Em
A Voz de Matosinhos

2025/01/09

Agenda Cultural de Matosinhos | Eventos | Concertos | Desporto

Concelho

Neste fim de semana, são vários os motivos que o poderão trazer a Matosinhos. Desde a tradicional prova ‘Grande Prémio dos Reis’ – uma prova de atletismo e desporto adaptado, a espetáculos de dança e teatro, exposições, concertos e outras atividades desportivas, são várias as sugestões que lhe apresentamos aqui. Consulte a nossa programação.


(A)ROUND OTHERNESS, DA COREOGRAFIA DE JÚLIO CERDEIRA E BANG, COM ENCENAÇÃO DE ANDRÉ E. TEODÓSIO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY.
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe nos dias 10 e 11 de janeiro, os espetáculos (A)ROUND OTHERNESS, da coreografia de Júlio Cerdeira e BANG, com encenação de André e. Teodósio.
Ambos os espetáculos são "projetos criados no âmbito da formação em contexto de trabalho com alunos (3º ano) e profissionais da área (Dança e Teatro).
Sinopse: (A)ROUND OTHERNESS é uma peça de dança que pensa os movimentos coreográficos circulares como práticas de invocação de alteridade. Num ambiente denso, noturno e enfumado apresentam-se corpos em transformação constante que permitem o surgimento em si de identidades singulares numa prática ritual distópica
Sinopse BANG: Numa escaramuça toda a gente acha que tem razão. Uns ganham, outros perdem e muitas pessoas inocentes sofrem. “BANG” é uma tragédia, uma batalha de sangue, suor, conquistas e risos. Inspirada numa peça dialética de Bertold Brecht, EM “BANG” ninguém sairá verdadeiramente vencedor. Mas vencidos sairão todos."
Duas peças - Dança: 30 minutos; Teatro: 60 minutos. Duração total: 90 minutos
Quando: 10 de janeiro, 21h00; 11 de janeiro, 16h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO URBEVOLUÇÕES COM ROCHA DOS SANTOS – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Na companhia de Rocha dos Santos, mergulhe numa viagem pelas telas da coleção municipal que retratam as transformações ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, do final do século XIX à segunda metade do século XX.”
Entrada: 3€
Nota: atividade recomendada para maiores de 8 anos.
Quando: 9 de janeiro, 21h30
Onde: Museu da Quinta de Santiago


FINISSAGE DA EXPOSIÇÃO "TEMPO" DE MEGAN SHARKEY – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
No sábado, 11 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, terá lugar, no Museu da Quinta de Santiago, o encerramento da exposição "Tempo", de Megan Sharkey, com a presença da artista.
Uma oportunidade única para refletir sobre a relação humana com o tempo, através de obras têxteis que exploram a sua textura, imprevisibilidade e essência.
A exposição apresenta peças feitas utilizando uma técnica tradicional de renda/rede com agulha que a artista adaptou e desenvolveu. As obras são criadas usando uma paleta reduzida, enfatizando a interação entre luz, sombra e superfície. O azul meia-noite pontua as obras — uma metáfora visual para as qualidades vastas e infinitas do tempo e do cosmos.
Os visitantes, que poderão observar a mostra até domingo, 12 de janeiro, são convidados a parar e a reparar na natureza do tempo que trazem consigo ao espaço, a sentir a sua textura e a contemplar a sua imprevisibilidade.
A entrada é gratuita.
Quando: até 12 de janeiro | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Espaço Irene Vilar - Museu Quinta de Santiago

VOCAL_IDADE - CONCERTO UNIVERSAL_IDADE - SALÃO PAROQUIAL DE LEÇA DA PALMEIRA
Uma apresentação que celebra a união e o talento das vozes de Matosinhos, com a Direção Artística da Fundação da Casa da Música.
Dirigido a pessoas com 55 ou mais anos de idade, residentes no concelho, o projeto “Vocal- Idade” é um projeto de intervenção artística de canto e movimento, em que a música é um instrumento de desenvolvimento sociocultural e de bem-estar.
Este projeto é dinamizado por uma equipa dos Serviços Educativos da Fundação Casa da Música, qualificada para a intervenção e desenvolvimento de projetos com grupos vulneráveis e especializada na área da criação e produção de espetáculos, que permitam o acompanhamento da população-alvo através de ensaios e a conceção artística e produção dos espetáculos.
O projeto “Vocal_Idade” é uma das ações da Operação “Viver Mais na Comunidade” que a Câmara Municipal de Matosinhos está a desenvolver até ao final de 2025, no âmbito do Plano das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI), aprovado pela Área Metropolitana do Porto.
A entrada é gratuita.
Quando: 12 de janeiro, 17h00
Onde: Salão Paroquial de Leça da Palmeira

________________________________________
 
CONTAMOS CONTIGO! IMAGINEI UM MUNDO NOVO DE PACO ORTEGA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
"Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos"
Quando: 11 de janeiro, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
 
________________________________________
 
PML 2024 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No próximo sábado, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca volta a receber o laboratório poético Expresso Poesia. De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta.
Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.
Com o objetivo de fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.
Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos.
Atividade gratuita inserida na programação do Plano Municipal de Leitura, com inscrições limitadas.
Quando: 11 de janeiro, 10h00-13h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
A partir de sexta-feira, 10 de janeiro, abre ao público, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral.
Quando: 10 de janeiro de 2024 até 10 de janeiro de 2026 | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental
 
________________________________________
 
31º GRANDE PRÉMIO DOS REIS – PAÇOS DO CONCELHO – MATOSINHOS
No próximo sábado, 11 de janeiro, será realizada uma prova de estrada, incluída no Plano de Atividades dos Grupos/Equipa (G/E) de Atletismo e Desporto Adaptado da CLDE nas ruas circundantes aos Paços do Concelho de Matosinhos, com partida às 10h00.
Destinatários – G/E de Atletismo; G/E de Desporto Adaptado; Escolas de Matosinhos; Clubes de Atletismo e Associados da ANDDI”
Quando: 11 de janeiro
- 09h30 -10h00 – Receção / Entrega de Dorsais
- 10h15 – 12h30 – Competição - Provas do GP dos Reis e Atletismo no Parque
- 13h00 – Regresso das Comitivas
Onde: Paços do Concelho - Matosinhos

________________________________________
 
WORKSHOP DE CAPOEIRA – CENTRO CULTURAL DA SENHORA DA HORA
O Centro Cultural da Senhora da Hora vai receber no próximo sábado, dia 11 de janeiro, um workshop de Capoeira, com o mestre campeão Prof. Xaropinho.
Quando: 11 de janeiro de 2025
Onde: Centro Cultural da Senhora da Hora
 
________________________________________
 
CAMPEONATO REGIONAL DE BOCCIA - PAVILHÃO DA ESCOLA EB 2,3 DE MATOSINHOS
Nos dias 11 e 12 de janeiro, Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025, recebe o Campeonato Regional de Boccia (Zona Norte).
Quando: 11 e 12 de janeiro, 9h30
Onde: Pavilhão da Escola EB 2,3 de Matosinhos

________________________________________
 
TORNEIO INCLUSIVO DE BOCCIA - PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO CRPF LAVRA
No próximo sábado, 11 de janeiro, Matosinhos, a cidade Europeia do Desporto 2025, acolherá o Torneio Inclusivo de Boccia que decorrerá durante a tarde no Pavilhão Gimnodesportivo CRPF Lavra, seguido de lanche convívio.
Quando: 11 de janeiro, 14h30
Onde: Pavilhão Gimnodesportivo CRPF Lavra

________________________________________
 
COPA DOS REIS CVA – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES
Nos dias 11 e 12 de janeiro o Clube de Vela Atlântico vai realizar mais uma edição da Copa dos Reis CVA.
Quando: 11 e 12 de janeiro de 2025
Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões


________________________________________
 
CAMINHADA DOS REIS SOLIDÁRIA - SANTA CRUZ DO BISPO
No próximo domingo, 12 de janeiro, vai decorrer a Caminhada dos Reis Solidária com recolha de bens alimentares destinados à Associação Vicentina de Santa Cruz do Bispo.
A iniciativa tem início pelas 9h00 com uma aula de zumba, seguindo-se o início da caminhada pelas 9h30.
As inscrições podem ser feitas na sede do Junqueira Futebol Clube até ao dia 10 de janeiro.
Quando: 12 de janeiro, 9h00
Onde: Sede – Travessa da Rua Gonçalves Zarco, 1890 - Santa Cruz do Bispo

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “SOBRAL CENTENO – DESENHO 1965-2024 – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Com curadoria de Nuno Faria, a exposição antológica de desenho de Sobral Centeno cobre um período com cerca de 60 anos de trabalho, constituindo-se como uma rara oportunidade para conhecer uma ininterrupta produção gráfica que pauta e pontua a obra de um dos artistas mais singulares do panorama artístico português.
Pautada por uma inesgotável energia e em constante processo de experimentação, a produção em desenho de Sobral Centeno desenvolve-se em equilíbrio perfeito entre extensas séries e desenhos isolados, únicos, que surgem sem filiação, como que de geração espontânea.
O desenho é frequentemente o segmento menos conhecido do trabalho de vários artistas, apesar de em muitos casos, como acontece com Sobral Centeno, atravessar todo o trabalho.
O objetivo primordial desta exposição é o de dar a conhecer o extenso, sólido e surpreendente contingente de desenhos que o artista, que há muitos anos tem atelier no concelho de Matosinhos, realizou e continua a realizar ao longo do percurso que vem construindo desde meados da década de 1960.
A exposição “Sobral Centeno - desenho 1965-2024”, patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 26 de janeiro de 2025, poderá ser vista de terça-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.
A entrada é livre.
Quando: até 26 de janeiro de 2025 | Horário: terça-feira a sexta-feira entre as 10h00-13h00 / 15h00-18h00; sábados, domingos e feriados, 15h00- 18h00.
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “DO METAL AO DIGITAL, DA MATÉRIA AO PIXEL” – GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca encerra a sua programação anual com a exposição “Do Metal ao Digital, da Matéria ao Pixel", organizada no âmbito da Bienal de Gravura do Douro, apresentada pela primeira vez no Museu do Douro.
Esta exposição apresenta a obra de 11 artistas homenageados em edições anteriores da Bienal Douro, aos quais se juntaram cerca de duas dezenas de artistas de grande projeção nacional e internacional.
Aos artistas Octave Landuyt (Bélgica), Antoni Tàpies (Espanha), Vieira da Silva, Nadir Afonso, Gil Teixeira Lopes, Paula Rego, Bartolomeu dos Santos, Júlio Pomar, José de Guimarães, Silvestre Pestana (Portugal), todos eles homenageados em edições anteriores da Bienal do Douro, juntaram-se outros nomes de referência, como José Rodrigues, Fernando Lanhas, Graça Morais, Júlio Resende, Lima de Freitas, Henrique Silva, Ângelo de Sousa, Cruzeiro Seixas, Sá Nogueira, Irene Ribeiro, Herten (Bélgica), Noguchi Akèmie, Yuji Hiratsuka e Masataka Kuroyanagi, Tomiyuki Sakuta (Japão), Weisbuch (França), entre outros.
A Gravura, ao aliar-se hoje aos Novos Media Digitais, resulta em novas experiências visuais com potencialidades renovadas. A sua matriz, que no passado era de metal, pedra ou madeira, adquire, agora, característicos imateriais de formato digital.
Esta exposição, com curadoria de Nuno Canelas, constitui um valioso testemunho dessa relação que a gravura vem estabelecendo com os novos media, representando a gravura tradicional, bem como as renovadas tendências da gravura digital.
A exposição inaugura pelas 16h00 do dia 14 de dezembro, ficando patente até fevereiro de 2025.
Quando: 14 de dezembro até fevereiro de 2025 | Horário: segunda-feira a sexta-feira: 09h30 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “URBEVOLUÇÕES” – TELAS DE MATOSINHOS SÉC. XIX – XX – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
A memória histórica de Matosinhos e de Leça da Palmeira relativa ao período compreendido entre o final do século XIX e a segunda metade do XX está refletida num conjunto de obras que compõem a exposição “Urbevoluções”, que regressou recentemente ao Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Composta exclusivamente pela coleção municipal, “Urbevoluções” apresenta telas que retratam paisagens e figuras, testemunhas das profundas transformações urbanas ocorridas nas zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, impulsionadas sobretudo pela construção do Porto de Leixões. Importantes núcleos habitacionais desapareceram das margens do troço final do rio Leça e o imenso areal que era a atual Matosinhos-Sul deu lugar a estradas, ruas e fábricas.
Mais de duas dezenas de obras demonstram as mudanças paisagísticas, demográficas, económicas e sociais do território, através do olhar de artistas como Agostinho Salgado (1905-1967), António Carneiro (1872-1930), Aurélia de Sousa (1866-1922), Joaquim Lopes (1886-1956) e Augusto Gomes (1910-1976).
A exposição “Urbevoluções” estará patente no Museu Quinta de Santiago de 9 de novembro deste ano a fevereiro de 2025.
Entrada: 1€ - gratuita ao domingo
Quando: até 28 de fevereiro de 2025 | Horário: De terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "JOÃO CÂMARA LEME" – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
João da Câmara Leme: a década prodigiosa” é o título da exposição composta por dezenas de ilustrações feitas para capas de livros e de discos, com curadoria e design expositivo de Jorge Silva. Para quem João da Câmara Leme era “o melhor capista de livros” da década de 1960.João da Câmara Leme (Beira, Moçambique, 1930 - Lisboa, 1983) será sempre um caso à parte na riquíssima história da ilustração portuguesa. A inesgotável inventiva e a extrema delicadeza, conceptual e gráfica, marcam toda a obra do artista. Num tempo em que abundam talentosos ilustradores-designers, Câmara Leme destaca-se ainda pela multiplicidade de registos, a sofisticação de recursos gráficos e uma manualidade pictórica de grande sensibilidade. O seu traço será uma poderosa marca autoral, transversal a todas as declinações gráficas da sua obra.
A produção artística de João da Câmara Leme reparte-se por dois eixos essenciais: a indústria do Turismo e a edição de livros. Para a primeira, que pratica muito cedo, a partir dos finais dos anos 50, produzirá catálogos, brochuras e cartazes que, apesar do enquadramento na propaganda do Estado Novo, fará com uma extrema elegância formal, mesmo no registo, mais tardio, de liliputianas figuras em esculturas gráficas que sugerem a gravura em madeira. A sua obra de capista está concentrada, basicamente, numa única editora, a Portugália, uma das mais pujantes da época.
Quando: 21 de dezembro a 23 de março de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h-13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos


________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A inauguração decorre no dia 13 de dezembro, às 18h00 e estará em exibição até 4 de maio de 2025, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas.
Quando: 13 de dezembro até 4 de maio de 2025 | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10H – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design

________________________________________
 
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Entrada: 1€
Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
 
________________________________________
 
O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar
 
________________________________________
 
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles
 
________________________________________
 
SARAU DE ANO NOVO – AUDITÓRIO PAROQUIAL DE SÃO MAMEDE DE INFESTA
“O Ano Novo começa com muita cultura, boa música e dança! Venha celebrar com o Sarau de Ano Novo, uma iniciativa da Bicas da Senhora da Hora - Associação Cultural.
Venha apreciar um espetáculo repleto de talento, emoção e boas energias para dar as boas-vindas a 2025! Não perca esta oportunidade de começar o ano em grande e prestigiar a arte e cultura da nossa comunidade.
Para mais informações contactar 967 706 682.
Organização da Bicas da Senhora da Hora – Associação Cultural
Quando: 10 de janeiro – 21h00; 11 de janeiro – 17h00; 11 de janeiro – 21h00
Onde: Auditório Paroquial de São Mamede de Infesta

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Tomada de Posse dos Órgãos Sociais do Leixões Sport Club
14/04/2025
Matosinhos acolhe Exposição Verde perto
14/04/2025
Proteção Civil salvou 18 pessoas de afogamento nos últimos dois dias nas praias do concelho
11/04/2025
Mercado de Matosinhos volta a receber o Mini Porto Belo
11/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
10/04/2025
Cinco detidos por extorsão na cidade de Matosinhos
10/04/2025
Ricardo Araújo Pereira marca presença na 19.ª edição do LEV
9/04/2025
Montesinhos 2025 regressa com “Camilo por Matosinhos”
9/04/2025