Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo" vai ser inaugurada no dia 13 de dezembro, às 18h00
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A inauguração decorre no dia 13 de dezembro, às 18h00 e estará em exibição até 4 de maio de 2025, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
"Ar Quente e Não Só" oferece uma visão abrangente da história desses aparelhos, refletindo mudanças culturais, sociais, económicas e tecnológicas do século XX. Além dos secadores, a exposição apresenta anúncios publicitários, modelos lúdicos para o público infantil e ainda objetos que ilustram o impacto do design na sociedade e na cultura de consumo.
Durante o período da exposição, a Casa do Design de Matosinhos também promoverá atividades paralelas, que serão anunciadas brevemente.
Não perca esta oportunidade de conhecer a história do design através de um objeto tão simples, mas ao mesmo tempo tão emblemático, como o secador de cabelo.
Entrada gratuita.
Fonte/Foto: CM Matosinhos