajetória sólida nas artes visuais. A sua prática baseia-se na pesquisa de escala e composição, com o desenho como ponto de partida para a criação de padrões e formas arquetípicas. Esse gesto inicial desdobra-se em processos sistemáticos, nos quais cada coleção de desenhos dá origem a séries de pinturas e objetos tridimensionais.
Segundo a artista, a sua obra busca dar forma a novos arquétipos que dialogam com o inconsciente coletivo, evocando símbolos de proteção e contemplação inspirados em antigos instrumentos místicos e religiosos.
A exposição Caractère realiza-se em parceria com o Devity Studio e integra um ciclo expositivo iniciado em abril de 2024. O Espaço Irene Vilar está aberto ao público de terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h. A entrada é gratuita, e o acesso é realizado pela receção do Museu Quinta de Santiago.
Quando: até 7 de dezembro / Horário: terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago – Espaço Irene Vilar
EXPOSIÇÃO “PEOPLE IN MOTION” – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO
Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.
O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.
Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.
A exposição poderá ser visitada até 31 de maio de 2026, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.
Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion
Quando: 26 de setembro a 31 de maio de 2026
Onde: Mosteiro de Leça do Balio
EXPOSIÇÃO “KENGO KUMA: ONOMATOPEIA” - CASA DA ARQUITECTURA
A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março do próximo ano, a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.
A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.
Mais informações em www.casadaarquitectura.pt
Quando: até 8 de março de 2026
Onde: Casa da Arquitectura
Fonte/Foto: CM Matosinhos